terça-feira, 22 de setembro de 2009

Barão do Rio Branco será palco do Dia sem meu carro

A população de Vitória da Conquista vai experimentar durante todo o dia de hoje um momento raro: ver a praça Barão do Rio Branco, principal do centro comercial, sem o tráfego de veículos. A praça vai se tornar o símbolo de uma campanha pela humanização do trânsito e pela defesa de outros meios de transporte.

Todo o Governo Municipal, em parceria com várias organizações e instituições públicas e privadas, vai mostrar que a cidade pode ter muito mais qualidade de vida se as pessoas optarem por pela bicicleta, pela caminhada ou pelo transporte coletivo. Apresentações artísticas de várias naturezas vão apresentar o tema.

Durante o mês de setembro, a Prefeitura de Vitória da Conquista está promovendo uma série de ações voltadas para a educação no trânsito. Entre as atividades, está o “Dia na cidade sem meu carro”, que acontece hoje.

A comunidade já vem discutindo a iniciativa do Governo Municipal e o uso adequado e responsável dos meios de transporte.

O agricultor Manoel Viana aprovou a idéia. “Se as pessoas puderem deixar seus carros em casa e virem para a rua à pé, de coletivo, ou outra forma de transporte é muito válido, inclusive para o meio ambiente. Com certeza, dia 22 vou deixar meu carro na garagem”, afirmou.

“Acho uma boa idéia porque o trânsito de Conquista está ficando muito congestionado, principalmente no horário de pico”, disse o taxista Geraldo José dos Santos. Segundo ele, já é perceptível o crescimento da frota de veículos na cidade e os diversos problemas causados por esse aumento.

Em 2008, Vitória da Conquista já possuía 68 mil carros, com previsão de que esse número dobre em apenas dois anos e meio. O uso massivo de automóveis provoca inúmeros problemas como poluição atmosférica, efeito estufa, poluição sonora, congestionamentos, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo, consumo de combustíveis fósseis, acidentes e comprometimento de grande parte da renda das pessoas.

O estudante Erick Reis também considera válida a iniciativa do dia sem carro. “Eu acho válida a iniciativa da Prefeitura. Os governantes tem que começar a ter uma idéia biosustentável. O Centro tem dia que não tem como trafegar. Em algumas ruas a gente vê engarrafamentos, mesmo que curtos” , destacou.

A campanha “Dia na cidade sem meu carro” é um alerta para a população sobre a necessidade da utilização racional dos automóveis e o uso de meios de transporte sustentáveis. Trata-se de uma campanha internacional, que será realizada em outras três cidades brasileiras (Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília) e grandes centros mundiais como Paris, Nova Iorque e Bruxelas.

“É uma discussão interessante que é voltada para a própria questão ambiental e para a conscientização da sociedade. Promover um dia sem carro, em uma cidade que compra tantos veículos como Conquista é interessante, pois traz toda essa questão para nós cidadãos aqui.” ressalta o estudante Everton Santana.

Fonte: PMVC

Nenhum comentário: