sábado, 6 de novembro de 2010

Biblioteca do Vaticano exibe raridades e permite manuseio

Os apreciadores de livros antigos, pergaminhos e ilustrações poderão simular que são pesquisadores e estão tocando alguns dos documentos mais raros do mundo numa nova exposição dos tesouros da Biblioteca do Vaticano.

Não há necessidade de levar luvas brancas de algodão; elas serão fornecidas pela biblioteca a fim de aumentar a sensação de autenticidade, embora os documentos que poderão ser tocados sejam fac-símiles de alta qualidade.

A exposição, que será aberta ao público nesta quarta-feira,10, na Praça São Pedro, recria uma miniversão dos afrescos da Biblioteca Vaticana, que abriga mais de 1,6 milhão de livros raros, manuscritos, moedas, primeiras edições e lacres de cera.

Entre os fac-símiles de documentos passíveis de serem tocados estão os manuscritos do Borgianus Latinus, missal de Natal feito para o papa Alexandre VI, que se tornou pontífice em 1492, no mesmo ano em que Colombo descobriu a América.

A exposição - chamada "Conhecer a Biblioteca Vaticana: uma história aberta ao futuro" - fica na Ala Carlo Magno, no lado esquerdo da colunata na Praça São Pedro e permanecerá aberta até o dia 31 de janeiro.

Fonte: Radio Vaticano

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 16, 9-15)
Sábado, 6 de Novembro de 2010
31ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 16,1-8)
Sexta-Feira, 5 de Novembro de 2010
31ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 15,1-10)
Quinta-Feira, 4 de Novembro de 2010
São Carlos Borromeu

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’
7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Livres para escolher - Muitas práticas religiosas não atraem por lhes faltar consistência.

Há encontros e palavras de Jesus que dizem respeito a determinadas pessoas. Ao apóstolo Pedro foi confiada uma missão específica de ser rocha firme na edificação da Igreja. Testemunhas escolhidas de acontecimentos decisivos são o próprio Pedro, com Tiago e João. Doze são apóstolos, colunas do novo Israel de Deus, setenta e dois são os primeiros discípulos. O Evangelho relata que algumas mulheres acompanhavam o Senhor, servindo-O e aos Seus apóstolos com seus bens. Aquela que foi chamada apóstola dos apóstolos foi Maria Madalena. Um, dois, doze, setenta e dois...

Mas há uma outra categoria de destinatários da ação e da Palavra de Jesus: a multidão. Chama atenção o fato de que palavras muito exigentes sejam dirigidas a todos: “Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lc 14, 25-26). Trata-se de uma provocação positiva à liberdade humana, chamada a tomar decisões que determinam um rumo de eternidade.

Jesus pede definições! Os chamados conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência são destinados, na justa medida, a todos os que querem segui-Lo (cf. Lc 14, 25-35). Não se trata de privilégios dos religiosos ou religiosas. “Qualquer de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo”! É a pobreza, liberdade em relação aos bens materiais. Mais cedo ou mais tarde, todas as pessoas deverão confrontar-se com escolhas correspondentes aos valores que norteiam suas vidas e aqueles materiais, por mais importantes que sejam, só servirão para o bem se se submeterem ao bem maior. Além disso, no fim de sua caminhada na terra, na páscoa pessoal da morte, só passará o amor. Todos os bens ficarão do lado de cá!

Livres diante dos afetos: “Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, não pode ser meu discípulo”. Quando alguma pessoa é transformada em ídolo, ficando Deus em segundo plano, os afetos serão desequilibrados. Se Deus passa na frente, o amor às pessoas mais queridas será límpido, sem tomar posse uns dos outros. É o sentido transparente e universal da Castidade!

Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo”. Renunciar à própria vida! De fato, quem não encontrou a quem obedecer não se realiza plenamente, pois se fechará no terrível individualismo que conduz à infelicidade. E o melhor ponto de referência para a obediência, que significa “prontidão para ouvir”, é o próprio Deus.

Não estamos diante de recomendações piedosas, destinadas a um pequeno grupo, mas de decisões com as quais jogamos o sentido de nossa existência, tanto que, sem tais escolhas, somos parecidos com o homem que começou a construir e, não tendo como acabar, torna-se objeto de zombaria (cf. Lc 14, 29-30). Infelizmente, muitas práticas religiosas em nosso tempo não atraem por lhes faltar a consistência das escolhas. Estas sim, mesmo os que pensam de forma diferente as respeitarão, pois coerência de vida não se discute!

Não aconteça com os cristãos de nosso tempo, em sua batalha contra o mal, serem soldados sem estratégia (cf. Lc 14, 31-33). Superficialidade não convencem ninguém! As armas adequadas estão à disposição de quem sabe escolher a Deus, reconhecendo-O mais importante do que todos os bens, afetos e até a própria vida. Quem assim se encontra municiado, participará da vitória que vence o mundo, não destruindo-o, mas o envolvendo na torrente infinita do amor de Deus Pai. “Eu vos disse estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33).

Cristãos com coluna vertebral! É o que clama nosso tempo. Estes serão sal para dar gosto ao mundo. “O sal é bom. Mas se até o sal perder o sabor, com que se há de salgar? Não serve nem para a terra, nem para o esterco, mas só para ser jogado fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Lc 14, 34-35).

Foto
Dom Alberto Taveira Correa

Arcebispo de Belém - PA
Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém - PA

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 14,25-33)
Quarta-Feira, 3 de Novembro de 2010
31ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Liturgia Diária

Evangelho (João 11,17-27)
Terça-Feira, 2 de Novembro de 2010
Comemoração dos Fiéis Defuntos


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

17Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.
23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.
24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?”
27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

O nascer para o além

Há quem morra todos os dias.
Morre no orgulho, na ignorância, na fraqueza.
Morre um dia, mas nasce outro.
Morre a semente, mas nasce a flor.
Morre o homem para o mundo, mas nasce para Deus.

Assim, em toda morte, deve haver uma nova vida.
Esta é a esperança do ser humano que crê em Deus.
Triste é ver gente morrendo por antecipação...
De desgosto, de tristeza, de solidão.
Pessoas fumando, bebendo, acabando com a vida.
Essa gente empurrando a vida.
Gritando, perdendo-se.
Gente que vai morrendo um pouco, a cada dia que passa.

E a lembrança de nossos mortos, despertando, em nós, o desejo de abraçá-los outra vez.
Essa vontade de rasgar o infinito para descobri-los. De retroceder no tempo e segurar a vida. Ausência: - porque não há formas para se tocar.
Presença: - porque se pode sentir.
Essa lágrima cristalizada, distante e intocável.
Essa saudade machucando o coração.
Esse infinito rolando sobre a nossa pequenez. Esse céu azul e misterioso.
Ah! Aqueles que já partiram!
Aqueles que viveram entre nós.
Que encheram de sorrisos e de paz a nossa vida.
Foram para o além deixando este vazio inconsolável.
Que a gente, às vezes, disfarça para esquecer.
Deles guardamos até os mais simples gestos. Sentimos, quando mergulhados em oração, o
ruído de seus passos e o som de suas vozes.
A lembrança dos dias alegres.
Daquela mão nos amparando.
Daquela lágrima que vimos correr.
Da vontade de ficar quando era hora de partir. Essa vontade de rever novamente aquele rosto.
Esse arrependimento de não ter dado maiores alegrias.
Essa prece que diz tudo.
Esse soluço que morre na garganta...

E...
Há tanta gente morrendo a cada dia, sem partir. Esta saudade do tamanho do infinito caindo sobre nós.
Esta lembrança dos que já foram para a eternidade.
Meu Deus!
Que ausência tão cheia de presença!
Que morte tão cheia de esperança e de vida!

Texto: Padre Juca

Historia do dia de finados

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 14,12-14)
Segunda-Feira, 1 de Novembro de 2010
31ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Audiência Pública comemora aniversário do MFC


A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou, nesta sexta-feira (29), Audiência Pública audiência pública em comemoração aos 42 anos do Movimento Familiar Cristão (MFC) em Vitória da Conquista. O evento foi uma iniciativa do mandato do vereador Beto Gonçalves (PV) e contou com a presença do Pe. Edilberto Amorim, diretor espiritual do MFC, Walmir Mota Sampaio, coordenador do Movimento, Juraci Barbosa, Isabel de Almeida e Elionice Cardoso, membros do MFC e Isabela Pereira, representante do MFC Jovem.

O Pe. Edilberto fez a abertura do evento agradecendo o empenho de todos os envolvidos para a realização da Audiência Pública, destacando o papel importante dos vereadores para a sociedade e o trabalho desenvolvido pelo MFC.

O vereador Beto Gonçalves ressaltou as atividades desenvolvidas pelo Movimento e a contribuição que os membros do Movimento têm dado aos diversos setores da sociedade, trabalhando sempre para o crescimento de Vitória da Conquista. “O MFC em nossa cidade, tem contribuído de forma positiva em vários aspectos sociais”, disse.

Elionice Cardoso, membro do MFC, destacou a diversidade de pessoas que trabalham dentro do Movimento para, de alguma forma, transformar a sociedade em que estão inseridos. “Neste plenário temos a presença de pessoas diferentes que lutam pelo mesmo ideal, o de evangelizar”, salientou.

Na ocasião foi entregue uma placa comemorativa para marcar a sanção da Lei 1.665/2009 que institui o dia 31 de outubro como o Dia Municipal do Movimento Familiar Cristão.

Fonte: ASCOM/Câmara de Vereadores

domingo, 31 de outubro de 2010

Liturgia Diária

Evangelho (Lucas 19,1-10)
Domingo, 31 de Outubro de 2010
31º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.
3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.
6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.
7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”
8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Deus não exclui ninguém, nem pobres nem ricos", diz Bento XVI

“Deus não exclui ninguém, nem pobres nem ricos”, afirmou o Papa Bento XVI no breve discurso que antecedeu a oração mariana do Ângelus na manhã deste domingo, 31, no Vaticano. “Deus não se deixa condicionar pelos nossos preconceitos humanos, mas vê em cada um uma alma a ser salva e é atraído, especialmente, por aqueles que são considerados perdidos e que se consideram também eles perdidos”.

“Jesus Cristo, encarnação de Deus, demonstrou essa imensa misericórdia, que não diminui a gravidade do pecado, mas tem sempre como objetivo principal salvar o pecador, oferecer-lhe a oportunidade de redimir-se, e recomeçar tudo de novo, para se converter”, explicou o Papa aos mais de 40 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro.

A reflexão proposta pelo Santo Padre foi inspirada no Evangelho deste domingo, sobre a conversão de Zaqueu, que na cidade de Jericó era um rico publicano, ou melhor, “o chefe dos publicanos” isto é, dos cobradores de impostos; por esse motivo eram considerados pecadores públicos e, muitas vezes, se aproveitavam de sua posição para extorquir dinheiro do povo.

Zaqueu, portanto, disse o Papa, “era muito rico, mas desprezado pelos seus compatriotas, e quando Jesus, atravessando Jericó, se deteve precisamente na sua casa, suscitou um escândalo geral”.

“Jesus afirma que é muito difícil para um rico entrar no reino dos céus”, observou o Papa Bento XVI citando outro trecho do Evangelho que deve preocupar todos nós. Mas o que prevalece na avaliação de Cristo é sempre a misericórdia. De fato, “no caso de Zaqueu, podemos ver precisamente que o que parece impossível se realiza porque, como comenta São Jerônimo, deu a sua riqueza e imediatamente substituiu-a com a riqueza do reino dos céus", disse ainda o Pontífice.

“As riquezas são para os tolos um alimento à desonestidade, para os sábios, ao invés, são uma ajuda para a virtude", completou o Papa.

Bento XVI destacou que “Zaqueu aceitou Jesus e se converteu, porque Jesus, por primeiro o acolheu: não o tinha condenado, mas tinha ido ao encontro do seu desejo de salvação”.

E concluiu, pedindo à Virgem Maria, modelo perfeito de comunhão com Jesus, para que também nós possamos experimentar a alegria de sermos visitados pelo Filho de Deus, de sermos renovados pelo seu amor e poder transmitir aos outros a sua misericórdia.

Em seguida, Bento XVI concedeu a todos a sua Benção Apostólica.

Novo beato

Após a oração do Angelus o Papa recordou que ontem na catedral de Oradea Mare, na Romênia, o Cardeal Peter Erdo beatificou Szilárd Bogdánffy, bispo e mártir.

“Em 1949, quando ele tinha 38 anos, foi consagrado bispo na clandestinidade, e então preso pelo regime comunista de seu país, a Romênia, sob a acusação de conspiração. Após quatro anos de sofrimentos e humilhações, morreu na prisão. Vamos agradecer a Deus por esse heróico pastor da Igreja, que seguiu o Cordeiro até o fim! O seu testemunho conforte todos aqueles que também hoje são perseguidos por causa do Evangelho”.

Saudação em português

Na conclusão o Papa saudou ainda os peregrinos de língua portuguesa em especial os brasileiros:

“Dirijo agora uma calorosa saudação aos peregrinos de língua portuguesa, de modo especial aos brasileiros vindos de Franca. Esta peregrinação ao túmulo dos Apóstolos vos confirme na fé e no seu anúncio aos outros. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”

Fonte: Rádio Vaticano