domingo, 27 de abril de 2008

Paulus Editora coloca em pauta a discussão sobre as desigualdades sociorraciais brasileiras

O lançamento oficial da obra acontecerá no dia 25 de abril, sexta-feira,às 19h, na Livraria da Vila, em São Paulo.

A sociedade, especialmente a brasileira, vive em uma cultura dominante na qual a classificação social baseia-se em denominações e aparências. Porém, julgar e determinar uma forma de tratamento é ir além de meras palavras.

Ser negro, no Brasil, é conviver com uma série de complexidades e diversificações bem mais amplas do que, por exemplo, a política de cotas para o acesso dos negros às universidades. Trocar denominações raciais singelas por outras politicamente corretas também não é suficiente para garantir o respeito à raça e à pessoa negra.

Em Democracia racial, do discurso à realidade – Caminhos para a superação das desigualdades sociorraciais brasileiras, Vinícius Rodrigues Vieira abre as discussões sobre a questão sociorracial no Brasil e suas inúmeras implicações na sociedade.

A obra baseia-se em um extenso estudo acadêmico realizado pelo autor enquanto cursava Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Esse estudo tornou-se um projeto e foi apresentado à comissão do Programa Raça, Desenvolvimento e Desigualdade Social, sediado na Faculdade de Administração da USP, e rendeu a Vinícius um intercâmbio no Center for Latin American and Iberian Studies (Clais) da Vanderbilt University, em Nashville (Tennessee, EUA).

O Projeto de Pesquisa, intitulado 'Desigualdade Social e Racial e Políticas de Ação Afirmativa: um Estudo Comparativo entre Brasil e Estados Unidos' recebeu financiamento da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior. O resultado final desse trabalho foi levado a uma banca rigorosa, composta, entre outros, pelo professor Marshall C. Eakin, da Vanderbilt University, e Gilson Schwartz, orientador de Vinícius.

Democracia racial, do discurso à realidade – Caminhos para a superação das desigualdades sociorraciais brasileiras é uma obra que agrega estudo, dedicação e pesquisas que abordam, com clareza e objetividade, o crescente debate sobre a natureza das relações raciais brasileiras. Nessas páginas, o leitor poderá apreciar o belo texto de um pesquisador sério e competente, capaz de tornar acessíveis temas áridos e difíceis.

Vinícius Rodrigues Vieira, graduado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2006), fez intercâmbio no Centro de Estudos Latino-Americanos e Ibéricos da Vanderbilt University (2004). Tem experiência nos seguintes temas: economia do conhecimento, sociedade da informação e relações raciais.

Serviço:

Título: Democracia racial, do discurso à realidade – Caminhos para a superação das desigualdades sociorraciais brasileiras
Autor(a): Vinícius Rodrigues Vieira
Acabamento: brochura; capa flexível
Formato: 21 x 13,7cm – 261 páginas – Preço: R$ 27,00

Serviço
Título: Democracia racial, do discurso à realidade
Autor: Vinícius Rodrigues Vieira
Coleção: Ciências Sociais
Acabamento: Formato: 21 x 13,7cm
Áreas de interesse: Sociologia, Ciências Sociais, Antropologia e áreas afins

Nenhum comentário: