quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Quando o "diabinho" fala mais alto do que o "anjinho"?

Era uma vez uma menina de 15 anos, chamada Eloá. Ela tinha um namorado chamado Lindemberg. Já em meio a uma série de desentendimentos o namoro se estendeu por três anos, até chegar o inevitável rompimento. Dia 17 de outubro a turbulenta trajetória terminou da maneira mais trágica possível: o ex namorado feriu mortalmente Eloá, e de quebra atingiu também sua amiga Nayara.

Como no caso de Isabella, há uns meses atrás, a mídia não apenas deu cobertura aos fatos, mas martelou, com insistência, sobre os mesmos fatos e os mesmos ângulos. Como então também desta vez cabe uma pergunta no que se refere às razões de tanta insistência sobre um determinado episódio trágico.

Uma coisa é constatar, narrar e analisar fatos. Outra é trazer um fato isolado para o centro do palco, como se nada de semelhante estivesse acontecendo em muitos outros lugares. Uma coisa é certa: como em outros crimes parecidos dentro de alguns dias outros semelhantes irão se configurar em algum outro lugar.

No presente caso cabem sobretudo algumas interrogações mais direcionadas ao cerne da questão, cerne de alguma forma sugerido pelo próprio criminoso ao afirmar que estava acompanhado simultaneamente de um "diabinho" e de um "anjinho".

Ora o anjinho, ora o diabinho falavam mais alto aos seus ouvidos. O anjinho sugeria que libertasse a refém e se entregasse; o diabinho, que a matasse. O diabinho acabou vencendo, mas deixando no seu rastro uma pergunta muito séria, que ultrapassa o presente episódio: afinal, quando é que o diabinho fala mais alto do que o anjinho?

Trata-se de uma pergunta difícil de ser respondida, pois envolve vários níveis de consciência da pessoa e até mesmo circunstâncias que agem sobre a pessoa sem que ela se dê sempre conta. Em crimes como este, impulsos inconscientes e mistério do mal se interpenetram de tal forma que qualquer juízo sobre o que conduz a tais desatinos se apresenta como temerário.

Mas, com certeza, no caso de Lindemberg o que ele denominou de "diabinho" já vinha sussurando há muito tempo qual o caminho a seguir. Na exata medida em que Lindemberg ia alimentado um ciúme doentio, que transformava a pessoa amada em objeto obsessivo dos seus desejos, o diabinho já estava em plena ação. O revolver, o cativeiro, e todos os demais desdobramentos, seguiram exatamente as insinuações do diabinho.

É que nós seres humanos somos continuamente interpelados por um anjinho que se chama Amor, com "A" maiúsculo. Somos também continuamente interpelados por outros amores, com "a" minúsculo, que seriam melhor traduzidos pela palavra paixão. O primeiro, normalmente é fruto de uma caminhada de vida, onde a faísca inicial do Eros vai abrindo espaço para a amizade, até chegar à partilha da vida, que o Evangelista São João denomina de "ágape".

A paixão, por sua vez, seguida por um ciúme doentio, é como uma torrente incontrolável, que destrói tanto quem lhe opõe qualquer tipo de resistência quanto quem o alimenta.

Como bem expressa o Apóstolo Paulo no capítulo 13 da sua primeira carta aos Coríntios, o Amor é um dom do Espírito, e por isto mesmo não se irrita, nem é possessivo, mas "é paciente,... não guarda rancor... tudo desculpa...". A paixão, pelo contrário, faz parte do que o mesmo Apóstolo denomina de "obras da carne". Muito curiosamente na sua carta aos Gálatas ( 5, 19-21) Paulo coloca o ciúme entre os pecados que excluem do Reino, para caracterizar os estragos que ele costuma fazer.

Felizmente, tragédias como esta não revelam apenas o "diabinho": acordam igualmente muitos "anjinhos". São eles que induzem os colegas e milhares de pessoas à solidariedade, bem como inspiram os pais e parentes à generosidade que os leva a doar os órgãos da filha querida, para que outros possam viver.

No mais, os diabinhos sabem muito bem que obtém uma ou outra vitória, mas que estas mesmas vitórias são apenas aparentes, pois levam um grande número de pessoas a repensarem suas trajetórias de vida.

Por Dr. Frei Antônio Moser (Teólogo)

Igreja utiliza web para reunir dados das paróquias brasileiras

Pela primeira vez, a Igreja Católica utiliza da web para integrar dados de paróquias do Brasil. O portal guiacatolico.com está recebendo o cadastramento das mais de nove mil paróquias existentes no país e, com os dados, realizará o Censo anual da Igreja Católica do Brasil. Trata-se de uma ação pioneira em ambiente web para coleta e mapeamento de dados e informações.

A pesquisa é promovida pela Promocat Marketing de Serviços. Até o final deste ano, dados coletados entre os cerca de 22 mil presbíteros e religiosas, segundo dados do último censo, realizado em 2005, deverão ser tabulados.

Ferramenta interativa

O projeto visa compor um cadastro amplo, mantendo-o atualizado constantemente, por meio de tabelas ilimitadas e independentes. Todos os cadastrados como paróquias e dioceses, por exemplo, poderão, por meio de senhas, ter acesso às informações de suas regiões e fazer uso da ferramenta para comunicação, como a criação de blogs e sites próprios, além de sites próprios, em concordância com a hierarquia eclesial local.

O sistema que será utilizado pela Promocat é uma ferramenta interativa de Internet para cadastro, atualização e comunicação, adaptado para a Igreja, e que agrega também todas as tecnologias atuais da Web 2.0, tais como comunidades virtuais de relacionamento, fóruns, chats, blogs, cursos online, entre outros.

Além das informações padronizadas de cadastramento de pessoas físicas e jurídicas e da captação de dados para pesquisas quantitativas e qualitativas, o sistema permitirá ainda, a criação de comunidades regionais com total liberdade e exclusividade de comunicação e relacionamento entre seus membros.

Para o secretário-geral da CNBB e vice-presidente do Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (CERIS), Dom Dimas Lara Barbosa, os benefícios gerados para a Igreja por meio dessa nova ferramenta são ainda incalculáveis: “O objetivo é que o CERIS volte a servir à Igreja, com toda a sua experiência acumulada nesses mais de 40 anos, além de permitir à CNBB e a seus órgãos, total acesso às informações e utilização do sistema para seus interesses. Mas acreditamos que a velocidade da Internet nos surpreenderá com vantagens futuras”.

Dom Dimas disse ainda que, a partir do Censo Anual via o portal www.guiacatolico.com . todos os setores da Igreja terão destaque no sistema, “como os projetos sociais que passarão a contar com uma ferramenta de divulgação e, até mesmo, captação de recursos”, completou.

Fonte: Canção Nova

domingo, 19 de outubro de 2008

Caravana de Vitória da Conquista vai a Feira de Santana ver show do Corinthians.

O Corinthians está muito perto de garantir seu retorno à elite do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, o Timão quebrou a série de três empates consecutivos, venceu o Bahia por 3 a 0, no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Salvador, e poderá assegurar a vaga na Série A na próxima rodada. Morais e Dentinho, duas vezes, marcaram os gols da partida.

Líder isolado, com 67 pontos, o Alvinegro precisa vencer o Ceará, no próximo sábado, no Pacaembu, e torcer para uma derrota do Barueri para o Paraná, também no sábado, na Grande São Paulo, ou do Vila Nova diante da Ponte Preta, sexta-feira, em Goiânia. Ambos estão com 51 pontos. Caso isso aconteça, o Corinthians abriria 19 pontos para o quinto colocado, restando apenas 18 em disputa.

Fiel Conquistense

Da cidade de Vitória da Conquista partiu uma caravana de fieis torcedores do Timão. Organizada pela Kanã chue Turismo a excursão partiu cedinho com um animado grupo de torcedores, dentre eles dois representantes do Grupo Novos Amigos (Marco Antonio e Felipe), pularam, vibraram, gritaram junto a imensa torcida do Corinthians que preencheu grande parte do Jóia da Princesa empurrando a equipe para uma vitória incontestável de 3 x 0 faltando pouco para o seu retorno a série A do Brasileirão.

Confira as fotos:

Bahia 0 X 0 Corinthians

Saída da galera de Vitória da Conquista


Saída da galera de Vitória da Conquista


Marco Antonio e Felipe (voltaram falando é nois na fita mano)


A Fiel tomou conta do Jóia da Princesa


Felipe junto a Fiel Corinthiana, É nois mano!!!

Show da Fiel nas arquibancadas