sábado, 28 de maio de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (João 15,18-21)
Sábado, 28 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20
Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (João 15,12-17)
Sexta-Feira, 27 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Blog da Formato Cerimonial está de cara nova

Confira o novo lay-out acesse: www.formatocerimonial.blogspot.com

Liturgia Diária

Evangelho (João 15,9-11)
Quinta-Feira, 26 de Maio de 2011
São Filipe Néri


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Comunicação da Igreja no Brasil será ponto central do Muticom

Com a proximidade do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá entre os dias 17 e 22 de julho, no Rio de Janeiro, cresce a expectativa das mídias católicas para o evento que irá reunir pessoas de todo o país para refletir sobre a Comunicação da Igreja no Brasil.

Além dos workshops, oficinas, grupos de trabalho, os participantes do encontro também irão vivenciar momentos de oração e reflexão. A equipe responsável pela liturgia no evento destaca que está preparando novidades para este ano.

A coordenadora da Pastoral da Comunicação no Regional Leste 1, Andrea Gripp, explica que em uma das reuniões preparatórias do evento, o Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, pediu que houvesse um espaço na PUC/RJ - local do encontro - destinado à oração dos participantes como forma de intercessão pelo êxito e pelo sucesso do Muticom.

De acordo com o cronograma, as manhãs começam com as Laudes, como uma preparação para o trabalho que será realizado ao longo do dia. No final das tardes, haverá as Vésperas, uma oração de agradecimento, seguida da Santa Missa.

Durante todo o dia, será feita a Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Um dos pontos altos deve ser o Angelus, transmitido ao vivo pela WebTV Redentor para os participantes do Mutirão. “Ao meio-dia, todas as atividades do Muticom param para que seja feita esta oração”, explica o secretário executivo do evento, Paulo Lima. Todas as orações estão no livro Ofício das Comunidades.

Segundo Andrea Gripp, as orações durante a caminhada do Mutirão são uma forma dos participantes estarem na presença de Deus a quem servem pela comunicação. "Estamos a serviço de Cristo. O agente não pode falar de quem ele não conhece. A oração é importantíssima, porque é através dela que nos relacionamos com Deus, que falamos com Deus e que ouvimos a Deus. Valorizar esse momento é de extrema importância porque a teoria é boa, a prática também, porém, sem a vivência da espiritualidade, nós seremos ocos", ressaltou.

Em cada dia, uma Diocese do Regional Leste 1 ficará responsável pela animação litúrgica, comentário e organização da Missa. Elas estão preparando momentos temáticos para a Procissão de Entrada e o Ofertório, com o objetivo de fazer uma Liturgia dinâmica. A abertura e o encerramento serão feitos pela Arquidiocese do Rio. Os demais dias estão sob a responsabilidade das Dioceses de Caxias e Nova Iguaçu, Volta Redonda, Petrópolis, Itaguaí, Campos e Niterói.

O 7º Mutirão de Comunicação não é um evento restrito à Igreja católica. Todas as igrejas cristãs são convidadas a participar do evento. Segundo Andrea, uma das sugestões que estão sendo estudadas é que haja uma celebração ecumênica num dos dias do Muticom: “É um momento bonito de comunhão. Todos unidos na mesma fé em busca de uma comunicação que comunique a vida”, destacou.

As inscrições para o Muticom já podem ser feitas através no site oficial. O valor de R$ 80 dá acesso a todas as atividades da programação, exceto as oficinas-visita, que têm um custo adicional pelo transporte.

*com informações do site oficial do Muticom

Liturgia Diária

Evangelho (João 15,1-8)
Quarta-Feira, 25 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5
Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Irmã Dulce, uma santa nordestina - Deixou-nos grandes lições de vida como a humildade

Quando se fala de santos, a tendência das pessoas é pensar naqueles que estão nos altares representados pelas imagens, ou que se encontram no céu, ou ainda num passado muito distante. De fato, inúmeros santos viveram há séculos ou há quase dois mil anos, porém, muitos outros viveram em nosso tempo. Antes de serem imagens sacras ou de chegarem ao céu, foram pessoas que viveram na terra em meio aos desafios e alegrias da vida cotidiana, como nós. Assim aconteceu com a baiana Irmã Dulce, que foi beatificada em Salvador, sua terra natal, no dia 22 de maio. Sua beatificação é relevante para todo o Brasil, porém, enaltece especialmente a Bahia e todo o nosso querido Nordeste. Sua figura e atuação vão muito além da Igreja Católica, sendo muito querida e admirada também por gente de outras denominações religiosas. Para a sua beatificação foi importante o reconhecimento de um milagre por intermédio de sua intercessão, a recuperação de uma mulher sergipana que havia sido desenganada por médicos após sofrer hemorragia durante o parto. Contudo, a sua beatificação é, acima de tudo, o reconhecimento de uma vida santa que serve de exemplo para todos nós.

Falecida em 1992, já com fama de santidade, a Irmã Dulce, conhecida como o “Anjo bom da Bahia”, chamava-se Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Ao tornar-se religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, passou a ser chamada Irmã Dulce. Quando enferma, teve a graça de ser visitada pelo beato Papa João Paulo II, em 1991.

Ela nos deixou grandes lições de vida como a humildade, a caridade, o serviço, a solidariedade e a partilha, motivada pela fé em Cristo e animada por uma vida intensa de oração. Consagrou-se a Deus servindo aos que sofrem e testemunhando o valor da vida dos que não têm a própria dignidade e direitos reconhecidos. Dedicou-se, com admirável caridade, ao serviço dos pobres, dos desamparados e dos doentes, reconhecendo neles o rosto sofredor de Jesus Cristo. Confiando na Divina Providência e contando com a solidariedade das pessoas, fundou diversas obras sociais e estabelecimentos, dentre os quais se destaca o renomado Hospital Santo Antonio, em Salvador, em cuja capela encontra-se sepultada. Louvamos a Deus pela nova beata declarada pela Igreja, Irmã Dulce, assim como, por tantas mulheres e homens que se dedicam generosamente ao serviço da caridade em nossas famílias, hospitais, casas de acolhida e comunidades. “Beato”, isto é, “feliz” quem vive o mandamento do amor que Jesus nos deixou, como fez Irmã Dulce.

Dom Sérgio da Rocha
Arcebispo de Teresina – PI

Liturgia Diária

Evangelho (João 14,27-31a)
Terça-Feira, 24 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30
Já não falarei muito con¬vosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Liturgia Diária

Evangelho (João 14,21-26)
Segunda-Feira, 23 de Maio de 2011
5ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

domingo, 22 de maio de 2011

Irmã Dulce é beatificada em Salvador

Irmã Dulce foi beatificada na tarde deste domingo (22),
em Salvador (Foto: Edgar de Souza/G1)


Irmã Dulce foi beatificada por volta das 18h deste domingo, no Parque de Exposição de Salvador. Esta etapa é a última antes da canonização da religiosa, conhecida como 'Mãe dos pobres' e 'Anjo Bom da Bahia'. A partir desta data, ela será chamada 'Bem-aventura Dulce dos pobres'.

Terminado o relato de sua trajetória, foi lido o decreto apostólico do Papa Bento XVI inscrevendo Irmã Dulce na lista dos santos e beatos da Igreja Católica, propondo-a como exemplo cristão para todos os fiéis. Neste momento, foi anunciada também a data de celebração da sua festa litúrgica: 13 de agosto.

No primeiro ato da cerimônia, Dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa no Brasil, cumprimentou as autoridades presentes, entre elas o prefeito de Salvador, João Henrique e o senador José Sarney. A missa de abertura foi presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que representou o papa Bento XVI e que foi ex-arcebispo de Salvador.


Dom Geraldo Majella leu carta apostólica para
beatificar Irmã Dulce (Foto: Erik Salles/Agência
A Tarde/AE)

Para ser considerada beata, o Vaticano fez o reconhecimento jurídico de uma farta documentação sobre a veracidade do milagre atribuído a Irmã Dulce, em junho de 2003. Em abril de 2009, a religiosa foi considerada venerável pela biografia. Isso, segundo a Igreja Católica, implica dizer que Irmã Dulce teve uma vida de santidade.


Abertura do processo de beatificação começou em 17 de janeiro de 2000. No ano seguinte foi anunciado o milagre e, em 2002, o processo foi levado para análise do Vaticano.

A presidente da República, Dilma Rousseff, acompanhou a programação, ao lado de Jaques Wagner, governador da Bahia, e da primeira-dama do estado, Fátima Mendonça.

Outras autoridades, como o prefeito de Salvador, João Henrique, o senador José Sarney, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, e o ex-governador de São Paulo, José Serra, estiveram presentes ao evento em Salvador.

Papa Bento XVI

O Papa Bento XVI afirmou, em pronunciamento realizado no Vaticano, neste domingo, que estava junto aos brasileiros na alegria pela beatificação de Irmã Dulce.

Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, desejo também associar-me à alegria dos pastores e fiéis congregados em Salvador, na Bahia, para a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou atrás de si um prodigioso rastro de caridade, a serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a venerar os desamparados", disse, em português.

Fiéis em Salvador

Os portões do Parque de Exposições de Salvador foram abertos aos fiéis por volta das 1h deste domingo. O trânsito na Avenida Paralela, principal via de acesso ao espaço, ficou congestionado no início da tarde. O fluxo de ônibus trazendo fiéis foi intenso no portão do local.

Por volta das 14h, crianças apresentaram o espetáculo "Nasce uma Flor", com dança, música e teatro, retratando alguns momentos da trajetória de vida de Irmã Dulce.

Fonte: G1

Irmã Dulce é exemplo de conquista, diz Dom Murilo Krieger

Dom Murilo Krieger, cardeal e acerbispo de Salvador, que dará início ao rito de beatificação de Irmã Dulce, marcado para começar às 17h deste domingo (22), chegou cedo ao Parque de Exposições para acompanhar a programação religiosa que precede a cerimônia principal.

Dom Murilo comenta que os discípulos de Jesus têm como meta a imortalidade e que Irmã Dulce é um exemplo de conquista. “Ela colocou isto em prática. Ela tinha aparência frágil, limitada, com pouca saúde e, mesmo assim, conseguiu. Um dia como este é um estímulo para também sermos santos, buscando o caminho de Deus”, ensina.

O rito que consagrará Irmã Dulce como Bem-aventurada começará com um pedido do arcebispo de Salvador solicitando ao Santo Padre que inscreva, na lista dos santos e beatos da Igreja, o nome da religiosa baiana.

O bispo auxiliar de Salvador, Dom Gregório Paixão, complementa dizendo que uma das grandiosidades de Irmã Dulce foi a perseverança. “Ela mostrou que a superação humana leva ao conhecimento divino. Que em vez de nos preocuparmos com os pseudos-problemas, nós podemos criar o belo”, conta ele, que iniciou a vocação religiosa na mesma congregação que Irmã Dulce se tornou noviça, em Sergipe.

Para Dom Gílio Filício, bispo da Diocese de Bajé, Irmã Dulce tocou no coração do Evangelho. “Ela é a nova fantasia da caridade, que é partilhar sua vida toda pelo povo, nas pessoas necessitadas. Irmã Dulce reconheceu nas pessoas pobres o Jesus e este dia significa que ela está no coração de Deus”, afirma.

Representante papal

O cardeal Dom Geraldo Majella, atual arcebispo emérito de Salvador, foi uma das autoridades da Igreja Católica que acompanhou de perto o curso de onze anos até o Vaticano autorizar a beatificação de Irmã Dulce. Neste domingo, ele pedirá, em nome do Papa, que a biografia da Irmã seja beatificada. “Quando cheguei aqui, há 12 anos, senti de perto toda a obra que Irmã Dulce tinha deixado, ela que o povo batizou de Anjo Bom da Bahia. Estou aqui e, se Deus quiser, participarei de todo processo de canonização”, diz.

Ao lado dele, Dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa no Brasil, diz estar vivenciando um momento extraordinário. “Irmã Dulce foi uma santa e um modelo de vida, na dimensão espiritual e na dimensão humana, para todos os irmãos. Esta mulher testemunhou o amor de Deus com suas obras. Teve apoio das pessoas porque forneceu uma formidável promoção humana. A Igreja Católica quer mostrar ao mundo que existem pessoas excepcionais”, relata o núncio apostólico do Brasil.

Dom Lorenzo lembrou a fala do Papa Bento XVI na praça de São Pedro, no Vaticano, na manhã deste domingo. “O Santo Padre evidenciou este evento para todo o mundo”, completa.

Por Tatiana Dourado
Fonte: G1

Liturgia Diária

Evangelho (João 14,1-12)
Domingo, 22 de Maio de 2011
5º Domingo da Páscoa


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5
Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8
Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.