sábado, 10 de janeiro de 2009

Vestibular UESB começa neste domingo

Neste domingo, o sonho de mais de 14 mil candidatos a uma vaga no ensino superior será colocado à prova. Chegou o momento de fazer uso de todo o conhecimento acumulado, não apenas ao longo do ano, mas de toda uma vida de estudo. O Vestibular é a fronteira que separa o estudante da tão desejada carreira, fruto de planos pessoais e coletivos. Exatamente 1786 pessoas atravessarão essa fronteira em 2009 e terão o privilégio de estudar na Uesb, a Universidade mais premiada da Bahia.

Para ser um dos felizardos, procure dormir cedo. Antes de se deitar, relembre os cuidados que deve ter, certifique-se do local da prova e cheque tudo o que tem que levar no dia seguinte: caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto, borracha, apontador, carteira de identidade original ou equivalente, comprovante de inscrição, água, chocolate, barra de cereal, enfim, todos os itens que julgar necessários para sua comodidade. Lembre-se de que celulares, relógio digital, pager, walkman, diskman, gravador, laptop, calculadora, agenda eletrônica e objetos afins estão terminantemente proibidos nos locais de prova.

Não esqueça de que é preciso chegar no horário. Para isso, procure sair de casa com pelo menos uma hora de antecedência em relação ao horário de abertura dos portões, que será às 7h30min. Dessa forma, você evita os transtornos do trânsito e eventuais imprevistos. Para quem depende do transporte coletivo, a frota de ônibus será reforçada em Vitória da Conquista, cidade que vai receber o maior número de candidatos. Sem dúvida, o sacrifício de acordar mais cedo vale a pena. Afinal, ninguém vai querer ser eliminado logo no portão de entrada, não é?

Não se preocupe com a concorrência. Procure fazer o seu melhor, explorar todo o seu potencial. No domingo, as provas serão de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação. Esteja atento às novas regras ortográficas, mas só as utilize se tiver absoluta convicção. Caso contrário, escreva como se elas não existissem, pois o novo acordo ortográfico, embora já em vigor, tem um período de adaptação que vai até 2012. Não fuja ao seu estilo de escrever e confira atentamente o rascunho antes de passar o texto para a folha definitiva. Se ainda não assistiu aos filmes, nem leu os livros que serão cobrados no decorrer das questões de Língua Portuguesa, ainda dá tempo de ler, pelo menos, os resumos das obras. Afinal, uma questão pode significar a diferença entre comemorar o ingresso na Universidade e a decepção de ter que esperar mais um ano.

Na segunda-feira, será a vez de responder às questões de Matemática, História e Geografia; na terça, último dia do Vestibular, as provas serão de Biologia, Física e Química. Uma maratona e tanto! Mas, certamente, você que se preparou bem, está apto a enfrentá-la e fazer parte da família Uesb. Por isso, aqui vai o nosso desejo de boa sorte, muita tranqüilidade, concentração e sucesso, não somente nos próximos dias 11, 12 e 13, mas ao longo de toda a sua caminhada.

CONCORRÊNCIA - O curso mais concorrido é o de Medicina, com uma média de 83,26 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido é o de Direito, com 19,08 candidatos por vaga, seguido por Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, com uma média de 13 candidatos por vaga. Os cursos menos concorridos são Letras e Inglês, com 3,43 candidatos por vaga, e Zootecnia, com 1,31 candidato por vaga

Por Patrício Ribeiro
Fonte: Uesb

Sociedade - 2009: a oportunidade de educar

Em todo o planeta, milhões de crianças condenadas à pobreza vêem seu horizonte limitado pela incapacidade e desinteresse dos governantes. Relatório da UNESCO aponta as profundas e persistentes desigualdades no campo da educação. Um novo ano abre espaços para redobrado esforço de transformação social.

Mundos desiguais

No dia 25 de novembro de 2008, durante a Conferência Internacional de Educação, em Genebra, Suíça, foi divulgado o Relatório mundial de educação para todos 2009, denunciando o efeito conjugado da indiferença política, das políticas nacionais ineficientes e das promessas jamais cumpridas. Nas palavras de Koichito Matsuura, Diretor geral da UNESCO, “quando os sistemas financeiros desmoronam, as conseqüências são evidentes e os governos agem; quando os sistemas educacionais fracassam, as conseqüências são menos visíveis, mas igualmente reais. A desigualdade de oportunidades na educação alimenta a pobreza, a fome e a mortalidade infantil, reduzindo as perspectivas de crescimento econômico. Por isso, os governos devem agir com o máximo sentimento de urgência.”

O texto recorda o amplo fosso que separa as nações ricas das nações pobres em relação às chances de instrução. São cifras que dispensam comentários:

- Nos países em desenvolvimento, 1/3 das crianças em idade escolar [193 milhões de crianças] sofre de lesões cerebrais e de reduzidas perspectivas de educação em conseqüência da desnutrição. Ao Sul da Ásia, esse número supera os 40%, pois o crescimento econômico não chegou às camadas mais pobres.

- 75 milhões dessas mesmas crianças não são escolarizadas. Mais de 1/3 delas vive na África sub-saariana. Ali, apenas 5% dos estudantes chegam ao nível universitário.

- No Peru e nas Filipinas, as crianças que pertencem à faixa dos 20% mais pobres são contempladas com 5 anos de escola a menos que os filhos das famílias mais ricas.

Na prática, as desigualdades não se reduzem ao econômico. Vários outros handicaps selecionam previamente aquelas crianças que terão as melhores oportunidades: sexo (com vantagem para os homens), língua, pertença étnica e meio (com desvantagem para a população rural).

Horizontes perdidos

Muitas das metas que foram estabelecidas para o ano 2015 não serão atingidas. Elas tinham seu foco na proteção da primeira infância, na universalização do ensino primário, na igualdade entre os sexos, na alfabetização e na qualidade da educação. O Relatório registra que milhões de crianças abandonam a escola sem concluir o ciclo primário. 776 milhões de analfabetos – 16% da população mundial - não foram beneficiados pelas medidas governamentais.

Quase sempre, é a má qualidade do ensino que leva os alunos a deixarem a escola sem ter adquirido um mínimo de competência em leitura e cálculo. Entre os países mais atrasados no nível secundário, encontram-se Brasil, Indonésia e Tunísia. Só com maciços investimentos esta situação pode ser transformada, diz o Relatório. Só a África ao sul do Saara exigiria nada menos que 3,8 milhões de professores!

No Brasil, das nove submetas educacionais fixadas para 2007, apenas quatro foram atingidas. Mais de 85% dos estudantes terminaram o ano sem adquirir os conteúdos de Matemática propostos. No ensino médio, menos de 50% dos estudantes conseguem formar-se até os 19 anos de idade. Na Região Norte, apenas 3,1% dos alunos do 3º ano do ensino médio atingiram as metas desejadas.

Esperanças latinas

Segundo a UNESCO, um exemplo promissor vem da América Latina. Vários países da região introduziram programas de bolsas dirigidas para famílias carentes, sob a condição de freqüência à escola e acompanhamento sanitário. O programa “Oportunidades” [ver www.oportunidades.gob.mx], um dos mais ambiciosos, aplicado no México, já está sendo transplantado experimentalmente para Nova Iorque.

Graças a ele, cinco milhões de mulheres pobres recebem melhor assistência médica e detectam precocemente suas enfermidades. Na área rural, a participação de crianças no trabalho agrícola foi reduzida em 53%, proporcionando tempo para a freqüência escolar. Os bons resultados despertaram a atenção de Fernando Lugo Méndez, o novo presidente do Paraguai, que em sua recente visita ao México quis conhecer de perto o Programa.

Educação em tempos de crise

A crise financeira iniciada em 2008 pode agravar a situação, pois os compromissos internacionais em relação à educação já não vinham sendo respeitados. O Relatório da UNESCO fala em “fracasso coletivo” da comunidade de doadores. Avalia-se em no mínimo 7 bilhões de dólares/ano o déficit de investimentos necessários à educação de base até 2015. As doações ficaram estagnadas em 2004, e a promessa feita em 2005 – uma ajuda de 50 bilhões de dólares – revela-se insuficiente diante da realidade atual.

Entretanto, a sociedade não pode ficar apenas na dependência de decisões governamentais. Faz tempo que as famílias abdicaram da educação de seus filhos como tarefa prioritária e transferiram as responsabilidades para setores do governo. Na visão de Jaime Pinsky, historiador da UNICAMP, “educar não é natural, é histórico. Um animal é treinado, desde seus primeiros dias de vida, a caminhar, escavar, fugir ou caçar, para sobreviver. Os pais de um ser humano freqüentemente não têm a competência para habilitá-lo no exercício de sobrevivência: eles mesmos não sabem plantar, colher, coletar, construir abrigos ou costurar roupas. Acabam terceirizando o processo de ensino, entregando seus filhotes em idade cada vez menor a escolas, creches ou outras instituições educacionais”.

De qualquer modo, o novo ano abre-se como um novo horizonte para a sociedade agir junto a crianças e jovens a partir de seus valores, crenças e padrões de comportamento. E o que está em jogo é nada menos que o futuro da humanidade.

Fonte: O Lutador/Catolicanet

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Encontro será antídoto contra ataques às famílias, diz Dom Rafael

Entre os dias 13 e 18 de janeiro, a Cidade do México, considerada a maior cidade do mundo, sediará o VI Encontro Mundial das Famílias. O local e o tema do encontro "Família, formadora dos valores humanos e cristãos", foram escolhidos pelo Papa Bento XVI durante a Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para a Família, em abril de 2008.

Uma delegação irá representar o Brasil no evento, entre eles, Dom Rafael Llano Cifuentes, Bispo de Nova Friburgo, RJ e Presidente Nacional da Comissão Vida e Família da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da CNBB, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Conselheiro Nacional da Pastoral Familiar e Bispo auxiliar do Rio de Janeiro e Dom João Petrini, Bispo auxiliar de Salvador, na Bahia. Além das autoridades eclesiais, grupos de famílias brasileiras também farão parte da comissão.

Em entrevista ao notícias.cancaonova.com, Dom Rafael falou que este encontro será uma grande catequese para as famílias, a fim de restagar a missão da igreja doméstica que é formar o ser humano em seus valores morais e cristãos. "Nesse momento em que o que se vive é uma completa dissociação entre o que se diz crer e o modo concreto de comportar-se, o encontro propõe refletir, a cerca da família que deve ser a Igreja doméstica, chamada a educar as novas gerações nos valores humanos e cristãos para que orientando sua vida segundo o modelo de Cristo, reforcem nessas famílias uma personalidade harmônica humanamente falando e firme cristamente falando".

Para Dom Rafael, a família é a portadora dos valores humanos e cristãos da sociedade, e por isso, este encontro vai pensar sobre este tema. "Eu estou seguro", afirmou o Bispo, "de que os temas desenvolvidos no encontro vão expor e reafirmar todos os valores familiares e serão como um antídoto para todos esses problemas que se levantam contra a família. Porque todo mundo sabe que a família, homen e mulher é o modelo natural de toda a família humana, o resto são invenções através das quais querem justificar coisas que infelizmente não tem justificativa".

Dom Rafael citou como exemplo o número de abortos cometidos no Brasil que causam mais mortes do que os ataques de Israel a Gaza. "Morre em cada semana muito mais seres humanos do que todos os seres humanos que morreram agora na Faixa de Gaza, nos bombardeios de Israel, por exemplo. E em um ano, não tenho dúvida de que há mais mortos do que na última guerra mundial. Então o aborto é um problema sério", completou o Bispo.

Dom Rafael falou ainda da importância do trabalho realizado com as famílias do Brasil pela Pastoral Familiar: "hoje todas as dioceses do Brasil tem Pastoral Familiar que trabalha com toda família com várias atividades, algumas mais conhecidas e outras menos conhecidas, a Comissão da Pastoral familiar é como um grande guarda-chuva, que protege os movimentos da Igreja, incentivando-os para que eles atuem de acordo com o seu próprio carisma".

Por fim pediu a todos, orações na intenção ao encontro, e deixou sua benção ás familias do Brasil.

Fonte: Canção Nova

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Haddad afirma que novas regras ortográficas afetam pouco o cotidiano do brasileiro

O ministro da Educação, Fernando Haddad, avaliou hoje (8) que as mudanças previstas no novo acordo ortográfico afetam “muito pouco” o cotidiano dos brasileiros. Ele ressaltou que apenas 0,5% da língua portuguesa usada no país vai sofrer alterações, mas admite que 2009 será um período de adaptações – inclusive para professores e alunos da rede pública de ensino.

“O acordo ortográfico simplifica a língua e é bem-vindo. É óbvio que vamos ter uma fase de transição, mas as mudanças fortalecem a língua no mundo. O português era a única língua que tinha mais de uma ortografia e enfrentávamos resistência de organismos internacionais. O acordo ortográfico vem reforçar a presença da língua portuguesa no cenário internacional”, disse, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministro.

Haddad lembrou que as editoras de livros já estavam com as publicações escolares prontas antes mesmo de o acordo ortográfico ser aprovado e que as escolas públicas de todo o país receberão, em 2009, livros desatualizados.

De acordo com o ministro, o MEC aguarda posicionamento da Academia Brasileira de Letras à respeito de questões de ortografia da língua portuguesa que ficaram pendentes, para que haja uma orientação aos professores da rede pública de ensino.

“Não temos por que temer esse processo, ele vai ser bastante singelo. Temos toda a condição de fazer isso em um curto espaço de tempo, mas as duas ortografias convivem em 2009. Não se pode punir um estudante por um erro de ortografia pelo fato de ele não ter assimilado ainda a nova regra", disse. "Uma hora se consolida a nova ortografia e as pessoas vão poder ser julgadas”, completou.

Por Paula Laboissière
Fonte: Agência Brasil

IR 2008: Receita libera consulta ao 1º lote da malha fina

A Receita Federal liberou, às 9h desta quinta-feira, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2008 dos contribuintes que caíram na malha fina. Nesta etapa, estão incluídos 54.813 contribuintes, que receberão um valor total de R$ 74,686 milhões.

As consultas podem ser feitas na página do órgão na Internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo telefone 146. Em ambos os casos, basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O dinheiro poderá ser sacado a partir do próximo dia 15, com correção de 9,35% (correspondente à variação da taxa básica de juros, a Selic, entre maio e dezembro) e de mais 1% referente a janeiro deste ano.

Os contribuintes que caíram na malha fina tiveram que resolver pendências de suas declarações, depois de notificados pela Receita, por isso só terão a liberação feita este mês.

De acordo com o órgão, em 2008 houve queda de retenções em relação ao ano anterior: 361,4 mil contribuintes precisaram fazer ajustes nas declarações, 118 mil a menos do que em 2007.

A omissão de rendimentos envolveu 44% das retenções, e as divergências nas informações, 30%, segundo a Receita Federal.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Mais de 180 mil mudaram de operadora nos 4 primeiros meses da portabilidade

Nos quatro primeiros meses da portabilidade numérica, 180.144 clientes da telefonia fixa e móvel pediram para trocar de operadora e manter o número do telefone. Desse total, 66% são clientes de operadoras de celular e 34% da telefonia fixa. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela ABR Telecom, entidade administradora do serviço. A média é de 1.500 pedidos por dia nos locais em que a portabilidade já está disponível.

A troca de empresa com manutenção do número já é possível em 2.862 municípios, alcançando um universo de 60 milhões de usuários de telefonia. Até março, a portabilidade será oferecida em todo o país.

Atualmente, o serviço pode ser solicitado por usuários dos DDDs 12, 13, 14 e 17 (SP), 27 e 28 (ES), 32, 33,37 e 38 (MG), 43 e 44 (PR), 62 (GO), 67 (MS), 86 e 89 (PI), 68 (AC), 47,48 e 49 (SC), 84 (RN), 85 e 88 (CE), 98 e 99 (MA), 71 e 73 (BA), 69 (RO), 82 (AL) e 83 (PB).

A partir da próxima quinta-feira (8), mais 15 milhões de clientes terão acesso ao serviço. São eles os usuários dos DDDs 18 (SP), 51 e 55 (RS), 63 (TO), 65 (MT), 92 e 97 (AM).

Como fazer

Para ter acesso à portabilidade, o consumidor deverá procurar a nova operadora para a qual quer migrar e apresentar o pedido, além de documentos pessoais. A regra vale mesmo para os consumidores que possuem contrato de fidelidade com a sua atual operadora.

A nova empresa deverá entrar em contato com a empresa antiga e o consumidor receberá, na sua casa, uma conta com as ligações que ainda não foram pagas e, caso esteja previsto em contrato, a multa pelo rompimento da fidelidade.

O processo será feito em cinco dias, mas o telefone continuará funcionando nesse período. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) permite um período de transição de no máximo duas horas, em que o telefone poderá ficar mudo. Qualquer problema acima desse prazo, o consumidor deverá comunicar à nova operadora.

Para a telefonia celular, o consumidor poderá pedir a portabilidade dentro do mesmo DDD --o serviço ainda não será possível fora desta área. O consumidor pode ainda mudar de pré-pago para pós-pago ou vice-versa e manter o número.

Já na telefonia fixa, o consumidor só poderá manter o número se for dentro da mesma cidade ou da mesma localidade --região em que é possível fazer ligação local. No caso do telefone fixo, é possível ainda mudar de endereço, dentro de uma mesma operadora, e manter o número.

Por Lorenna Rodrigues
Fonte: Folha Online

Jesus e os Profissionais da Saúde

Jesus é aquele que “passou fazendo o bem e sarando” a tantos (Atos 10,38). Inúmeros os que a Ele acorriam. Aliás, Ele se fez homem por nós, para curar-nos de nossas enfermidades. A dor com seu cortejo de sofrimentos levanta um questionamento para o homem de todos os tempos e lugares e o leva a reconhcer sua finitude. Entretanto, além da faceta do padecimento físico, o certo é que a saúde indica força vital. Sendo um direito da cidadania é um dever do Estado preservá-la e dela cuidar, expressão que isto é de organização social e econômica. Na sua trajetória terrena Jesus deparou enfermos em seu derredor. Compadeceu-se do mal de que sofriam os homens e sentiu compaixão (Mt 20,34), mas agia sempre. Fez-se o modelo de todos os profissionais da saúde, tendo curado as enfermidades. Por isso Ele foi o Salvador não só das almas, mas também dos corpos. Ele inspira aos que se dedicam à saúde gestos grandiosos que a milhares libertam das várias causas das moléstias. Ele aponta os mais sábios meios para deter qualquer doença. Indica os recursos mais apropriados para os males do corpo e do espírito. Desde o ventre materno mostra os melhores caminhos para superar as deficiências que surgem, precavendo contra qualquer enfermidade. Jesus é verdadeiramente o Caminho para uma dedicação competente aos que padecem qualquer mal psicossomático. Sendo também a Verdade, Ele estimula a encontrar sempre as mais eficientes técnicas no vasto campo da medicina, pois Ele “é a luz que ilumina todo homem que vem a este mundo”, desde que se esteja sob esta luminosidade divina, em busca da verdade com a qual Cristo se identificou (Jo 14,6). É que a verdade compreende também a aletheia grega, ou seja, o saber científico, a veritas latina que é a certeza, a exatidão, e emunah que no hebraico significa a confiança pessoal. Tudo isto é aspecto fundamental no agir de um profissonal da saúde. Assim, Cristo, Verdade substancial, faz destas ações curativas um saber científico, uma fidelidade à palavra e uma credibilidade que firma as expectativas dos clientes. Deste modo aparecem os profetas de fagueiras esperanças que se realizam no final feliz do tratamento eficiente, porque feito com sabedoria; honesto, porque dentro do orçamento razoável e dentro dos prazos previstos; humano, porque se firmam expectações que não são meras miragens. Para cada profissional da saúde resta um outro prêmio, recompensa muito superior ao ganho material: a certeza do dever cumprido, do compromisso saldado, da responsabilidade que fulgiu de uma solidariedade feita de bondade e retidão. Barrada fica a retrógrada relação autoritária profissional-paciente, postura de resultados práticos desastrosos em tantas clínicas de antanho. À luz da sabedoria de Jesus se esclarecem adequadamente os propósitos, os riscos, os custos e alternativas do tratamento e tudo executado dentro daquele respeito mútuo que caracteriza o epígono do Salvador. Ele, porém, acrescentou que é a Vida. Assim, nele se encontram também a paz, a beatitude, a imperturbabilidade que são o anseio máximo do ser racional, enquanto goza do dom de existir. Isto por que, como bem se expressou Karl Adam, o homem e Cristo “são ambos como a pergunta e a resposta, como o desejo e sua realização. Quem acha em Cristo a resposta à sua pergunta e a realização de seu desejo, está salvo”. É Cristo que leva o profissional da saúde a agir sempre dentro das normas da biosegurança, da prevenção, da ética e legislação vigente, sem qualquer forma de discriminação, numa pugna constante pela seguridade social em altos níveis qualitativos.

Por Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Professor no Seminário de Mariana (MG) de 1967 a 2008.

Fonte: Catolicanet

domingo, 4 de janeiro de 2009

A crise esta aí; Deus também está

Deus é maior do que todas as crises mundiais e financeiras

Hoje, Deus quer falar sobre a necessidade de você ser um homem e uma mulher incendiados no fogo do Espírito Santo. Ouvimos em todas as mídias seculares (Rádio, TV e Internet) que 2009 será um ano de crise, um ano difícil. As projeções são de crise financeira, que vai desencadear crises familiares, pois, sem dinheiro para comprar as coisas necessárias para a casa, marido e mulher entram em pé de guerra.

Humanamente falando, ficamos preocupados com o futuro do mundo e das nossas vidas. Mas nós cristãos não podemos nos deixar levar por essa onda de incertezas e de medo. Eu digo para você, em nome de Jesus, que 2009 será uma bênção para aqueles que confiam no Senhor!

Precisamos nos colocar na fé. Se todo mundo disser que o ano será difícil, você diz o contrário. Mergulhe na bênção. Temos de confiar que 2009 não será um inferno econômico, mas uma bênção para os filhos de Deus.

Na Bíblia, existem cerca de 30 mil promessas de Deus, promessas de prosperidade, felicidade e alegria. Nenhuma crise vai tirar de nós essas promessas do Senhor. No entanto, elas só são cumpridas no coração daqueles que crêem. Agarre-as!

O Espírito Santo precisa estar com você o tempo todo, porque é Ele quem vai manter reavivada a sua fé. Ou você crê ou você não crê. Tome posse dessa verdade: 2009 será um ano de graça. Não caia na incredulidade.

Você precisa ser realista; não alienado. Precisamos crer no invisível, não no visível. Deus é maior do que todas as crises mundiais e financeiras. Deus não vai abandonar você. Precisamos nos organizar para receber a bênção.

No Evangelho de São Mateus 15, 29-39, encontramos:

“Jesus saiu daquela região e voltou para perto do mar da Galiléia. Subiu a uma colina e sentou-se ali. Então numerosa multidão aproximou-se dele, trazendo consigo mudos, cegos, coxos, aleijados e muitos outros enfermos. Puseram-nos aos seus pés e ele os curou, de sorte que o povo estava admirado ante o espetáculo dos mudos que falavam, daqueles aleijados curados, de coxos que andavam, dos cegos que viam; e glorificavam ao Deus de Israel. Jesus, porém, reuniu os seus discípulos e disse-lhes: Tenho piedade esta multidão: eis que há três dias está perto de mim e não tem nada para comer. Não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho. Disseram-lhe os discípulos: De que maneira procuraremos neste lugar deserto pão bastante para saciar tal multidão? Pergunta-lhes Jesus: Quantos pães tendes? Sete, e alguns peixinhos, responderam eles. Mandou, então, a multidão assentar-se no chão, tomou os sete pães e os peixes e abençoou-os. Depois os partiu e os deu aos discípulos, que os distribuíram à multidão. Todos comeram e ficaram saciados, e, dos pedaços que restaram, encheram sete cestos. Ora, os que se alimentaram foram quatro mil homens, sem contar as mulheres e as crianças. Jesus então despediu o povo, subiu para a barca e retornou à região de Magadã”.

Essa passagem fala sobre a segunda multiplicação dos pães. Quanto mais a crise apertar, mais Jesus vai se manifestar. Ele quer realizar prodígios, milagres e sinais. Não tenha medo, Ele vai cuidar de você. Ele proverá o necessário para você e sua família. "Deus provê, Deus proverá, sua misericórdia não faltará".

É preciso organizar-se para que a bênção chegue até você. Semeie fé e colha fé em 2009. Não podemos ficar dispersos como as outras pessoas, não podemos nos desesperar com essa crise financeira mundial. Não faltará nada para você e, se faltar, peça a Deus a graça da fé para enxergar o motivo dessa falta. Às vezes, ela pode ser para o nosso amadurecimento no amor do Senhor e na esperança.

Humanamente falando, passaremos por um "vale escuro", então, precisamos andar com os olhos da nossa fé. Precisamos mostrar para o mundo que confiamos em Deus, por isso, não tememos nada. Não se desespere, o Senhor está criando novos céus e nova terra. Mesmo que você esteja no "vale escuro", agarre as promessas de Deus para você.

O seu Ano Novo será diferente se você deixar o Senhor ser o centro da sua casa.

Por Flavinho - Canção Nova

Papa nomeia Cardeal Bertone como Legado Pontifício para o evento

O Papa Bento XVI nomeou o cardeal-secretário de Estado, Tarcisio Bertone, como Legado Pontifício para o VI Encontro Mundial das Famílias, que se realizará na capital mexicana, Cidade do México, de 13 a 18 deste mês, com o tema "A família formadora aos valores humanos e cristãos".

"Os pais são os primeiros educadores de seus filhos e, no campo educacional, eles têm uma tarefa fundamental: são educadores porque são pais", ressalta o Santo Padre, na carta enviada ao Cardeal Bertone.

Citando a Carta de João Paulo II às Famílias, intitulada Gratissimam sanae, Bento XVI lembra que a "família é chamada a desempenhar sua tarefa educadora na Igreja, participando, assim, da vida e da missão eclesial".

Fonte: Rádio Vaticano