sábado, 24 de agosto de 2013

Liturgia Diária



São Bartolomeu, apóstolo – Sábado 24/08/13
Conheça a história de São Bartolomeu
Primeira Leitura (Ap 21,9-14)

Leitura do Apocalipse de São João.

9Um anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Liturgia Diária




Santa Rosa de Lima – Sexta-feira 23/08/13
Conheça a história de Santa Rosa de Lima
Primeira Leitura (Rt 1,1.3-6.14b-16.22)

Início do Livro de Rute.

1No tempo em que os juízes governavam, houve uma fome no país e um homem de Belém de Judá foi morar nos campos de Moab com sua mulher e seus dois filhos. 3Entretanto, morreu Elimelec, marido de Noemi, e esta ficou sozinha com seus dois filhos. 4Eles casaram-se com mulheres moabitas, uma das quais se chamava Orfa, a outra, Rute. E ali permaneceram uns dez anos. 5Depois morreram também os dois, Maalon e Quelion e a mulher ficou só, sem os dois filhos e sem o marido. 6Então ela se dispôs a voltar do campo de Moab para a sua pátria com as duas noras, porque tinha ouvido dizer que o Senhor havia olha­do para o seu povo, e lhe tinha dado alimentos.
14bOrfa beijou sua sogra e partiu. Rute, porém, ficou com Noemi. 15Esta disse-lhe: “Olha, tua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Vai com ela”. 16Mas Rute respondeu: “Não insistas comigo para que te deixe e me afaste de ti. Porque para onde fores irei contigo, onde pousares, lá pousarei eu também. Teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus”. 22Assim Noemi voltou dos campos de Moab, acompanhada de sua nora Rute, a moabita. Regressaram a Belém, quando começava a colheita da cevada.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Liturgia Diária




Nossa Senhora Rainha – Quinta-feira 22/08/13
Primeira Leitura (Jz 11,29-39a)

Leitura do Livro dos Juízes.

Naqueles dias, 29o espírito do Senhor veio sobre Jefté e ele, atravessando Galaad e Manas­sés, passou por Masfa e Galaad e de lá marchou contra os filhos de Amon. 30E Jefté fez um voto ao Senhor, dizendo: “Se entregares os amonitas em minhas mãos, 31a primeira pessoa que sair da porta de minha casa para vir ao meu encontro, quando eu voltar vencedor sobre os amonitas, pertencerá ao Senhor e eu a oferecerei em holocausto”.
32Jefté passou às terras dos amonitas para combater contra eles, e o Senhor entregou-os em suas mãos. 33E Jefté fez uma grande mortandade em vinte cidades, desde Aroer até a entrada de Menit e até Abel-Carmim, e assim os filhos de Amon foram subjugados pelos filhos de Israel.
34Quando Jefté voltou para sua casa em Masfa, sua filha veio-lhe ao encontro, dançando ao som do tamborim. Era a sua única filha, pois não tinha mais filhos. 35Ao vê-la, rasgou as vestes e bradou: “Ai, minha filha, tu me prostraste de dor! És a causa da minha desgraça! Pois fiz uma promessa ao Senhor e não posso voltar atrás”.
36Então ela respondeu: “Meu pai, se fizeste um voto ao Senhor, trata-me segundo o que prometeste, porque o Senhor concedeu que te vingasses de teus inimigos, os amonitas”. 37Depois disse ao pai: “Concede-me apenas o que te peço: deixa-me livre dois meses para ir vagar pelos montes com minhas companheiras e chorar a minha virgindade”.
38“Vai, respondeu ele. E deixou-a partir por dois meses. Ela foi com suas companheiras chorar pelos montes a sua virgindade. 39aPassados os dois meses, voltou para o seu pai e ele cumpriu o voto que tinha feito.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

De volta ao passado: Lindoya o primeiro centro comercial de Conquista

No início dos anos 50, no trecho baixo da “Rua Grande”, no centro da atual “Praça Barão do Rio Branco”, foi construído por Vespsiano Dias e adquirido por Nelson Gusmão Cunha o edifício “Lindoya”, constituído de espaço de lazer, salas comerciais e de serviços médicos e odontológicos, posto de gasolina e mais tarde agência de passagens de transporte rodoviário. Foi destruído pelo ex-prefeito Pedral Sampaio na sua segunda administração em meados dos anos 80.

No primeiro piso funcionou o ponto de vendas de passagens da Etmisa, uma empresa de ônibus intermunicipal. Funcionou ainda o “Bar Pinguim” (primeiro de Valdemir Pinto, conhecido como “Mimi”; depois, de Otaviano Gonçalves), onde os frequentadores podiam saborear o famoso “coquinho” (coco com cachaça). Na entrada princpal funcionava a Sorveteria de Manoelito Sales, depois o bar de Edson Fernandes Amaral e, por fim, a lanchonete de Hercílio Ferraz Flores. Ao lado, funcionou a “Loteba” (Loteria da Bahia), que, em Conquista, estava sob a responsabilidade da irmã do jogador de futebol Naldo.


No segundo piso funcionou os consultórios dos dentistas Parmênio Ferreira, Lauro Araripe e Lia Rocha e do protético Miro (que morava na Rua Rotary Club, próximo à casa de Jaimilton Gusmão). Depois, Franklin Ferraz Neto, antes de se tornar juiz do Trabalho, montou escritório de advocacia neste andar. Lá também funcionou o jornal “Fifó”, redigido pelo advogado Ruy Medeiros.

No fundo, existia um posto de gasolina, com uma cobertura em formato da letra Y, a princípio era de propriedade de Nelson Gusmão, depois passou para Edmundo Ladeia, “Zé Variado” e, por fim, para “Bira Bigode”. Algum tempo depois o Lindoya ficou conhecido como “Poleiro” (porque na antiga confeitaria funcionava um espaço gourmet que servia “galetos” assados), pertencente a Gilberto Gusmão.



Fonte: Taberna da História

Liturgia Diária



São Pio X – Quarta-feira 21/08/13
Primeira Leitura (Jz 9,6-15)

Leitura do Livro dos Juízes.

Naquele tempo, 6todos os habitantes de Siquém e os de Bet-Melo se reuniram junto a um carvalho que havia em Siquém e proclamaram rei a Abimelec. 7Informado disso, Joatão foi postar-se no cume do monte Garizim e se pôs a gritar em alta voz, dizendo: “Ouvi-me, moradores de Siquém, e que Deus vos ouça.
8Certa vez as árvores resolveram ungir um rei para reinar sobre elas, e disseram à oliveira: ‘Reina sobre nós’. 9Mas ela respondeu: ‘Iria eu renunciar ao meu azeite, com que se honram os deuses e os homens, para me balançar acima das árvores?’
10Então as árvores disseram à figueira: ‘Vem e reina sobre nós’. 11E ela lhes respondeu: ‘Iria eu renunciar à minha doçura e aos saborosos frutos, para me balançar acima das outras árvores?’
12As árvores disseram então à videira: ‘Vem e reina sobre nós’. 13E ela lhes respondeu: ‘Iria eu renunciar ao meu vinho, que alegra os deuses e os homens, para me balançar acima das outras árvores?’
14Por fim, todas as árvores disseram ao espinheiro: ‘Vem tu reinar sobre nós’. 15O espinheiro respondeu-lhes: ‘Se deveras me constituís vosso rei, vinde e repousai à minha sombra; mas se não o quereis, saia fogo do espinheiro e devore os cedros do Líbano!’


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tâmara e Fábio: Parabéns pelo Bebê!


Acaba de nascer uma luz; 
Uma luz de novos planos e de novos momentos.
Essa luz está cheia de encantos, cheio de magias, cheio de vida.
Esta luz é o fruto de dois corações, é o mais novo ser do mundo. 

Um ser lindo, tão pequeno...
Anjinho... Que veio para ensinar o que é amor.

Anjinho, que veio para amar e ser amado.
Anjinho cheio de glória, cheio de benção.
A partir de agora esse anjinho vai aprender como saber viver no amor, 
aprender os passos para chegar até a felicidade.

Seja bem vinda essa luz que acaba de nascer.
E aos guardiões dessa luz nós desejamos:
Parabéns pela chegada de Amora

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos

Liturgia Diária




São Bernardo – Terça-feira 20/08/13
Primeira Leitura (Jz 6,11-24a)

Leitura do Livro dos Juízes.

Naqueles dias, 11veio o anjo do Senhor e sentou-se debaixo de um carvalho que havia em Efra, e pertencia a Joás, da família de Abiezer. Gedeão, seu filho, estava sacudindo e limpando o trigo na eira, para o esconder dos madianitas, 12quando o anjo do Senhor lhe apareceu e disse: “O Senhor está contigo, valente guerreiro!”
13Gedeão respondeu: “Se o Senhor está conosco, peço-te, Senhor, que me digas por que nos aconteceu tudo isto? Onde estão aquelas tuas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: ‘O Senhor nos tirou do Egito’? Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos dos madianitas”. 14Então o Senhor voltou-se para ele e disse: “Vai, e com essa força que tens livra Israel da mão dos madianitas. Sou eu que te envio”. 15Gedeão replicou-lhe: “Dize-me, te peço, meu Senhor, como poderei eu libertar Israel? Minha família é a mais humilde de Manassés, e eu sou o último na casa de meu pai”.
16O Senhor lhe respondeu: “Eu estarei contigo, e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem”. 17E Gedeão prosseguiu: “Se achei graça diante de ti, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo. 18Não te afastes daqui, até que eu volte, com uma oferenda para te apresentar”.
E o Senhor respondeu: “Ficarei aqui até voltares”. 19Gedeão retirou-se, preparou um cabrito e, com uma medida de farinha, fez pães ázimos. Pôs a carne num cesto e o caldo numa vasilha, levou tudo para debaixo do carvalho e lhe apresentou.
20O anjo do Senhor lhe disse: “Toma a carne e os pães ázimos, coloca-os sobre esta pedra e derrama por cima o caldo”. E Gedeão assim fez. 21O anjo do Senhor estendeu a ponta da vara que tinha na mão e tocou na carne e nos pães ázimos. Levantou-se então um fogo da pedra e consumiu a carne e os pães. E o anjo do Senhor desapareceu da sua vista.
22Percebendo que era o anjo do Senhor, Gedeão exclamou: “Ai de mim, Senhor Deus, porque vi o anjo do Senhor face a face!” 23Mas o Senhor lhe disse: “A paz esteja contigo, não tenhas medo: não morrerás!” 24aEntão Gedeão construiu ali mesmo um altar ao Senhor e o chamou: “O Senhor é paz”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cinthia: Toda felicidade do mundo para você!!


Nesta data mais que especial,
Desejamos 3 coisas a você Cinthia.
Tudo... e Nada...

Tudo que te faça feliz.
Nada que te faça sofrer.
E nosso terceiro desejo é Que você...
Presenteie este dia com sorrisos,
A semana com alegrias,
Os anos com prosperidades,
E a vida com esperança e FÉ!
Feliz Aniversário!

Uma mensagem do
Grupo Novos Amigos

Liturgia Diária




20ª Semana Comum – Segunda-feira 19/08/13
Primeira Leitura (Jz 2,11-19)

Leitura do Livro dos Juízes.

Naqueles dias 11os filhos de Israel fizeram o que desagrada ao Senhor, servindo a deuses cana­neus. 12Abandonaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito, e seguiram outros deuses dos povos que em torno deles habitavam, e os adoraram, provocando assim a ira do Senhor.
13Afastaram-se do Senhor, para servir a Baal e a Astarte. 14Por isso acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou nas mãos dos salteadores que os saqueavam, e os vendeu aos inimigos que habitavam nas redondezas. E eles não puderam resistir aos seus adversários. 15Em tudo o que desejassem empreender, a mão do Senhor estava contra eles para sua desgraça, como lhes havia dito e jurado. A sua aflição era extrema.
16Então o Senhor mandou-lhes juízes, que os livrassem das mãos dos saqueadores. 17Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir, e continuavam a prostituir-se com outros deuses, adorando-os. Depressa se afastaram do caminho seguido por seus pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles.
18Sempre que o Senhor lhes mandava juízes, o Senhor estava com o juiz, e os livrava das mãos dos inimigos enquanto o juiz vivia, porque o Senhor se deixava comover pelos gemidos dos aflitos. 19Mas, quando o juiz morria, voltavam a cair e portavam-se pior que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não desistiram de suas obras perversas nem da sua conduta obstinada.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

domingo, 18 de agosto de 2013

Liturgia Diária



Assunção de Nossa Senhora – Domingo 18/08/13
Primeira Leitura (Ap 11,19a; 12,1.3-6a.10ab)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

19aAbriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a Arca da Aliança.
12,1Então apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.
3Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher, que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse.
5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono.
6aA mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar.
10abOuvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.