segunda-feira, 28 de abril de 2008

Número de casos de dengue grave na Bahia chega a 29

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou ontem mais cinco casos de dengue grave, ou hemorrágica, em Salvador. Os infectados foram conduzidos ao Hospital Couto Maia, no bairro de Monte Serrat, onde estão internados.

Ainda de acordo com a secretaria, pelo menos 29 pessoas foram infectadas com a forma mais temida da doença em todo o território baiano até a última sexta-feira, data do levantamento mais atualizado.

Já o número de casos de dengue clássica, também até a última sexta, chega a cerca de 18,4 mil, contra aproximadamente 14,1 mil registrados no Estado durante todo o período de 2007.

Ou seja, apenas nos primeiros quatro meses do ano, o volume de pessoas infectadas com a forma mais leve da doença supera em pouco mais de 30% o total de casos observados no ano anterior, conforme a própria Sesab.

A chamada dengue clássica aponta um quadro clínico variável.

Dentre os sintomas, estão febre, que pode chegar a 40 graus, além de dor de cabeça e nas articulações.

Os infectados ainda se queixam de falta de apetite e indisposição. Já a forma mais temida da doença, dengue grave, ou hemorrágica, como é conhecida vulgarmente, provoca baixa pressão arterial e sangramentos, podendo levar o paciente à morte.

Um dos casos de dengue hemorrágica confirmados ontem foi o da garota A.C.S.S. (a pedido da família, o nome não pôde ser divulgado), de 6 anos de idade. As tias, Aline Souza, 29 anos, e Raquel Paixão, 40, além da avó, Kardelícia Santos, 59, acompanhavam, no Couto Maia, a evolução do quadro de saúde da menina.

Elas relatam que, até a semana passada, a garota estava em visita a parentes no município de Alagoinhas, a 127 km de Salvador, e teria chegado da viagem com os sintomas da dengue. “Mas ela já está bem, apresentou melhora, e esperamos que ela tenha alta nos próximos dias”, diz a tia, Raquel.

Os outros casos de dengue hemorrágica confirmados são Eliezer Rodrigues da Silva Santos, de 15 anos, morador de Periperi; Rebeca Ferreira Aguiar, de 6 anos, residente em Itapetinga; Maila Rocha dos Santos, de 13 anos, residente no município de Tucano (localizado no nordeste baiano); além de Alice Souza, de apenas 11 meses, também residente na cidade de Tucano.

SUSPEITA – A jovem Maria Domingas, de 24 anos, também está internada no Couto Maia. Ela mora no bairro de Sussuarana Velha e deu entrada na unidade de saúde no último dia 16. De acordo com a Sesab, a suspeita inicial era de leptospirose, mas os exames foram negativos, até que novos testes confirmaram a dengue. Até o fechamento desta edição, não foi possível confirmar se a a infecção de Maria é da forma grave.

O volume de pessoas com dengue grave é preocupante, pois foram 29 casos apurados até a sexta-feira, contra 54 confirmados em todo o período de 2007.

Do total de casos de dengue clássica no Estado, até a última sexta, 787 foram registrados em Salvador. Apesar do avanço do volume de casos em 2008, o período de maior pico da dengue em território baiano foi em 2002, quando houve 87,2 mil casos, 22,8 mil em Salvador.
.
Fonte: Jornal A tarde

Nenhum comentário: