sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pequim 2008: Show com 2.008 tambores abre a festa que mostra a cultura chinesa ao mundo





Espetáculo com 15 mil figurantes emociona o público no Ninho do Pássaro.

Ao som de 2008 tambores, em uma contagem regressiva, a China abriu a cerimônia dos Jogos Olímpicos, mostrando ao mundo sua cultura. Quinze mil figurantes encenam o espetáculo sobre as transformações do país que sedia as Olimpíadas.

Cada um dos tambores era iluminado manualmente e formava os números para a contagem regressiva em algarismos ocidentais e em ideogramas chineses. Logo depois, uma grande queima de fogos.

O Brasil será o 39º das 205 delegações a entrar no Ninho. Caberá ao maior medalhista olímpico da vela brasileira, Robert Scheidt, a honra de carregar a bandeira brasileira durante o desfile.

Receita libera consultas ao 3º lote do IR

No lote, constam 1,4 milhão de contribuintes que receberão R$ 1,5 bilhão em restituições.
As restituições virão corrigidas de 3,91%, correspondentes à variação da taxa Selic.

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (8), às 8h, as consultas ao 3º lote de restituições do Imposto de Renda daPessoa Física 2008 (ano-base 2007).

Os recursos do 3º lote de restituições do IR estarão disponíveis para saques no dia 15 de agosto, ou seja, na sexta-feira da próxima semana, e serão acrescidos de 3,91%.

As consultas podem ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo telefone 146. Para saber se está no lote, o contribuinte deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).

No 3º lote do Imposto de Renda estão restituições a 1,43 milhão de pessoas, no valor de R$ 1,5 bilhão. O lote inclui todos os contribuintes amparados pelo Estatuto do Idoso que não apresentaram pendências nas declarações, mas que não foram contemplados nos lotes anteriores, representando 2%. Os pagamentos aos demais contribuintes foram priorizados de acordo com a data da entrega da declaração, informou a Receita.

O 1º lote do IR deste ano, liberado em junho, contemplou 1,37 milhão de contribuintes, dos quais 1,06 milhão eram idosos com mais de 60 anos. Foi pago R$ 1,7 bilhão naquele momento. No 2º lote, autorizado em julho, foi pago R$ 1,2 bilhão a 965 mil contribuintes.

As restituições são pagas pela Receita Federal em sete lotes, entre junho e dezembro de cada ano, sendo um por mês. As datas dos pagamentos em 2008 são as seguintes: 16 de junho, 15 de julho, 15 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro.

Recebe primeiro a restituição quem mandou a declaração mais cedo pela internet, sem erros ou omissões. O prazo para declaração se iniciou em março e foi até 30 de abril.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

"Devoção" mostra similaridades e diferenças das religiões

Danças, rituais de adoração e sons de batuque em meio a orações e cânticos religiosos. Essa foi a maneira escolhida pelo diretor Sérgio Sanz para dar início ao documentário "Devoção", que estréia nesta sexta-feira (8) em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).

Com o uso de depoimentos de historiadores, pesquisadores, autoridades do candomblé, freis e devotos do catolicismo, o filme tem como propósito mostrar aspectos que contribuam para o debate polêmico sobre o sincretismo das religiões existentes no Brasil, que se evidencia, sobretudo, após a chegada dos escravos negros vindos da África.

De acordo com a história, os africanos eram obrigados a seguir os ensinamentos da Igreja Católica logo que desembarcassem em terras brasileiras, mesmo que pertencessem a outras tribos ou culturas.

Desse modo, eles se viam forçosamente divididos entre duas religiões --situação que permitiu o surgimento de uma analogia entre santo Antônio (o mais popular do catolicismo) e Ogum (o mais importante orixá africano) e colocou em questão a legitimidade de se cultuar os orixás como se fossem santos católicos.

Opiniões de devotos do candomblé e do catolicismo são exibidas junto a imagens feitas em terreiros e durante a celebração de missas para enfatizar a fé existente em cada uma das crenças, independentemente de suas diferenças ou similaridades.

O documentário, que não contém narração do autor, foi filmado entre abril e junho de 2007 no Rio de Janeiro (RJ). Em 85 minutos, muito mais do que rever mitos e colocar lado a lado as peculiaridades de cada uma das crenças, o filme deixa claro a singularidade da cultura brasileira.

DANIELA ESPINELLI
FABIANA SERAGUSA
da Folha Online

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Casas Bahia finalmente leva seu modelo de varejo à Bahia

Desde que a Casas Bahia começou a fazer anúncios em rede nacional de televisão, no horário nobre, os consumidores baianos aguardam a chegada da maior companhia de varejo do País. O Esporte Clube Bahia ainda disputava a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol (caiu para segunda, esteve na terceira e atualmente tenta retornar à classe principal da competição), quando se falava que a empresa presidida por Michael Klein patrocinaria o time baiano e utilizaria a força popular do Esquadrão de Aço para abrir as portas do mercado da Boa Terra, onde está a matriz da concorrente Lojas Insinuante, maior rede de varejo do Nordeste.


Agora, cinqüenta anos após a pequena loja do mascate Samuel Klein ter sido aberta em São Caetano, na região metropolitana de São Paulo, o negócio que leva o nome Casas Bahia, em homenagem aos nordestinos que migraram para a região, finalmente planeja sua chegada à Bahia. Há cerca de dois meses, um representante da empresa procurou o Governo do Estado da Bahia para tomar conhecimento da documentação necessária à obtenção de um terreno. Recentemente as negociações foram iniciadas na Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado (Sudic), com o objetivo de encontrar uma área para a implantação do centro de distribuição (CD), que deverá abastecer, inicialmente, entre 10 e 15 lojas da rede na capital baiana.

O mais recente CD inaugurado pela empresa foi em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, em 2006. A empresa investiu cerca de R$ 120 milhões no terreno de 180 mil m de área construída, com a criação de 1,8 mil empregos diretos. O depósito tem capacidade para atender todo o Estado do Rio, além da região leste de Minas Gerais e Espírito Santo. A varejista tem ainda mais seis CDs, sendo três no Estado de São Paulo (Jundiaí, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo), um em Campo Grande (MS) e um em Betim (MG). A empresa ainda conta com cinco entrepostos (Porto Alegre, Itajaí, Maringá, Porto Alegre, Goiânia e Brasília). Somados, esses depósitos têm uma capacidade de armazenamento de 7,4 milhões de m.

"A entrada da Casas Bahia no Nordeste é só uma questão de tempo", confirma a assessoria de imprensa da varejista. No entanto, a empresa não divulga qual sua estratégia de abertura de lojas. A movimentação de seus executivos na região é freqüente e não se limita a busca de espaço para o centro de distribuição. Recentemente, a Metro Planejamento e Comercialização, responsável pela venda da segunda etapa do Salvador Shopping, recebeu a visita de diretores da Casas Bahia, que manifestaram o interesse da rede em participar da expansão do centro de compras. Com investimento de R$ 150 milhões, o shopping do Grupo JCPM vai agregar mais 201 lojas, sendo duas megalojas e quatro âncoras, às atuais 263. A ampliação está prevista para ser concluída em outubro do ano que vem.O Shopping Bela Vista, que integra o projeto de um complexo residencial e comercial da incorporadora JHSF, no qual estão previstos investimentos da ordem de R$ 1,3 bilhão, é outro endereço certo da Casas Bahia em Salvador. O empreendimento, no entanto, só deverá estar em funcionamento daqui a três anos.

O Shopping Iguatemi Salvador, que sofre com a falta de espaço para novas expansões, não foi descartado, já que ainda tem a possibilidade de fazer acomodações de lojas, embora sua superintendente, Marta de Vito, prefira não se manifestar sobre o assunto. O Shopping Paralela, em construção, por sua vez, já vem negociando para receber a Casas Bahia como uma de suas âncoras.

A notícia da chegada da Casas Bahia ao Nordeste, tendo Salvador como porta de entrada, é dada como certa por dirigentes de sindicatos de lojas do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. "É um assunto recorrente entre nós", afirma o presidente do Sindicato de Lojistas da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta. De acordo com ele, é fato a decisão da família Klein investir no Nordeste. "Eles vão chegar agressivamente para se firmar no mercado e devem começar a operação em 2010. A fase de implantação já começou. Estão à procura de terrenos e lojas para aquisição", garante.

O ensaio da rede varejista para entrar no estado que lhe dá o nome já tem quase uma década. Entre os motivos para o impedimento da definitiva implantação, já se falou até sobre a existência de um acordo tácito com a Insinuante, no qual as duas se comprometiam a não invadir os redutos da outra. A especulação é rechaçada pela direção da rede baiana. Na avaliação do presidente Luiz Carlos Batista, a Insinuante foi uma companhia que cresceu com a concorrência. "Há 15 anos, quando éramos muito menores, havia várias redes regionais e nacionais, como a Arapuã e Mesbla, e sobrevivemos, crescemos e nos tornamos a quarta rede do País. Hoje estamos presente em todos os estados do Nordeste e mais Espírito Santo e Rio de Janeiro", diz.

Em contrapartida, são famosos os boatos sobre acordos entre a Insinuante e redes de varejos locais, como os supermercados Nordestão, para a compra e arrendamentos de terrenos nas grandes capitais, a fim de impedir a entrada da rede paulistana. O que explica os esforços da Casas Bahia em fechar negociações com os shoppings centers.

A Casas Bahia não será a primeira grande rede do Sul/Sudeste a entrar no mercado baiano. No ano passado, a Insinuante começou a enfrentar o Ponto Frio Digital - e há quatro anos tem na disputa a mineira Ricardo Eletro. Batista vê positivamente a concorrência. "O concorrente faz com que a gente se torne mais eficiente, mais ágil. Nesses últimos 30 anos, desde quando assumi a companhia, percebi que, se não fosse a concorrência, provavelmente nós não teríamos as 250 lojas que temos hoje. Estaríamos acomodados numa lojinha em Vitória da Conquista, onde tudo começou com meu pai há 48 anos", diz. Este ano, a Insinuante está investindo R$ 100 milhões e inaugura mais 50 lojas. O plano de expansão prevê 20 novas unidades para fortalecer a posição na região nordestina e outros 30 pontos-de-venda para desbravar os mercados do Amazonas e Pará, estreando no Norte brasileiro. A meta é fechar 2008 com um total de 300 lojas. Com crescimento de 10% e faturamento estimado de R$ 1,85 bilhão no ano passado, a empresa também diversifica sua atuação, com o lançamento da linha de cosméticos By IN. Em 2008, está previsto ainda o reposicionamento da companhia no comércio eletrônico.

A história da chegada da Casas Bahia a Salvador envolve também a Ricardo Eletro, segunda maior rede do estado. Há algum tempo eram fortes os boatos de que o empresário Ricardo Nunes estaria negociando a transferência do controle para a família Klein. Nada foi confirmado. A Ricardo Eletro, por sua vez, investe na expansão da rede. Na Bahia, onde tem a segunda maior receita, atrás apenas de Minas Gerais, estão previstas quatro novas unidades. Outros pontos-de-vendas estão programados para Minas, além da estréia no Rio de Janeiro. A meta é fechar 2008 com 300 lojas.

Paralelamente, a Casas Bahia segue forte sua estratégia de expansão. No ano passado, a empresa estreou em dois mercados - Mato Grosso e Espírito Santo -, agregando mais três milhões de clientes à rede. E criou sua própria empresa de contac center, a CB Contact Center, voltada para serviços terceirizados de atendimento ao cliente.

A empresa conta hoje com mais de 560 lojas. Em 2007, foram inauguradas 48 unidades e, se considerado o histórico da rede nos últimos cinco anos, a varejista deve, ao menos, repetir essa performance em 2008. No ano passado, o faturamento da empresa em sua base de 29 milhões de clientes chegou a R$ 13 bilhões, com uma alta de 13% sobre 2006. Do total de faturamento, 50% são carnês, 40% cartões de crédito e 10% pagamentos a vista.

O foco da empresa continua a ser as classes populares, apesar dos esforços para também atrair as classes A/B, especialmente com a abertura de lojas em shoppings voltados para o público com maior poder aquisitivo, o que também deverá acontecer em Salvador. A cidade é uma das mais dinâmicas do País, segundo o Atlas do Mercado Brasileiro 2008, publicado pela Gazeta Mercantil. O Índice de Potencial de Consumo em Salvador mostra um crescimento da renda da população no ano passado de 16,05% sobre o ano anterior, para R$ 24,94 bilhões. O potencial de consumo de aparelhos celulares aumentou 61,46%; o de eletrodomésticos subiu 13,03% e o de móveis aumentou 9,18% em 2007 sobre o ano anterior.

Fonte: (Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 1) Por: (José Pacheco Maia Filho e Regiane de Oliveira)

Agricultor que não recebeu nenhum voto em 2004 assume cargo de vereador no Piauí

Um agricultor do município de Queimada Nova (549 km de Teresina, PI) que havia se candidatado ao cargo de vereador em 2004 e não obteve nenhum voto, tomou posse na Câmara Municipal.

Armando Teixeira (PR), 30, era suplente em uma das coligações da época. Ele assumiu a vaga após a cassação de três vereadores de Queimada Nova por infidelidade partidária. O agricultor foi empossado no dia 27 de julho e receberá um salário de R$ 1.465.

Na campanha eleitoral de 2004, Teixeira chegou a desistir da candidatura, mas não comunicou à Justiça Eleitoral.

"Armando foi candidato para substituir um outro, que tinha sido reprovado no teste de escolaridade. Depois o reprovado recorreu e ganhou na Justiça, retomando a candidatura. E o Armando era cabo-eleitoral desse candidato", disse o presidente da Câmara da cidade, João de Sousa (PC do B).

Ele classificou de "normal" a posse do vereador sem-voto. "Com o decorrer dos processos que tramitavam, já era esperada a posse dele. Da coligação que ele fazia parte, eram seis suplentes: três mudaram de partido e só ficaram os três que foram empossados."

O vereador sem-voto disse ter ficado surpreso por conseguir assumir o cargo. Ele mesmo votou em outro candidato para vereador. "Eu votei no Paulino [Luís de Sousa]. Ele era o candidato da região. Preferi votar nele. Eu não fiz campanha, fiquei fora."

Com 9.146 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Queimada Nova tem nove vereadores na Câmara.

Um voto

Em junho, Carmem Lucia Portela Santos (PSB) assumiu uma vaga na Câmara de Pau d'Arco do Piauí (cerca de 70 km de Teresina) com apenas um voto. Ela tomou posse após um vereador ter sido cassado pela Justiça Eleitoral.

Fonte: Agência Folha

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Operadora reajusta preço do Velox em até 18,5%

Os usuários da Oi na Bahia estão pagando mais caro pelo serviço de internet por banda larga Oi Velox. Sem aviso prévio, a empresa resolveu reajustar alguns valores em 18,5%.

É o caso, por exemplo, dos clientes do plano de acesso com velocidade de 300k, que pagavam R$ 69,90 pelo pacote e agora em agosto terão de desembolsar R$82,90. Além da majoração de preços sem um comunicado antecipado, a companhia está sendo alvo de uma nova ação civil, movida pelo Ministério Público da Bahia.

A partir de representações formalizadas por consumidores do Velox no estado, a promotora de Justiça Joseane Suzart Lopes instaurou inquérito civil, confirmando a deficiência no serviço prestado pela Oi. “Entre as reclamações dos usuários está a interrupção do acesso à internet e a falta de um call center qualificado”, afirma.

Com relação ao novo reajuste, a Oi informou apenas, através de sua assessoria de comunicação, que “houve um reposicionamento de preços”. Segundo a empresa, que não revelou percentuais, as velocidades de 150k e 300k tiveram um aumento em relação ao portfólio anterior, enquanto que 600k e 1M tiveram redução. O grupo alega que em todos os casos o Oi Velox passou a oferecer o benefício de ligações locais ilimitadas de fixo para fixo.

Contudo, para a promotora Joseane Suzart, a inclusão de vantagens não justifica o aumento de preços sem aviso prévio. “A companhia não poderia ter reajustado o valor de alguns planos sem antes consultar seus clientes, mesmo que isso signifique a inclusão de novos benefícios”, pontua.

A opinião é compartilhada pela superintendente do Procon, Cristiana Santos. Conforme explica, a Oi não poderia ter feito uma alteração unilateral do contrato, sem antes consultar os consumidores sobre essas modificações.

“Quem está passando por essa situação ou teve, por exemplo, algum serviço não previsto incluso no contrato deve procurar os juizados especiais de pequenas causas ou o próprio Procon para relatar o caso”, orienta.

Fonte: Correio da Bahia

Aproxima-se lançamento oficial do tema da CF 2009

A sexta edição da ExpoCatólica, Feira Internacional de Produtos e Serviços para Igrejas, Livrarias e Lojas de artigos religiosos, realiza-se entre 7 e 10 de agosto, no ExpoCenter Norte, São Paulo. Em 9 de agosto, às 15 horas, ocorrerá o lançamento oficial do tema da Campanha da Fraternidade 2009, escolhido pela CNBB.

O tema da CF 2009 é “Segurança Pública”. Com a presença de Dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a solenidade contará também com as principais autoridades da sociedade civil do estado de São Paulo.

Segundo o responsável pela Comunicação Social da CNBB, Padre Vanzella, o que motivou a realização da Campanha da Fraternidade sobre segurança foram os pedidos dos regionais da CNBB, sem que tenha sido tenha levado em consideração nenhum evento específico. “A Campanha tem como foco, desde violência doméstica até a questão da segurança no trânsito”, relata. “Devemos promover encontros sobre segurança para pais, priorizando os aspectos ‘formativos’ sobre os ‘informativos’ e valorizando o testemunho de vida com sua imensa capacidade formadora, para a criança e o adolescente. Pretendemos também desenvolver nas escolas, especialmente nas católicas, uma educação voltada para o exercício da cidadania e o compromisso de todos na conquista da paz e da segurança pública, capacitando de forma permanente os docentes, dentre outras ações”.

Segundo relata Padre Vanzella, a campanha vai incentivar a criação de centros que ofereçam programas de formação sobre temas voltados para as questões de segurança pública, além de promover uma pastoral familiar capaz de ajudar cada família a superar os problemas de violência doméstica. “Assegurar que se organizem serviços de caridade para com as vítimas da violência e seus familiares e promover a formação de leigos competentes e animá-los a organizarem-se para a construção de uma sociedade segura, incentivando-os a participar em organismos de decisão, nacionais e internacionais, são algumas das ações descritas no programa”, finaliza.

O horário de funcionamento da ExpoCatólica é das 11h às 20 horas. O acesso à feira nos dias 7 e 8 é restrito aos profissionais do setor, e nos dias 09 e 10, aberto ao público, com ingressos a R$ 5 ou 1 Kg de alimento.

Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CD de Padre Marcelo vende 200 mil cópias em dois meses

Após dois meses de seu lançamento, o CD Paz Sim, Violência Não, do Padre Marcelo Rossi, alcançou a marca de 200 mil cópias vendidas. O álbum terá um segundo volume, que chega às lojas ainda em agosto.

O trabalho conta com a participação de vários outros cantores, como: Belo, Leonardo, Paulo Ricardo, Daniel, Hebe Camargo, Ivete Sangalo, Xuxa e outros.

O CD do religioso foi gravado em um show para mais de três milhões de pessoas no autódromo de Interlagos. O evento comemorava os 10 anos de evangelização de Padre Marcelo.

Fonte: Terra