segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia Internacional da Paz

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Paz, promovido pelas Nações Unidas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a data é uma oportunidade para fazer um apelo mundial ao cessar-fogo e à não-violência e um momento para refletir sobre o horror e o custo da guerra e o dever da humanidade de resolver as diferenças por meios pacíficos.

Em mensagem para a ocasião, Ban disse que os senhores da guerra, os combatentes, os vendedores de armas e aqueles que os patrocinam continuam a demonstrar um desprezo cruel pela vida.

Ele relembrou na que a maioria das vítimas da violência são pessoas vulneráveis: civis inocentes, pais e mães de famíla e crianças. Ban Ki-moon afirmou que sem paz, elas não têm esperança de melhorar a sua existência e de escapar à pobreza.

As comemorações da data foram antecipadas para esta sexta-feira, em Nova Iorque, e nas demais sedes da organização. Segunda-feira, dia 21, é feriado no sistema das Nações Unidas, por conta das celebrações do fim do Ramadã.

Em cerimônia no Jardim Japonês da ONU, Ban Ki-moon tocou o Sino da Paz e logo depois discursou a um grupo de estudantes.

Dia Internacional da Paz foi declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981. Já o Dia Mundial da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, a partir de 1968.

Em sua primeira mensagem para este dia, datada do dia 8 de dezembro de 1967, ele dizia: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1º de janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

O tema escolhido para 2010 será: Se quiser cultivar a Paz, preserve a criação.

Fonte: Rádio Vaticano
Local:Nova Iorque

Nenhum comentário: