sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Arquidiocese de Vitória da Conquista

A Arquidiocese de Vitória da Conquista (Archidioecesis Victoriensis de Conquista) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a sé metropolitana da província eclesiástica de Vitória da Conquista. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé arquiepiscopal está na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia.

Histórico

A Diocese de Vitória da Conquista foi ereta pelo Papa Pio XII, no dia 27 de julho de 1957 pela bula Christus Jesus, a partir de território desmembrado da Diocese de Amargosa. No dia 16 de janeiro de 2002, o Papa João Paulo II reorganizou o território da Província Eclesiástica de Salvador, constituindo duas novas províncias, a de Feira de Santana e a de Vitória da Conquista. Neste ato, elevou a diocese à categoria de arquidiocese e sé metropolitana.

Demografia e paróquias

Em 2004, a arquidiocese contava com uma população aproximada de 724.619 habitantes, com 74,8% de católicos. O território da arquidiocese é de 24.709 km.2, organizado em 28 paróquias.

A arquidiocese abrange os seguintes municípios: Vitória da Conquista, Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Caatiba, Cândido Sales, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Planalto, Poções, Ribeirão do Largo.

Arquidiocese de Vitória da Conquista

País: Brasil
Arcebispo: Luís Gonzaga Silva Pepeu
Superfície: 27.228 km²
Tipo de jurisdição: Arquidiocese Metropolitana (Região Nordeste 3)
Criação da diocese: 27 de julho de 1957
Elevação a arquidiocese: 16 de janeiro de 2002
Rito: romano
Dioceses sufragâneas: Bom Jesus da Lapa, Caetité, Jequié, Livramento de Nossa Senhora
Endereço: Praça Tancredo Neves, 181
Página oficial: www.arquidioceseconquista.com.br

Arcebispos

2º Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap.
1º Dom Geraldo Lyrio Rocha 2002 - 2007 foi nomeado arcebispo de Mariana

Bispos

3º Dom Celso José Pinto da Silva 1981 - 2001 foi nomeado arcebispo de Teresina
2º Dom Climério Almeida de Andrade 1962 - 1981 faleceu
1º Dom Jackson Berenguer Prado 1958 - 1962 foi nomeado bispo de Feira de Santana

Fonte: Wickpédia

De volta ao passado.

Alameda Ramiro Santos com Pça. 9 de Novembro

Alameda Ramiro Santos e Pça. 9 de Novembro

Contrução da Av. Frei Beijamin

Pastoral da Criança comemora 25 anos

O evento acontece no próximo sábado, dia 13 de setembro, na paróquia São João Batista, em Florestópolis, a 100 quilômetros de Londrina, no norte do Paraná. Estarão presentes a fundadora da Pastoral da Criança Dra. Zilda Arns, a coordenadora estadual, Clarisse Siqueira Santos, padres, bispos e outras autoridades da região, além das coordenações regionais da Pastoral da Criança e milhares de voluntários de todo o estado.

A mortalidade infantil que na década de 80, quando iniciaram as atividades, passava de 82,8 por mil (IBGE/1980), hoje é de 21,2 por mil (Ministério da Saúde/2006). “Temos muito a comemorar. Entre as crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança o índice de mortalidade infantil foi de 11 por mil, no ano de 2007. E, para reduzir ainda mais esse indicador, temos que exigir mais qualidade dos serviços públicos de saúde, especialmente no acompanhamento pré-natal e do parto”, comemora Dra. Zilda Arns.

História de fé e vida

Há 25 anos, o Paraná foi berço de uma iniciativa que iria marcar a história da infância no Brasil. O município de Florestópolis tinha 14.700 habitantes, 74% de sua população era de bóias-frias, famílias pobres que não tinha acesso à saúde e educação de qualidade. A mortalidade infantil chegava a 127 crianças por mil nascidas vivas. Em setembro de 1983, começava, nesse pequeno município, a experiência piloto da Pastoral da Criança, que teve como fundadores Dra. Zilda Arns e o então Arcebispo de Londrina Dom Geraldo Majella Agnelo, hoje arcebispo primaz do Brasil e de Salvador. Eles escolheram o lema Para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância (cf. Jo 10,10), como diretriz do trabalho da instituição.

Dra. Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista, com vasta experiência em saúde pública e materno-infantil, desenvolveu uma metodologia simples, baseada no evangelho que narra a multiplicação dos dois peixes e cinco pães, que tem o objetivo de multiplicar o saber e a solidariedade entre as famílias vivem nas comunidades mais pobres. Para colocar o projeto em prática, Dra. Zilda Arns teve apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Unicef, das igrejas locais, escolas, prefeitura, da Emater e dos meios de comunicação. Após um ano de mobilização e de atividades a mortalidade infantil foi reduzida para 28 por mil em Florestópolis. O sucesso da experiência fez com que ela rapidamente fosse reconhecida e levada até as regiões do país onde a situação da infância era mais crítica.

Solidariedade que ultrapassa fronteiras

Hoje, mais de 1,8 milhão de crianças brasileiras de zero a seis anos e 94 mil gestantes são acompanhadas, pela mesma metodologia, em 4.060 municípios de todos os estados do Brasil. Esse trabalho só possível pela dedicação de mais de 260 mil voluntários que trabalham, em média, 24 horas mensais, para educar as famílias pobres sobre saúde e cidadania. A Pastoral da Criança está presente também em outros 17 países da América Latina, África e Ásia.

Um dos maiores desafios da Pastoral da Criança, que era reduzir a desnutrição infantil, está praticamente superado. Segundo Dra. Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, em 2007 esse problema atingiu 3,1% das crianças acompanhadas. “Quando iniciamos, a metade das crianças que acompanhávamos estava desnutrida. Agora um dos maiores problemas é a anemia, porque as crianças têm uma alimentação pobre em ferro. Também já começamos identificar obesidade entre as crianças brasileiras, principalmente nas grandes cidades, independentemente da classe social”, explica a médica pediatra.

Programação
8h30 – Recepção
9h30 – Inauguração de Painel Comemorativo
9h40 – Caminhada ao local do evento
10h – Apresentação da Casa Aberta
11h30 – Shows musicais – Teatro – Cinemateca
13h30 -Coletiva de imprensa
15h – Pronunciamentos oficiais
16h – Missa de encerramento


Mais informações:
Aline Gonçalves, aline@pastoraldacrianca.org.br, (41) 2105-0234, 9916-0123
Paulo Eleutério, paulohenrrys@hotmail.com, (43) 3342-485, 9944-5477

Como evangelizar os meus filhos?

Antes de dizer a seu filho "Jesus te ama", diga-lhe: "eu te amo".

A Igreja ensina que os primeiros catequistas são os pais. É no colo deles que toda criança deve aprender conhecer a Deus, aprender a rezar e dar os primeiros passos na fé; conhecer os Mandamentos e os Sacramentos.

Os pais são educadores naturais, e os filhos assimilam seus ensinamentos sem restrições. Será difícil levar alguém para Deus, se isto não for feito, em primeiro lugar, pelos pais. É com o pai e a mãe que a criança tem que ouvir em primeiro lugar o nome de Jesus Cristo, sua vida, seus milagres, seu amor por nós, sua divindade, sua doutrina… Eles são os responsáveis a dar-lhes o Batismo, a Primeira Comunhão, a Crisma e a catequese.

Quando fala aos pais sobre a educação dos filhos, São Paulo recomenda: “Pais, não exaspereis os vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e na doutrina do Senhor” (Ef 6, 4). Aqui está uma orientação muito segura para os pais. Sem a “doutrina do Senhor”, não será possível educar. Dom Bosco, grande “pai e mestre da juventude”, ensinava que não é possível educar sem a religião. Seu método seguro de educar estava na trilogia: amor - estudo - religião.

Nunca esqueci o Terço que aprendi a rezar aos cinco anos de idade, no colo de minha mãe. Pobre filho que não tiver uma mãe que lhe ensine a rezar! Passei a vida toda estudando, cheguei ao doutorado e pós – doutorado em Física, e nunca consegui esquecer a fé que herdei de meus pais; é a melhor herança que deles recebi. Não é verdade que a ciência e a fé são antagônicas; essa luta só existe no coração do cientista que não foi educado na fé, desde o berço.

Os pais não devem apenas mandar os seus filhos à igreja, mas, devem levá-los. É vendo o pai e a mãe se ajoelharem, que um filho se torna religioso, mais do que ouvindo muitos sermões. A melhor maneira de educar, também na fé, é pelo exemplo. Se os pais rezam, os filhos aprender a rezar; se os pais vivem conforme a lei de Deus, o filhos também vão viver assim, e isto se desdobra em outros exemplos. Os pais precisam rezar com os filhos desde pequenos, cultivar em casa um lar católico, com imagens de santos em um oratório, o crucifixo nas paredes, etc.; tudo isso vai educando os filhos na fé. Alguém disse um dia, que “quando Deus tem seu altar no coração da mãe, a casa toda se transforma em um templo.”

Não apenas leve seu filho à Igreja, mas ensine-o a rezar; leve-o ao grupo de oração, aos Encontros da fé, leia com ele a Biblia e lhe explique, etc. Tudo isso vai moldando a sua fé.

Um aspecto importante da educação religiosa de nossos filhos está ligado com a escola. Infelizmente hoje se ensina muita coisa errada em termos de moral nas escolas; então, os pais precisam saber e fiscalizar o que seus filhos aprendem ali. Infelizmente hoje o Governo está colocando até máquinas para distribuir “camisinhas” nas escolas. Os filhos precisam em casa receber uma orientação muito séria sobre a péssima “educação sexual” que hoje é dada em muitas escolas, afim de que não aprendam uma moral anti-cristã. Outro cuidado que os pais precisam ter é com a televisão; saber selecionar os programas que os filhos podem ver, sem violência, sem sexo, sem massificação de consumo, etc. Hoje temos boas tvs religiosas. A televisão tem o seu lado bom e o seu lado mau. Cabe a nós saber usá-la. Uma criança pode ficar até cerca de 700 horas por ano na frente de um televisor ligado. Mais uma vez aqui, é a família que será a única guardiã da liberdade e da boa formação da criança. Os pais precisam saber criar programas alternativos para tirar as crianças da frente da TV; brinquedos, jogos, estórias, etc. Da mesma forma a internet; os pais não podem descuidar dela.

Mas, para levar os filhos para Deus é preciso também saber conquista-los. O que quer dizer isso? Dar a eles tudo o que querem, a roupa da moda, a camisa de marca, o tênis caro…? Não, você conquista o seu filho com aquilo que você é para o seu filho, não com aquilo que você dá a ele. Você o conquista dando-se a ele; dando o seu tempo, o seu carinho, a sua atenção, ajudando-o sempre que ele precisa de você. Saint Exupéry disse no Pequino Príncipe: “Foi o tempo que você gastou com sua rosa que fez ela ser tão importante para você”.

Diante de um mundo tão adverso, que quer arrancar os filhos de nossas mãos, temos de conquistá-los por aquilo que “somos” para eles. É preciso que o filho tenha orgulho de seus pais. Assim será fácil você o levar para Deus. Muitos filhos não seguem os pais até a Igreja porque não foram conquistados pelos pais.

Conquistar o filho é respeitá-lo; é não o ofender com palavras pesadas e humilhantes quando você o corrige; é ser amigo dos seus amigos; é saber acolhe-los em sua casa; é fazer programas com ele, é ser amigo dele.

Enfim, antes de dizer a seu filho “Jesus te ama”, diga-lhe: “eu te amo".

Por: Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 fihos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Conheça mais em www.cleofas.com.br

Campanha Ficha Limpa é classificada como "um sucesso"

De acordo com estimativas do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a primeira mobilização nacional da Campanha Ficha Limpa foi "um sucesso". A iniciativa contou com o apoio dos comitês 9840 espalhados pelo Brasil. Os estados e municípios que atuaram na campanha organizaram ações específicas voltadas para estimular a coleta de assinaturas, bem como esclarecer à população sobre o Projeto de Lei de Iniciativa popular referente à vida pregressa dos candidatos.

Desde segunda-feira, 8, o MCCE recebe formulários enviados de todo o país, resultado dos esforços da primeira mobilização nacional.

No Ceará, o comitê organizado pela Cáritas investiu em coletas itinerantes. Postos foram montados nas cidades de Iguatu, Limoeiro do Norte, Sobral e Tianguá, com o apoio das dioceses do interior. Na capital, Fortaleza, a Cáritas montou um posto de coleta, no Grito dos Excluídos, dia 7.

Em Volta Redonda (RJ) a população participou da campanha. Segundo o militante do Comitê, José Maria, a mobilização foi fundamental para levar ao conhecimento das pessoas as intenções do projeto. "O ganho com essa semana de Mobilização foi que a sociedade tomou conhecimento da Campanha e se empenhou na coleta", disse. "Muita gente pegou uma cópia do formulário para continuar coletando assinaturas em sua família, bairro ou trabalho", completou.

Em Goiás, a mobilização foi organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás (OAB/GO) que, mesmo terminado a primeira campanha de coletas, continua com os postos funcionando normalmente nas salas da OAB, no fórum, na Justiça Eleitoral, no Tribunal de Justiça, e outros. O objetivo é disseminar Comitês 9840 locais nas subseções da OAB em Goiás.

A coleta continua até o MCCE alcançar a meta de 1,3 milhão de assinaturas. Todos os eleitores podem participar, precisando apenas portar título de eleitor. Mais informações: www.mcce.org.br.

Fonte: CNBB

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Pela primeira vez um papa escreve a site de relacionamento

O Papa Bento XVI enviou uma mensagem para os milhares de jovens inscritos no www.xt3.com, site que permite a interação entre os jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude deste ano, em Sydnei. É a primeira vez, na história, que um papa escreve a um site de relacionamento.

Bento XVI recorda que passaram 50 dias da jornada onde celebrou a Eucaristia para cerca 400 mil pessoas no Hipódromo de Randwick. Ele recordou, ainda, a Festa da Natividade de Nossa Senhora, celebrada ontem, 8.

"Fortalecidos pelo Espírito Santo e valentes como Maria, vossa peregrinação de fé enche a Igreja de vida!", assegura o Papa.

O Santo Padre diz aos jovens que visitará a França (Paris e Lourdes) entre 12 e 15 de setembro e pede suas orações: "Peço-vos que vos unais comigo na oração pelos jovens da França. Que todos fiquemos rejuvenescidos pela esperança!".

O diretor do site, Robert Tone, afirma: "Estamos entusiasmados e profundamente honrados por saber da mensagem do Papa. Sua Santidade está demonstrando sua costumeira disponibilidade para utilizar as novas tecnologias em seu desejo de comunicar-se com os jovens".

Desde que lançado, o www.xt3.com, já tem 35 mil inscritos de 170 países. No "Xt3", que significa "Cristo no terceiro milênio", há espaço para postagem de fotos e interação através de fóruns de discussão. Graças à sua dimensão espiritual, oferece recursos para apresentar intenções de oração e a possibilidade de poder receber consulta espiritual com um sacerdote. Também permite que as dioceses criem sua própria página de relacionamento.

Durante as JMJ, Bento XVI se converteu no primeiro papa a utilizar as mensagens de texto dos telefones celulares em formato SMS para a evangelização.

Íntegra da mensagem

"Queridos amigos, há 50 dias, estávamos juntos por ocasião da celebração da missa. Hoje vos saúdo no aniversário de Maria, Mãe da Igreja. Fortalecidos pelo Espírito Santo e valentes como Maria, vossa peregrinação de fé enche a Igreja de vida! Logo visitarei a França. Peço-vos que vos unais comigo na oração pelos jovens da França. Que todos sejamos rejuvenescidos pela esperança!"

Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bento XVI convida os jovens a não se deixarem levar pelos ídolos dos nossos dias

O Santo Padre concluiu ontem à noite a sua visita a Cagliari, capital da Sardenha, encontrando os jovens. No último compromisso oficial, na Praça Carlo Felice, coração da cidade sarda, o pontífice foi acolhido numa atmosfera de grande festa e com um verdadeiro espetáculo, com cantos e danças, protagonizados pelos jovens da Sardenha. O papa dirigiu-lhe um intenso discurso.

Acolhido com grande entusiasmo, o papa retribuiu com manifestação de afeto.

"É uma grande alegria para mim encontrá-los, ao término dessa breve mas intensa visita à bela ilha de vocês. Saúdo a todos com afeto e agradeço-lhes por esse caloroso acolhimento."

"Conheço o entusiasmo de vocês - disse o papa -, os anseios que têm e o empenho que dedicam para atingí-los". Sei, porém, das dificuldades que encontram paraconstruí-los: a chaga do desemprego e da precariedade do trabalho, a emigração, o êxodo das forças mais vicejantes e empreendedoras, com o conseqüente desarraigamento do ambiente, que por vezes comporta danos psicológicos e morais, antes dos sociais. Em seguida, o pontífice voltou a falar dos males do nosso tempo, da sociedade consumista.

"O lucro e o sucesso tornaram-se os novos ídolos diante dos quais se prostram? A conseqüência é apenas valorizar quem - como se costuma dizer - 'fez sucesso' e tem sua 'notoriedade', não certamente quem, com dificuldade, luta a cada dia para sobreviver."

"Corre-se o risco de ser superficial - acrescentou o papa -, de percorrer perigosos atalhos em busca do sucesso, entregando assim a vida a experiências que suscitam satisfações imediatas, mas que são em si mesmas precárias e falazes."

"Cresce a tendência ao individualismo, e quando se se concentra somente sobre si mesmo, se torna inevitavelmente frágil; falta a paciência à escuta, fase indispensável para entender o outro e trabalhar juntos."

Depois, o pontífice fez uma referência a João Paulo II, que em seu discurso aos jovens, em Cagliari, em 1985, quis propor três valores importantes para construir uma sociedade fraterna e solidária. Indicações mais do que nunca atuais também hoje - ressaltou o papa -, que gostaria de retomar evidenciando em primeiro lugar o valor da família, a ser custodiada como "antiga e sagrada herança"; depois, a séria formação intelectual e moral, indispensável para projetar e construir o futuro dos jovens e, por fim, uma fé sincera e profunda, que se torne substância de suas vidas.

"Família, formação e fé. Eis, caros jovens de Cagliari e de toda Sardenha, também eu lhes deixo essas três palavras, três valores a serem tomados como seus, com a luz a e a força do Espírito de Cristo. Nossa Senhora de Bonaria, Padroeira máxima e doce Rainha dos Sardos, conduza-os, proteja-os e os acompanhe sempre."

Fonte: Radio Vaticano

Conheça quatro santos que serão canonizados em 12 de outubro

O Papa Bento XVI canonizará, em 12 de outubro, 4 beatos. As canonizações ocorrerão durante uma Celebração Eucarística na Praça de São Pedro. Entre os novos santos está Afonsa da Imaculada Conceição, a primeira santa da Índia, país que recentemente sofreu com uma onda de perseguição contra os religiosos.

Os outros beatos que serão elevados aos altrares são a suiça Maria Bernarda Butler, evangelizadora do Equador e da Colômbia, a equatoriana Narcisa de Jesús Martillo Morán e o sacerdote italiano Gaetano Errico.

A primeira santa da Índia

Afonsa da Imaculada Conceição (seu nome era Anna Muttathupadathu) foi religiosa da Congregação das Clarissas da Terceira Ordem de São Francisco.

Nasceu em Kudamaloor, Arquidiocese de Changanacherry (estado de Kerala), em 19 de agosto de 1910. Perdeu sua mãe quando bebê, sendo cuidada por uma tia que desejava que Anna se casasse.

Anna, porém, foi firme na decisão de dedicar sua vida por inteiro a Jesus Cristo, a exemplo de Santa Teresa de Lisieux. Ingressou no convento das Franciscanas Clarissas, em Bharananganam, em 2 de agosto de 1928, onde recebeu o nome de Afonsa.

Com saúde delicada, perseverou em sua vocação e compromisso. Após muitas dificuldades, pôde emitir seus votos perpétuos em 12 de agosto de 1936.

Concluiu sua vida entre grandes dores, encomendando serenamente sua alma e pronunciando os nomes de Jesus, Maria e José. Era 28 de julho de 1946. Ela tinha 35 anos.

Foi beatificada por João Paulo II na Índia, em Kottayam, em 8 de fevereiro de 1986.

Uma suíça evangelizadora do Equador e da Colômbia

Maria Bernarda Butler, fundadora das irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, nasceu em Auw, Suíça, em 28 de maio de 1848, em um lar simples, de pais camponeses. Em 1867, ingressou no mosteiro franciscano de Maria Auxiliadora de seu país.

Junto com 6 companheiras, partiu para o Equador em 1888, onde fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, cujo carisma é a extensão do Reino de Deus através das obras de misericórdia.

Sete anos mais tarde, após a perseguição contra religiosos liderada pelo então presidente equatoriano Eloy Alfaro, a Madre Maria Bernarda e suas irmãs abandonaram o país e foram acolhidas em Cartagena pelo então bispo daquela Diocese, Dom Eugenio Biffi.

A Madre Bernarda permaneceu 29 anos em Cartagena, até que morreu em 1924, aos 76 anos.

Narcisita, leiga consagrada equatoriana

Narcisa de Jesús Martillo Morán nasceu em um povoado chamado Nobol da Diocese de Guayaquil, Equador. Seus pais eram agricultores. Foi a sexta de nove filhos. Perdeu a mãe ainda pequena. Gostava muito de costura, ao serviço doméstico, canto e violão.

A busca de uma direção espiritual a levou a mudar-se para Guayaquil quando tinha uns 20 anos onde levava uma vida pobre e se alojava em lugares simples.

Profeta da Misericórdia de Deus

Gaetano Errico nasceu em Secondigliano, nos arredores de Nápoles, em 19 de outubro de 1791, e faleceu nessa localidade em 29 de outubro de 1860.

Como sacerdote, aprendeu a conhecer o coração do ser humano caminhando entre as pessoas que da miséria material caíam na miséria moral: visitava os enfermos terminais no hospital napolitano dos "Incuráveis" e os prisioneiros.

Fonte: Canção Nova

Receita libera consultas ao 4º lote do IR

Dinheiro estará disponível para saque no dia 15 de setembro.
Lote inclui 1,27 milhão de pessoas e somará R$ 1,2 bilhão.

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (8), às 8h, as consultas ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2008, ano-base 2007. Cerca de 1,27 milhão de pessoas estão incluídas neste lote.

O total liberado no quarto lote é de R$ 1,2 bilhão. O dinheiro estará disponível para saques na segunda-feira da próxima semana, 15 de setembro. Os valores virão corrigidos em 4,93%.

As consultas poderão ser feitas na página da Receita na internet ou pelo telefone 146. Para saber se está no lote, o contribuinte deverá informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

As restituições são pagas pela Receita Federal em sete lotes, entre junho e dezembro de cada ano, sendo um por mês. Os próximos lotes serão pagos nas seguintes datas: 15 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro. As consultas são liberadas cerca de uma semana antes.

Segundo a Receita, recebe primeiro a restituição quem mandou a declaração mais cedo pela internet, sem erros ou omissões.

Fonte: G1