sexta-feira, 11 de julho de 2008

Brasileiros terão nova carteira de identidade em 2009

Para diminuir e evitar fraudes com as carteiras de identidade, o governo estuda um novo modelo que deve ser adotado a partir de janeiro do ano que vem. A proposta é unificar o documento, fazer um cadastro único e evitar que a pessoa consiga tirar uma identidade diferente em outro estado.

A impressão a laser sai em cinco minutos. O registro que demorava até 30 dias para ficar pronto vai ser entregue na hora.

Hoje cada estado emite seu próprio documento. Isso significa possibilidade de falsificações. Somente a rede bancária, por exemplo, chega a gastar dois bilhões de reais por ano em prevenções de fraudes como essas. Cada brasileiro terá uma só identificação. Será a mesma em qualquer parte do País. E para isso, o Ministério da Justiça vai fazer um cadastro único.

Os novos documentos de identificação começam a ser emitidos no início do ano que vem. A expectativa é de que em nove anos toda a população tenha acesso ao novo registro. Mas para isso ainda serão necessárias parcerias entre os Governos Estaduais e o Governo Federal para a integração dos institutos de identificação de todo País.


Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito dessa matéria. Muito interessante. Vamos ver se assim as fraudes diminuem!