terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Líderes - Por Ítalo Brito

O mundo atual tem passado por diversas transformações; a globalização, as mudanças tecnológicas, os fatos sociais, o desafiante cenário competitivo das organizações, as modificações nos seguimentos profissionais, pontuando ainda as novas tendências comportamentais do consumidor.

A velocidade com que esse cenário se transforma remete o homem a uma nova realidade de compreensão e percepção dos fatos, sendo ele o centro e razão de existência desses cenários e o responsável pela sobrevivência da organização inserida neste universo desafiante e sem limites. A necessidade de estar preparado para liderar os indivíduos neste turbulento processo de mudanças, o que significa ter uma visão das variáveis do presente e um foco voltado para o futuro. “Líderes excepcionais tem visão, são estrategistas que agarram oportunidades que outros deixam de perceber, mas também são detalhistas apaixonados – atenciosos a pequenas realidades fundamentais”.

A partir do entendimento que líderes são necessários para o crescimento e progresso social e organizacional, devem-se gerar caminhos que estimulem os indivíduos nas universidades, nas organizações e em outras entidades, a se tornarem líderes capazes de produzirem novos líderes com um perfil inovador e aberto aos desenvolvimentos factuais deste século. Para Bennis (1996), a formação de líderes acontece quando os indivíduos conseguem desenvolverem características básicas para conduzir outros, aos objetivos comuns, e a principio ele ressalta a importância da “visão maior” que se refere à direção.

Com o escopo de gerar líderes as organizações investem milhões de dólares em pesquisas e treinamentos com cursos de desenvolvimento em liderança, ainda assim é notório que há uma escassez de homens e mulheres com as habilidades necessárias para influenciar de forma positiva as pessoas a modificarem suas ações, e isto vêm ocorrendo em todos os níveis, representados nos aspectos formais e informais da sociedade.

O futuro das organizações e da sociedade depende de colaboradores orquestrados por uma liderança participativa e autentica, que seja motivada a produzir novos lideres capazes de se multiplicarem com as habilidades determinantes para o bem-estar da organização e de todos. “A liderança pode ser ensinada – e aprendida. É algo que pode ser aprendido por qualquer pessoa, ensinado a todos, não devendo ser negado a ninguém”.

A Importância do Líder é um fator proeminente, dado ao fato de que as organizações ao longo do tempo também ganharam uma valorização contínua e competitiva, que o fenômeno globalização e a quebra das fronteiras por meio da informação vêm estabelecendo no mundo. Esta realidade justifica o cenário exposto, por serem esses fatores determinantes e responsáveis por estratégias que objetivem a melhoria dos resultados, produzidos pelos grupos nas organizações e nas camadas sociais. Essas variáveis cada vez mais vêm gerando nas organizações de todas as naturezas, a necessidade de se investir em líderes com habilidades e recursos que lhes proporcione um nível de interação de excelência com a equipe.

No topo de cada grupo há um líder que deve entender a complexidade e a influência das equipes na organização e na vida, pois um grupo é composto de indivíduos que compartilham de um conjunto de normas, crenças e valores, compreender esses valores é saber orquestrar os liderados, minimizando o impacto que cada comportamento gera no outro, ser líder é conhecer as pessoas e suas naturezas. Seja proativo e lidere a vida COM SUCESSO!


Italo Brito – Administrador, Pós-graduando em Gestão de Pessoas (FAINOR), Gerente comercial da COFET e Tutor da UNOPAR.

Nenhum comentário: