terça-feira, 22 de setembro de 2009

No Dia Mundial Sem Carro, DF e 8 Estados promovem eventos

Para comemorar o Dia Mundial Sem Carro, o Ministério das Cidades realiza nesta terça-feira passeio ciclístico na Esplanada dos Ministérios e seminário. O ministro Márcio Fortes vai pedalar, juntamente com os participantes do passeio, até o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde é realizado o 10º Congresso Brasileiro de Municípios.

No estacionamento do ministério, às 10h30, Márcio Fortes participa do projeto Vaga Viva, que terá exposição de fotos, exibição de vídeos e lançamento do Concurso de Ideias para Mobilidade com Bicicletas, promovido pela Universidade de Brasília. Às 13h, o ministro vai ao seminário Dia Sem Carro, que discutirá alternativas de mobilidade urbana.

Outras cidades
Para marcar a data, a ONG Greenpeace promove vagas vivas em oito capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Manaus (AM) e Recife (PE). As vagas vivas são manifestações pacíficas que ocorrem nessa data, quando o espaço na rua que seria ocupado por um carro estacionado é usado para promover uma atividade com a população.

Em São Paulo, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promove, das 10h às 14h, o evento "Pegue Carona Nessa Ideia". A trupe de palhaços Os Sustentáveis - Agentes de Transição fará intervenções artísticas e ações interativas durante cortejo que percorrerá ruas do Centro de São Paulo, com a distribuição de material informativo.

O percurso será feito pela rua Carmo, Poupatempo-Sé, Praça da Sé, rua XV de Novembro, Praça Antonio Prado, rua São Bento, pelo Largo São Bento, a rua Líbero Badaró, o Viaduto do Chá, a rua 24 de Maio, avenida Ipiranga, barão de Itapetininga, Praça Patriarca e rua Direita.

No Rio de Janeiro, diversas atividades marcarão a data. A programação começa às 10h, na Praça Mário Lago, no Centro, com apresentação da banda da Guarda Municipal, seguindo-se dança rítmica. Haverá ainda apresentação de Tai Chi Chuan no Clube Escolar da Mangueira, de teatro de rua, além de curso de educação cicloviária, às 9h em Copacabana, com noções sobre o uso adequado da bicicleta como meio de transporte.

Em Curitiba (PR), 40 quadras de 15 ruas do Centro foram fechadas às 6h e só voltam a ser liberadas às 20h. A prefeitura autorizou o acesso nesses trechos apenas de ônibus, bicicletas, pedestres e veículos de emergência.

Uma extensa programação está prevista para ocorrer em toda a cidade durante o dia. Nas ruas haverá exames de saúde e atividades de educação de trânsito, lazer e serviços, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de reduzir a emissão de poluentes. Quem se interessar poderá utilizar um dos quatro ciclotáxis puxados por bicicletas que ficarão à disposição para passeios nas principais ruas bloqueadas.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: