sexta-feira, 28 de maio de 2010

Arquidiocese de Vitória da Conquista celebra ordenação de novo bispo Padre Valdemir Ferreira foi eleito para a Diocese de Floriano, no Piauí

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista, o padre Valdemir Ferreira foi escolhido, no dia 17 de março, pelo papa Bento XVI, como bispo da Diocese de Floriano, no Piauí. Monsenhor Valdemir sucederá o bispo Dom Augusto Alves da Rocha.

A Igreja Particular de Vitória da Conquista celebrará a ordenação episcopal do novo bispo no próximo domingo, 30, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, a partir das 9h. A ordenação será presidida por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Vitória da Conquista, juntamente com os demais bispos presentes.

Entre eles, o atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Mariana – Minas Gerais, Dom Geraldo Lyrio Rocha, o Bispo Emérito de Floriano – Piauí, Dom Augusto Alves da Rocha, o Bispo de São Mateus – Espírito Santo, Dom Zanoni Demettino Castro e o Arcebispo Emérito de Teresina – Piauí, Dom Celso José. Ao todo, a celebração terá cerca de 15 bispos e 60 padres, além de seminaristas, vocacionados ao diaconato permanente, religiosos e religiosas.

Com a nomeação, o Padre Valdemir passou a ser chamado Monsenhor Valdemir. Ele escolheu como lema de seu brasão episcopal a frase “Apascenta as minhas ovelhas” - Pasce oves meas (Jo 21,17), que é uma referência bíblica de inspiração e orientação para a missão do pastor.

“Com espírito de fé e humildade aceitei o chamado da Igreja, por nomeação do Santo Padre, o Papa Bento XVI, para suceder o meu dileto irmão Pastor e Profeta, Dom Augusto Alves da Rocha, no governo e pastoreio da Diocese de Floriano. Estou consciente da nobre, mas também desafiadora missão que ora o Senhor me confia”, relatou o novo bispo em carta enviada aos fiéis da diocese de Floriano.

Monsenhor Valdemir

O padre Valdemir tem 49 anos e nasceu na cidade de Nova Canaã, oitavo filho de uma família de 12 irmãos. Foi ordenado presbítero no dia 6 de setembro de 1987, na cidade de Ibicuí, Arquidiocese de Vitória da Conquista. Após a ordenação, o padre exerceu muitos ofícios e ministérios nas cidades de Vitória da Conquista, Iguaí, Nova Canaã, Ibicuí, Barra do Choça e Anagé.

Na Arquidiocese de Vitória da Conquista, o padre Valdemir vinha exercendo os seguintes ofícios: pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista; vigário regional do Vicariato São Lucas; diretor da Escola de Formação Diaconal Arquidiocesana; membro do Conselho Fiscal da Cáritas Arquidiocesana; 2º tesoureiro da Pastoral da Pessoa Idosa; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores; e ecônomo arquidiocesano.

No ano de 1992, Monsenhor Valdemir obteve o título de bacharel em Teologia e, em 2002, obteve a licença (mestrado) em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma. Na mesma Pontifícia Universidade está fazendo o doutorado, onde trabalha a tese de tema “KηΦάζ (Cefas) na literatura paulina: uma leitura semita da missão do Apóstolo Pedro”.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Encontro de Noivos - Área Catedral - 21,22 e 23 / Maio 2010

O Matrimônio é uma das maneiras de realizar essa vocação. É para isso que o Encontro de Noivos prepara os casais de noivos, para bem celebrarem o Sacramento Matrimonial e, principalmente, desenvolver uma vida a dois harmoniosa e cristã. O trabalho não para por aí, mas também quer incentivar os casais a perseverarem na fé após o casamento, freqüentando nossa paróquia, ou àquela mais próxima de onde residem, participando das pastorais na comunidade. Temos plena convicção que casais maduros que porventura assumam o Sacramento do Matrimônio irão gerar famílias sadias, portanto esta é a nossa forma de contribuir com uma sociedade melhor.

Ao final do encontro, os noivos recebem um certificado de participação do Encontro de Noivos preparatório para o matrimônio.

Encontro de Noivos (Dias 21,22 e 23 de Maio 2010)
Realização: Movimento Familiar Cristão - Área Catedral
Paróquia Nossa Senhora das Vitórias

"Ao criar por amor a humanidade à sua imagem, Deus
inscreveu no homem e na mulher a vocação, e, portanto,
a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão"

Paróquia Rainha da Paz comemora 28 anos

A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, no Bairro da Patagônia, comemora 28 anos de evangelização com dez dias de festa. Os festejos começaram na última quinta-feira (20) e seguem até o dia 30 de maio.

Na programação: missas com padres de Vitória da Conquista e região, coroação da Nossa Senhora Rainha da Paz, carreata, ofertas de alimentos, estudos bíblicos sobre as parábolas de Jesus Cristo e homenagens a lideranças religiosas e políticas da cidade.

Durante as noites do evento, que inicia sempre às 19:00H, acontecem missas abordando as parábolas de Jesus Cristo, que segundo o presidente da Comissão da Festa, Manoel Gusmão, “todos somos seus discípulos e precisamos não esquecer as palavras de Jesus”.

Com informações do Blog do Anderson