sábado, 20 de julho de 2013

Feliz Dia do Amigo - Gesto de amigo


Nesta vida inteira vi muitas definições de "amigo"
 nenhuma tão verdadeira quanto esta,
que tenho agora comigo.

Não foi uma definição escrita, lida, ou mesmo falada.
Foi sua atitude bonita, sem ter pedido nada.

Não poupou as palavras, ditas com sinceridade.
Foi leal, foi fiel, sem nenhuma maldade.

Abusou da franqueza dizendo o que achou que devia,
mas mantendo a fineza, que uma dama merecia.

Mostrou-me o caminho que eu não deveria tomar,
pois, como um pássaro cego, eu tentava voar.

Na profundidade desse seu gesto, pude compreender:
Você sabia muito mais de mim, do que eu deveria saber.

E nesse seu ombro amigo eu pude, inteira, me apoiar.
Eu que só queria sua mão para segurar.

Para "amigo" não busco mais nenhuma definição,
porque carrego esse seu gesto bem guardado no coração.

Feliz Dia do Amigo!
Uma homenagem do Grupo Novos Amigos

Liturgia Diária




15ª Semana Comum – Sábado 20/07/13
Primeira Leitura (Êx 12,37-42)
Naqueles dias, 37 os filhos de Israel partiram de Ramsés para Sucot. Eram cerca de seiscentos mil homens a pé, sem contar as crianças. 38 Além disso, uma multidão numerosa subiu com eles, assim como rebanhos consideráveis de ovelhas e bois.
39 Com a massa trazida do Egito fizeram pães ázimos, já que a massa não pudera fermentar, pois foram expulsos do Egito, e não tinham podido esperar, nem preparar provisões para si.
40 A permanência dos filhos de Israel no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. 41 No mesmo dia em que se concluíam os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito. 42 Aquela foi uma noite de vigília para o Senhor, quando os fez sair da terra do Egito: essa noite em honra do Senhor deve ser observada por todos os filhos de Israel em todas as suas gerações.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

No Twitter, Papa Francisco 'conta os dias' para o início da jornada no Rio


O Papa Francisco enviou nesta sexta-feira (19) uma nova mensagem por meio de sua conta no Twitter (@pontifex) aos jovens católicos que participarão no Rio de Janeiro da Jornada Mundial da Juventude.

"Jovens amigos, tantos de vocês já chegaram ao Rio e muitos outros estão chegando nestas horas. Faltam apenas três dias para nos vermos", disse o Papa na versão em português de seu perfil, que ao todo soma mais de 2,8 milhões de seguidores.

A conta @pontifex, aberta por Bento XVI em 12 de dezembro de 2012, é escrita em nove idiomas: espanhol, inglês, português, italiano, francês, alemão, latim, polonês e árabe.

Fonte: G1

Liturgia Diária

15ª Semana Comum – Sexta-feira 19/07/13
Primeira Leitura (Êx 11,10–12,14)
Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias, 11,10 Moisés e Aarão realizaram muitos prodígios diante do Faraó; mas o Senhor endureceu o coração do Faraó, e ele não deixou que os filhos de Israel saíssem da sua terra.
12,1 O Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito: 2 “Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano. 3 Falai a toda a Comunidade dos filhos de Israel, dizendo: ‘No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro por casa. 4 Se a família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas.
Deveis calcular o número de comensais, conforme o tamanho do cordeiro. 5 O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro, como um cabrito: 6 e deveis guardá-lo preso até o dia catorze deste mês. Então toda a Comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde.
7 Tomareis um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerdes. 8 Comereis a carne nessa mesma noite, assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas. 9 Não comereis dele nada cru, ou cozido em água, mas assado ao fogo, inteiro, com cabeça, pernas e vís­ceras. 10 Não deixareis nada para o dia seguinte: o que sobrar devereis queimá-lo ao fogo.
11 Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às pressas, pois é a páscoa, isto é, a Passagem do Senhor! 12 E naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra todos os deuses do Egito, eu, o Senhor.
13 O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora, quando eu ferir a terra do Egito. 14 Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua’”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Vitória da Conquista em 1987



Carolina Bittencourt postou nas ultimas semanas alguns videos nas redes sociais com imagens da nossa Vitória da Conquista. São imagens amadoras do ano de 1987 que valem a pena recordar a nossa pacata e querida Jóia do Sertão Baiano.

Ruas, casas, carros, musicas, detalhes que  transformaram um simples video amador em um momento fantástico de recordação.

Parabéns por compartilhar com todos nós esses momentos.

 
 
 
 
TÚNEL DO TEMPO: Conquista de 1987 registrada em vídeo amador
A sensibilidade de quem registra momentos históricos é uma condição de poucos, que ao final das contas, acaba beneficiando a todos. O saudosismo ou querer retomar momento do passado em imagem e vídeo é um sentimento comum e em Vitória da Conquista um fragmento de tempo em dois vídeos baixados no youtube, está oferecendo a muita gente um momento de rara recordação, em filmagem amadora de 1987, segundo informa a gravação, realizada no mês de julho, em um final de semana ignorado.

O casal, com o filho em cadeirinha especial no banco de trás, transita algumas vias importantes do centro da cidade. Não se sabe qual a intenção da filmagem, sua finalidade, ou mesmo se era apenas a utilização sem propósito de um equipamento de vídeo que para a época se tratava de luxo para poucos. Mas o importante é que dotada de um espírito de compartilhamento e decência com a história da cidade, a filha do casal, Carolina Miranda Bittencourt, resolveu postar o vídeo pra lá de surpreendente no youtube, para deleite dos tantos conquistenses que viveram aqueles tempos..

Fuscas, Fiats 147, Chevettes, Opalas, Paratis, escorts são os automóveis mais vistos nas vias por onde trafega o cinegrafista amador, nos idos de 1987, ao lado de sua família, passando do bairro Guarani rumo ao centro da cidade, revelando um cenário de época que surpreende a todos por outros tantos detalhes, como pontos comerciais, veículos, pessoas, vestimentas, propagandas, numa linguagem guardada em um compartimento de tempo que apenas o imaginário não ajudaria a reproduzir.

Ao fundo dos vídeos a trilha sonora despropositada com canções de sucesso do momento, em sintonia de rádio local, que colaboram mais ainda para o recorte de tempo, com canções como “Amanheci sozinho” do Roupa Nova, acompanhada por outro hábito perdido ao longo do tempo, o de assoviar.

O passeio familiar acontecia em final de semana, com lojas fechadas, mas com um movimento de trânsito considerável. O trajeto traz recordações da loja 11 do Superlar; circula a avenida Régis Pacheco e chega ao “Bigode de Pedral” e Cofet, para em seguida chegar a uma Lauro de Freitas irreconhecível, com poucos ônibus da Conquistense disponíveis. Na 2 de Julho registram-se alguns casarões ainda conservados e logo depois a praça Caixeiros Viajantes, onde se abrem Banco do Brasil, Banco Econômico e tantos outros detalhes daquela Conquista.

No segundo vídeo, um outro fator visível, nos momentos em que a câmera consegue expandir a imagem da cidade, e a conservação da Serra do Peri Peri, com quase nenhuma moradia, ao menos nos pontos onde se avista a serra. Também pode ser visto o Centro de Cultura recém inaugurado, o “lojão” da Superlar, a praça Guadalajara da Escola Normal e depois o casal estaciona brevemente na praça do Gil, que viria a ser palco da grande micaretas. Os cinegrafistas amadores seguem a Vivaldo Mendes e passam pela panificadora Recreio, atual Chame Chame e já entrando na Coronel Gugé se deparam com a Arapuã, até seguir à praça Tancredo Neves.

O cenário político também era de mudanças, quando o prefeito municipal era Hélio Ribeiro, que comandou a cidade no lugar de José Pedral Sampaio, que asumiu a Secretaria de Transportes do Governo Waldir Pires. No país, outros fatos importantes aconteciam: a instalação da Assembleia Nacional Constituinte; lançamento do Plano Bresser; candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República; Nelson Piquet torna-se o tricampeão mundial de Fórmula 1 e Brasília é declarada como Partimônio Cultural da Humanidade.
Texto extraído do Blog do Fábio Sena

Liturgia Diária




15ª Semana Comum – Quinta-feira 18/07/13
Primeira Leitura (Êx 3,13-20)
Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor no meio da sarça, 13 Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’ o que lhes devo responder?”
14 Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu sou enviou-me a vós’”.
15 E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração. 16 Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu-me, dizendo: Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito. 17 E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel.
18 Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe direis: O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. E, agora, temos de ir, a três dias de marcha no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus’.
19 Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir, se não for obrigado por mão forte. 20 Por isso, estenderei minha mão e castigarei o Egito com toda a sorte de prodígios que vou realizar no meio deles. Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Família, célula mater em debate no 18º ENA - Por Ezequiel Sena

Um bom encontro insinua aproximação mútua, requer cuidados de quem prepara e gestos firmes de quem coordena. Nem que eu consumisse todo o meu estoque de adjetivos – que não é grande coisa – não conseguiria expressar o que aprendi ao participar, semana passada, (06 a 12), do 18º ENA – Encontro Nacional do Movimento Familiar Cristão realizado em nossa cidade. Todavia, tinha consciência de estar compartilhando de um momento histórico, especial e inesquecível em Vitória da Conquista (BA). A responsabilidade de organizar um evento desta grandeza, para receber quase 500 pessoas do Brasil inteiro, não é coisa tão simples, exige planejamento, esforço, dedicação e muita disponibilidade das pessoas envolvidas. E o mais curioso disso, é que todos aqueles que aqui vieram ficaram hospedados nas casas dos emefecistas conquistenses.
.
Para se ter ideia, logo na abertura, dia 06, já se notava a distinção do 18º ENA. Além das lideranças encontristas, autoridades e representantes da sociedade civil prestigiaram o Evento, e aplaudiram de pé a apresentação das caravanas na quadra poliesportiva do Ginásio das Sacramentinas; com a Banda de Música da Policia Militar entoando os hinos Nacional, Estadual e da Cidade, enquanto um pelotão de estudantes da PM perfilava com as Bandeiras dos Estados. Em seguida, o desfile das delegações, um belo espetáculo, parecido com a cerimônia de abertura de uma olimpíada. E à noite, ainda, no auditório do Colégio, a celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Dom Luiz Gonzaga da Silva Pepeu.
.
Mas, para que tudo saísse dentro do planejado, segundo seus organizadores, os preparativos foram traçados desde julho 2010, após o encerramento do 17º ENA, em Vila Velha (ES), mesmo porque, os Encontros Nacionais têm a periodicidade de três anos e se constituem em necessidades absolutas para a existência do MFC. “Reuniões mensais, muita dedicação, doação e disponibilidade foram os ingredientes indispensáveis para a realização deste ENA”, garante o coordenador da Equipe de Comunicação, Rubens Carvalho.
.
Já as palestras, os debates e demais atividades começaram no domingo, (07), com todas as estruturas montadas no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima e, simultaneamente, na Escola Normal (Instituto de Educação Euclides Dantas), espaço adequado para a alocação das comunidades.
.
Bem sugestivo, e muito importante para o momento atual que vivemos, foi a escolha do tema “Famílias: abram os olhos para os desafios do século XXI”, cujo lema é: “Eu vim para que todos tenham vida, vida em abundância (Jo. 10,10)”. A Coordenação Nacional do MFC afirma que este Encontro tem como objetivo principal criar espaços de debates e reflexões sobre a ‘instituição família’, já que no mundo atual ela atravessa um estranho turbilhão de ofertas e facilidades que cria apenas expectativas, mas não dá sustentabilidade nem padrões afetivos de convivência.
.
Como participante, estou convicto de que os debates produziram respostas significativas para o resgate dos valores da ‘cédula mater, a família’ atualmente tão desgastados. Creio, também, devido o voluntariado e a receptividade dos conquistenses, este Evento serviu de modelo para o próximo, em 2016, na cidade de Maringá (PR). E, se Deus permitir, estaremos lá!

Por Ezequiel Sena

Liturgia Diária



Santo Inácio de Azevedo e Comps. Mts. – Quarta-feira 17/07/13
Primeira Leitura (Êx 3,1-6.9-12)
Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias, 1 Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Levou um dia, o rebanho deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb. 2 Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia, e disse consigo: 3 “Vou aproximar-se desta visão extraordinária, para ver por que a sarça não se consome”. 4 O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar e chamou-o do meio da sarça dizendo: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou”. 5 E Deus disse: “Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”. 6 E acrescentou: “Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus. 9 E agora, o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e vi a opressão que os egípcios fazem pesar sobre eles. 10 Mas vai, eu te envio ao Faraó, para que faças sair do Egito o meu povo, os filhos de Israel”. 11 E Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ao Faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egito?” 12 Deus lhe disse: “Eu estarei contigo; e este será o sinal de que fui eu que te enviei: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Liturgia Diária



Nossa Senhora do Carmo – Terça-feira 16/07/13
Primeira Leitura (Zc 2,14-17)
Leitura do Profeta Zacarias.
14 “Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15 Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti.
16 O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17 Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Liturgia Diária

São Boaventura – Segunda-feira 15/07/13
Primeira Leitura (Êx 1,8-14.22)
Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias, 8 surgiu um novo rei no Egito, que não tinha conhecido José, 9 e disse a seu povo: “Olhai como o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós. 10 Vamos agir com prudência em relação a ele, para impedir que continue crescendo e, em caso de guerra, se una aos nossos inimigos, combata contra nós e acabe por sair do país”.
11 Estabeleceram inspetores de obras, para que o oprimissem com trabalhos penosos; e foi assim que ele construiu para o Faraó as cidades-entrepostos de Pitom e Ramsés. 12 Mas, quanto mais o oprimiam, tanto mais se multiplicava e crescia.
13 Obcecados pelo medo dos filhos de Israel, os egípcios impuseram-lhes uma dura escravidão. 14 E tornaram-lhes a vida amarga pelo pesado trabalho da preparação do barro e dos tijolos, com toda espécie de trabalhos dos campos e outros serviços que os levavam a fazer à força.
22 O Faraó deu esta ordem a todo o seu povo: “Lançai ao rio Nilo todos os meninos hebreus recém-nascidos, mas poupai a vida das meninas”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

domingo, 14 de julho de 2013

Liturgia Diária



15ª Domingo do Tempo Comum – Domingo 14/07/13
Primeira Leitura (Dt 30,10-14)
Livro do Deuteronômio:
Moisés falou ao povo, dizendo: 10 Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus mandamentos e preceitos, que estão escritos nesta lei. Converte-te para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma.
11 Na verdade, este mandamento que hoje te dou não é difícil demais, nem está fora do teu alcance. 12 Não está no céu, para que possas dizer: ‘Quem subirá ao céu por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?’
13 Nem está do outro lado do mar, para que possas alegar: ‘Quem atravessará o mar por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?’
14 Ao contrário, esta palavra está ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.