sábado, 26 de setembro de 2009

Aniversário de casamento de Alan & Aline




Quanto alegria e emoção vocês devem estar sentindo nesse dia de hoje e tem toda a razão, pois fazer aniversário de casamento é solidificar algo que nasceu á algum tempo e que se solidificou com o tempo e com as virtudes que ambos possuem.

É maravilhoso para nós presenciar esta união cheia de saúde plena de confiança e respeito.

Estão completando mais uma data juntos, sabemos o quanto é importante a presença dos amigos que os acompanham nesta estrada, e este é o motivo especial desta mensagem.

Reafirmar nossa amizade e nossa eterna solidariedade em todos os momentos.

Que a beleza das flores em união com a presença de Deus neste dia especial continue a enfeitar a vida de ambos.

Parabéns e muitas felicidades para todos os dias em que viverem, sempre buscando se fortalecer em Deus e rogando por esperanças e fé para que nunca seja árdua a caminhada que ainda tem pela frente.

De coração nós lhe desejamos um feliz e um lindo dia, onde os corações amigos seja um incentivo para muitas outras conquistas.

Felicidades e aceite o nosso profundo carinho apreço!!!

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ser jornalista é...

...desagradar a gregos e troianos.

Palmeirenses e corintianos.

Cariocas e paulistas.

Nortistas e sulistas.

Católicos e evangélicos.

Árabes e judeus.

São-paulinos e santistas.

Petistas e tucanos.

Lulistas e serristas.

Tricolores e rubronegros.

Gremistas e colorados.

Ser jornalista é não querer agradar ninguém.

Os do Galo e os do Cruzeiro.

Ser jornalista é ser solitário.

Ser jornalista é ser oposição, porque o resto é armazém de secos e molhados, como já ensinou mestre Millôr Fernandes.

Que ensinou, também: "Quem se curva diante dos poderosos, mostra o traseiro aos oprimidos".

Ser jornalista é discutir tudo, até, e, hoje em dia, principalmente, sentenças judiciais, tamanhos são os absurdos.

Ser jornalista é não querer agradar ninguém e não se curvar ao dinheirismo.

Ser jornalista é querer melhorar a esquina de sua rua, sua cidade, seu país, o mundo!

Profissãozinha desgraçada, hein?

Por Juca Kfouri

Cidadãos têm direito de contestar o que contraria sua consciência


A Presidência da CNBB divulgou, nesta quinta-feira, 24, uma declaração a respeito do direito à objeção de consciência afirmando que é direito de toda pessoa “manifestar sua objeção de consciência frente a tudo o que contraria as exigências da ordem moral, os princípios e valores éticos e a fé professada, de modo que ninguém, por tal motivo, possa ser punido ou forçado a agir de modo contrário àquilo que a consciência o move a fazer”.

A Declaração foi divulgada após a reunião do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep), que terminou no final da manhã desta quinta-feira.

Leia a íntegra da Declaração

Declaração sobre o direito à objeção de Consciência

“A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz” (Gaudium et Spes 16).

Em nome dos bispos do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB, reunidos em Brasília, nos dias 22 a 24 de setembro de 2009, desejamos expressamos nossa solidariedade a todas as pessoas que se empenham na defesa e promoção da vida humana em todas as fases de seu desenvolvimento, sobretudo, daqueles seres sem nenhuma possibilidade de defesa.

Em nossa sociedade, marcada por tantas e tão contrastantes concepções acerca do ser humano e de sua dignidade, todos os que se propõem a assumir o compromisso de promover a justiça e defender a vida, certamente, enfrentarão muitas resistências e objeções. Movidos pelos ideais cristãos e empenhados na nobre e grave causa da defesa da vida, não nos é permitido ceder a qualquer tipo de pressão ou arrefecer nosso ânimo frente às dificuldades que continuamente enfrentamos.

É direito de toda pessoa manifestar sua objeção de consciência frente a tudo o que contraria as exigências da ordem moral, os princípios e valores éticos e a fé professada, de modo que ninguém, por tal motivo, possa ser punido ou forçado a agir de modo contrário àquilo que a consciência o move a fazer. Em certas ocasiões, com destemida firmeza, é necessário dizer: “É preciso obedecer antes a Deus que aos homens” (At 5,29).

Brasília – DF, 24 de setembro de 2009

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Presidente da CNBB
Arcebispo de Mariana (MG)

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus (AM)
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário Geral da CNBB

Sábado tem Som do Carrasco com D.J. David

Neste sábado (26) às 22 horas no Espaço Rafik (Avenida Vivaldo Mendes, Recreio) a 12ª edição do Relembrando o Carrascão. O Carrascão foi um espaço que marcou uma geração entre as décadas de 70 e 80 e a cada final de semana reunia a juventude conquistense. A festa fica sob comando do DJ David. e equipe Ingressos e maiores informações: (77) 8117-3100 / 8825-7734.

Prática de atividade física melhora auto-estima e reduz estresse

Já está comprovado que a atividade física só traz benefícios. Além de ser importante para o corpo, os exercícios podem ajudar na parte emocional. A auto-estima e a redução do estresse, estão entre as vantagens.

Assista à reportagem



Você sabia que a atividade física representa uma importante ferramenta para garantir a saúde emocional? Muita gente não sabe e procura as academias se preocupando somente com a estética.

Você já imaginou os grandes centros urbanos sem congestionamento e stress? Dr. Rodrigo Soler, conta que a vida em São Paulo não era fácil, sempre estava cansado, tinha insônia, mal tinha tempo para praticar alguma atividade física, com isso, há menos de um ano, todo o stress lhe acarretou uma hipertensão.

Foi esta correria que levou o paulistano a fugir para o interior há nove meses. Optou em ter uma qualidade de vida melhor.

Enquanto algumas pessoas buscam academia para se manter em forma, para quem não sabe, se exercitar traz vantagens para a saúde emocional.

A prática regrada de uma atividade física promove relevantes efeitos psicológicos. São eles: mudanças positivas na auto-estima, aumento da confiança, melhora nos níveis de memória e reduz, principalmente, a depressão. Doença que atinge 340 milhões de pessoas em todo o mundo.

A psicóloga Bruna Novais ressalta que os exercícios físicos causam uma série de transformações que são favoráveis para o organismo humano.

O melhor remédio! Não deixe que o desânimo tomar conta da sua rotina. A atividade física pode ser uma aliada para uma vida mais saudável e feliz.

Por Fernanda Postigo
Fonte: Canção Nova

Promotor lamenta projeto que discute divórcio instantâneo

Um casamento de 60 anos pode ser desfeito em apenas um dia. Esta é uma das possibilidades do projeto que o Senado Federal vai discutir, nesta quinta-feira, 24, que pretende acelerar a separação de casais, o chamado “divórcio instantâneo”.

O promotor de Justiça de Vitória (ES) e coordenador arquidiocesano do Ministério de Fé e Política da Renovação Carismática Católica (RCC), Marcos Antônio Rocha Pereira, explica que, atualmente, para o casal se divorciar, existem duas possibilidades: o casal fica separado por dois anos de fato e, após esse período, pode entrar com o divórcio direto, mediante comprovação de testemunhas; ou se separa judicialmente e, depois de um ano, entra com o pedido de divórcio. “O que essa lei pretende é acabar com essas fases intermediárias. Por exemplo: você casou hoje, mas se amanhã resolve se divorciar, imediatamente você pode fazer isso”, complementa.

A matéria está em tramitação através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que objetiva alterar o parágrafo 6ª do Artigo 226 da Constituição Federal e, assim, suprimir o requisito de prévia separação judicial por mais de um ano para o divórcio. A proposta, de autoria do deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), após discussão, deve ser sancionada pelo Senado, onde recebeu o número PEC 28/2009.

Para Marcos Pereira, esta PEC pode contribuir para a desestabilização da família e, consequentemente da sociedade. “A partir do momento em que existe uma desestabilidade da família, que é a célula mater da sociedade, toda a sociedade vai ser instável”, lamenta o promotor de justiça.

Uma outra proposta relativa à separação de casais já foi aprovada, no último dia 2 de setembro, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que autoriza o uso da internet para acelerar a separação.

O promotor de justiça também chama atenção para que a população se manifeste e ressalta a defesa da Igreja pelos valores da família. “Temos que lutar e não ficar assistindo de camarote o que está acontecendo. A Igreja tem que colocar a cara e mostrar que é contra e, mais do que isso, não mostrar apenas sob enfoque religioso, mas mostrar com dados científicos o que o divórcio tem trazido de mal para a sociedade”.

O coordenador nacional do Ministério de Fé e Política da RCC, Sérgio Zavaris, ressalta como o Sacramento do Matrimônio tem sido banalizado e que o casal pode superar os obstáculos: “Os dois [marido e mulher] precisam ter a consciência de superar juntos as dificuldades da relação conjugal (...) e que esse sagrado não pode ser facilmente anulado. Muitos associam felicidade a prazer, mas felicidade é a busca de Jesus”.

“A Igreja pode mostrar que a opção por Jesus [no casamento] pode ser radical”. Com esta afirmação, o coordenador nacional reforça a base cristã da família e enfatiza como a opção por Jesus Cristo é a garantia da estabilidade do casamento.

Por Gracielle Reis
Fonte: Canção Nova

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Barão do Rio Branco será palco do Dia sem meu carro

A população de Vitória da Conquista vai experimentar durante todo o dia de hoje um momento raro: ver a praça Barão do Rio Branco, principal do centro comercial, sem o tráfego de veículos. A praça vai se tornar o símbolo de uma campanha pela humanização do trânsito e pela defesa de outros meios de transporte.

Todo o Governo Municipal, em parceria com várias organizações e instituições públicas e privadas, vai mostrar que a cidade pode ter muito mais qualidade de vida se as pessoas optarem por pela bicicleta, pela caminhada ou pelo transporte coletivo. Apresentações artísticas de várias naturezas vão apresentar o tema.

Durante o mês de setembro, a Prefeitura de Vitória da Conquista está promovendo uma série de ações voltadas para a educação no trânsito. Entre as atividades, está o “Dia na cidade sem meu carro”, que acontece hoje.

A comunidade já vem discutindo a iniciativa do Governo Municipal e o uso adequado e responsável dos meios de transporte.

O agricultor Manoel Viana aprovou a idéia. “Se as pessoas puderem deixar seus carros em casa e virem para a rua à pé, de coletivo, ou outra forma de transporte é muito válido, inclusive para o meio ambiente. Com certeza, dia 22 vou deixar meu carro na garagem”, afirmou.

“Acho uma boa idéia porque o trânsito de Conquista está ficando muito congestionado, principalmente no horário de pico”, disse o taxista Geraldo José dos Santos. Segundo ele, já é perceptível o crescimento da frota de veículos na cidade e os diversos problemas causados por esse aumento.

Em 2008, Vitória da Conquista já possuía 68 mil carros, com previsão de que esse número dobre em apenas dois anos e meio. O uso massivo de automóveis provoca inúmeros problemas como poluição atmosférica, efeito estufa, poluição sonora, congestionamentos, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo, consumo de combustíveis fósseis, acidentes e comprometimento de grande parte da renda das pessoas.

O estudante Erick Reis também considera válida a iniciativa do dia sem carro. “Eu acho válida a iniciativa da Prefeitura. Os governantes tem que começar a ter uma idéia biosustentável. O Centro tem dia que não tem como trafegar. Em algumas ruas a gente vê engarrafamentos, mesmo que curtos” , destacou.

A campanha “Dia na cidade sem meu carro” é um alerta para a população sobre a necessidade da utilização racional dos automóveis e o uso de meios de transporte sustentáveis. Trata-se de uma campanha internacional, que será realizada em outras três cidades brasileiras (Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília) e grandes centros mundiais como Paris, Nova Iorque e Bruxelas.

“É uma discussão interessante que é voltada para a própria questão ambiental e para a conscientização da sociedade. Promover um dia sem carro, em uma cidade que compra tantos veículos como Conquista é interessante, pois traz toda essa questão para nós cidadãos aqui.” ressalta o estudante Everton Santana.

Fonte: PMVC

No Dia Mundial Sem Carro, DF e 8 Estados promovem eventos

Para comemorar o Dia Mundial Sem Carro, o Ministério das Cidades realiza nesta terça-feira passeio ciclístico na Esplanada dos Ministérios e seminário. O ministro Márcio Fortes vai pedalar, juntamente com os participantes do passeio, até o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde é realizado o 10º Congresso Brasileiro de Municípios.

No estacionamento do ministério, às 10h30, Márcio Fortes participa do projeto Vaga Viva, que terá exposição de fotos, exibição de vídeos e lançamento do Concurso de Ideias para Mobilidade com Bicicletas, promovido pela Universidade de Brasília. Às 13h, o ministro vai ao seminário Dia Sem Carro, que discutirá alternativas de mobilidade urbana.

Outras cidades
Para marcar a data, a ONG Greenpeace promove vagas vivas em oito capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Manaus (AM) e Recife (PE). As vagas vivas são manifestações pacíficas que ocorrem nessa data, quando o espaço na rua que seria ocupado por um carro estacionado é usado para promover uma atividade com a população.

Em São Paulo, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promove, das 10h às 14h, o evento "Pegue Carona Nessa Ideia". A trupe de palhaços Os Sustentáveis - Agentes de Transição fará intervenções artísticas e ações interativas durante cortejo que percorrerá ruas do Centro de São Paulo, com a distribuição de material informativo.

O percurso será feito pela rua Carmo, Poupatempo-Sé, Praça da Sé, rua XV de Novembro, Praça Antonio Prado, rua São Bento, pelo Largo São Bento, a rua Líbero Badaró, o Viaduto do Chá, a rua 24 de Maio, avenida Ipiranga, barão de Itapetininga, Praça Patriarca e rua Direita.

No Rio de Janeiro, diversas atividades marcarão a data. A programação começa às 10h, na Praça Mário Lago, no Centro, com apresentação da banda da Guarda Municipal, seguindo-se dança rítmica. Haverá ainda apresentação de Tai Chi Chuan no Clube Escolar da Mangueira, de teatro de rua, além de curso de educação cicloviária, às 9h em Copacabana, com noções sobre o uso adequado da bicicleta como meio de transporte.

Em Curitiba (PR), 40 quadras de 15 ruas do Centro foram fechadas às 6h e só voltam a ser liberadas às 20h. A prefeitura autorizou o acesso nesses trechos apenas de ônibus, bicicletas, pedestres e veículos de emergência.

Uma extensa programação está prevista para ocorrer em toda a cidade durante o dia. Nas ruas haverá exames de saúde e atividades de educação de trânsito, lazer e serviços, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de reduzir a emissão de poluentes. Quem se interessar poderá utilizar um dos quatro ciclotáxis puxados por bicicletas que ficarão à disposição para passeios nas principais ruas bloqueadas.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia Internacional da Paz

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Paz, promovido pelas Nações Unidas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a data é uma oportunidade para fazer um apelo mundial ao cessar-fogo e à não-violência e um momento para refletir sobre o horror e o custo da guerra e o dever da humanidade de resolver as diferenças por meios pacíficos.

Em mensagem para a ocasião, Ban disse que os senhores da guerra, os combatentes, os vendedores de armas e aqueles que os patrocinam continuam a demonstrar um desprezo cruel pela vida.

Ele relembrou na que a maioria das vítimas da violência são pessoas vulneráveis: civis inocentes, pais e mães de famíla e crianças. Ban Ki-moon afirmou que sem paz, elas não têm esperança de melhorar a sua existência e de escapar à pobreza.

As comemorações da data foram antecipadas para esta sexta-feira, em Nova Iorque, e nas demais sedes da organização. Segunda-feira, dia 21, é feriado no sistema das Nações Unidas, por conta das celebrações do fim do Ramadã.

Em cerimônia no Jardim Japonês da ONU, Ban Ki-moon tocou o Sino da Paz e logo depois discursou a um grupo de estudantes.

Dia Internacional da Paz foi declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981. Já o Dia Mundial da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, a partir de 1968.

Em sua primeira mensagem para este dia, datada do dia 8 de dezembro de 1967, ele dizia: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1º de janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

O tema escolhido para 2010 será: Se quiser cultivar a Paz, preserve a criação.

Fonte: Rádio Vaticano
Local:Nova Iorque

Bíblia: ler o texto dentro do seu contexto

A proposta desse artigo é entendermos melhor uma regra de ouro da literatura, qualquer que seja ela: ler o texto dentro do seu contexto. Isso significa vê-lo também como produto de pessoas diferentes e de épocas também diferentes.

Muitas vezes, nos sentimos desencorajados com determinados textos bíblicos por não conseguirmos entendê-los. Quem nunca leu uma passagem bíblica e não apreendeu quase nada do que estava escrito ali? Quem nunca deparou com conceitos muito complicados e muito distantes daquilo que entendemos e vivemos hoje?

Isso acontece porque cada um dos livros da Sagrada Escritura faz parte de um contexto mais amplo, cujos textos foram escritos numa época muito distante da nossa. Dessa forma, a leitura se torna um pouco mais complexa e, não raras vezes, incompreensível, em virtude de uma distância temporal, linguística e cultural existente entre a redação do texto bíblico e a leitura e a interpretação que fazemos hoje.

E por isso chamamos a atenção para a necessidade de uma leitura mais cuidadosa e não tão rápida e superficial, para que não ocorra uma interpretação equivocada e arriscada. Porque é natural entendermos o que lemos a partir de conceitos e da ideia que temos do mundo moderno em que vivemos, esquecendo-nos de que a Bíblia é formada por textos antigos, construídos num mundo diferente do nosso.

Dessa maneira, precisamos buscar o máximo de informações sobre o texto que iremos estudar. Tudo que o cerca, de modo especial o período em que foi escrito e qual contexto histórico que o influencia. Quanto mais informações tivermos a respeito dele [texto], tanto mais poderemos nos guiar pela regra literária citada no começo deste artigo: ler o texto dentro do contexto.

Mas como podemos saber mais sobre a época em que os textos bíblicos foram compostos e sob quais condições se deu esse processo de redação do texto que vamos ler?

É fácil. Basta consultarmos as nossas próprias Bíblias, pois elas nos fornecem essas informações. Precisamos conferir as introduções apresentadas antes de cada livro bíblico. Assim acontece, por exemplo, nas traduções da Bíblia, como a versão da TEB, da Bíblia Jerusalém e do Peregrino. Ou ainda, como na tradução da Bíblia Ave-Maria que traz logo na sua abertura um comentário sobre cada um dos livros bíblicos.

Essas introduções são muito importantes, pois nos dão informações preciosas a respeito do livro que vamos ler, informações estas muito úteis e práticas a respeito do período de composição do texto, sobre o contexto histórico no qual se deu essa redação, a qual grupo esse texto foi primeiramente dirigido, quem o redigiu, entre outros.

Caso tenhamos acesso a fontes confiáveis que podem, da mesma maneira e talvez de forma mais completa, nos fornecer essas informações, podemos e devemos utilizá-las, pois, como dissemos anteriormente, quanto mais informações temos do texto, tanto maior será nossa segurança de que o leremos dentro do contexto, evitando erros e equívocos. Mas, lembre-se: é importante que conheçamos bem essa literatura secundária utilizada para não consultarmos uma bibliografia que possa nos levar ao erro.

Um alerta aos que fazem uso da internet: muito cuidado ao buscar essas informações nesse espaço virtual. Não tenho nada contra a rede mundial de computadores; muito pelo contrário, sou usuário e a vejo como um facilitador da vida cotidiana. Mas, infelizmente, em se tratando de estudos bíblicos, a grande maioria das coisas que encontro nela possui muitos erros ou está ligada a outra doutrina diferente da católica.

Outro recurso apresentado pelas Bíblias, que além de nos auxiliar na compreensão dos textos, também nos fornece informações importantes sobre o conteúdo do que lemos são as notas de rodapé. Essas observações são muito valiosas porque são explicativas e por meio delas nos esclarecidas questões ligadas à língua, à geografia, à cultura, entre tantas outras coisas que facilitam o nosso entendimento deles. Muitos as ignoram, justamente por serem pequeninas, às vezes é difícil enxergá-las, mas elas estão ali para servir de auxílio para que o texto se torne mais acessível a nós que estamos distantes temporal, cultural e linguisticamente dos textos bíblicos.

Enfim, é necessário fazer uso desses recursos presentes nas nossas Bíblias, assim como das introduções nos livros e das notas de rodapé. Esses recursos fazem, de certo modo, parte da leitura e não podemos ignorá-los. A Igreja, e nossos tradutores, conhecem as distâncias entre nós e o texto e, consequentemente, sabem do risco de uma leitura fora de contexto. Ou seja, informações presentes na própria Bíblia, ainda que não sejam o texto bíblico propriamente dito, são não apenas importantes, mas necessárias para uma leitura da Palavra de Deus sem equívocos e que permita, verdadeiramente, nosso encontro com o sagrado.

Foto
Denis Duarte
contato@denisduarte.com Denis Duarte Especialista em Bíblia e Cientista da Religião. www.denisduarte.com

domingo, 20 de setembro de 2009

O estilo de liderança

.
Toda organização almeja, no mínimo, sobreviver às intempéries de um mercado extremamente competitivo, porém, seus objetivos não se restringem apenas à sobrevivência, elas também pretendem crescer, buscar novos horizontes no cenário e, com isso, ganhar estabilidade para seus negócios, fortalecendo seu portfólio e, sobretudo, reduzir sensivelmente seu nível de vulnerabilidade.

Na era do conhecimento e das conquistas tecnológicas, é importante ressaltar o quanto é determinante para o sucesso empresarial o papel desempenhado pelos principais atores, inseridos no ambiente interno da empresa, que se classifica como “capital intelectual” das organizações. Se no início do século, os administradores desenvolveram a idéia de separar a atividade movida pela força física, da intelectual, hoje se compreende que é fundamental estimular o raciocínio e a reflexão dos membros das equipes, de qualquer nível a executarem as tarefas como líderes, exercendo uma liderança funcional, com uma visão sistêmica da organização.

A liderança é um fenômeno social e, como tal, trata não somente dos indivíduos, mas dos grupos e das equipes. O grau de preparação do líder e sua maturidade são requisitos primordiais para o sucesso das equipes, pois somente através do auto-conhecimento é que se pode tentar compreender o outro, seus atos e decisões, o líder exerce papéis de gerenciamento que visam melhorar a eficiência e agilidade nos processos administrativos. O problema está em contextualizar as variantes dessa relação gestor – colaborador com base no estilo de liderança. O colaborador, ao compreender como o estilo de liderança do gestor influencia a organização, poderá, sem nenhum ruído ou conflito, preparar-se e desempenhar com mais eficiência as tarefas de trabalho.

A arte de liderar é uma capacidade facultada a todos os indivíduos, posto que o exercício da liderança é a arte de usar o poder que existe nas pessoas. Todos, indistintamente, devem ser estimulados a contribuírem, mesmo que de forma empírica com sugestões e críticas, pois elas possibilitam o aprimoramento das tarefas. Quando todos os colaboradores são estimulados a exercerem o papel de líder, nas equipes ou nas tarefas, independentemente da capacidade intelectual, evidenciando que eles são capazes de realizarem julgamentos e tomarem algumas decisões, em vez de apenas seguirem instruções ou obedecerem a ordens engessadas oriundas dos que ocupam posição legitimada na organização, assim é possível que os níveis de conhecimento e desempenho desenvolvam.

Neste contexto é muito importante para a empresa, que vem buscando ocupar ou retomar uma posição de liderança no mercado de seu segmento, entender que os papéis dos gestores, em seus estilos de liderança, são determinantes para que haja um comprometimento de todos os colaboradores com esse propósito.

O estilo de liderança pode gerar diferentes comportamentos nos colaboradores, aos gestores cabe uma maior compreensão das habilidades de liderança, contribuindo, assim, para uma maior interação entre indivíduo e organização, estabelecendo, a partir dos conhecimentos produzidos, as informações determinantes, para as políticas gerenciais e consolidação da relação líderes e liderados na empresa.

Italo Brito – Administrador, Pós-graduando em Gestão de Pessoas (FAINOR), Gerente comercial da COFET e Tutor da UNOPAR.