quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A estrutura de uma empresa - Por Ítalo Brito

Notadamente só percebemos nas empresas aquilo que está explicitado nas imagens que elas passam, quando executam suas atividades fabris, de vendas ou de serviços e isto é apenas uma parte do processo dinâmico e complexo que move uma organização na consecução dos objetivos. A estrutura de uma unidade industrial, comercial ou de serviços é composta de elementos fundamentais na construção dos resultados, elas são dotadas de diversos setores e departamentos com máquinas, equipamentos e pessoas alocadas em uma estrutura física, enfatizando as que transcendem esta limitação, mas que do mesmo modo são dirigidas por uma composição hierárquica formal ou não, com funções diversas nos níveis que materializam a missão e a visão das empresas, os quais são: o estratégico,o tático e o operacional, sendo o primeiro nível responsável por todas as decisões que nortearão as ações a longo prazo; são decisões de intenso impacto nos negócios, aqui está a chamada direção geral da empresa ou auto escalão. No nível seguinte encontramos os que exercem funções intermediárias os chamados “gerentes” que atuam gerando liga entre as diretrizes e os resultados do planejamento, o principal objetivo é traduzir as decisões estratégicas em ações efetivas, ressaltado que o tempo aqui é de médio prazo. Neste nível as decisões são mais facilmente revistas e analisadas.

O universo das decisões táticas é bastante consistente, porém proporcional ao tamanho e ao tipo de complexidade estrutural de cada empresa. O imperativo é que cada área ou função tenha seus planos específicos, os quais estejam interligados umbilicalmente às ações estratégicas da companhia como um todo. Os atores deste plano são os que estabelecem comunicação clara e objetiva com o operacional; os esforços são direcionados para cada processo ou projeto da organização, são ações aplicadas em setores específicos e apresentam impactos limitados. O tempo de planejamento no nível operacional é a curto prazo.


As decisões do nível operacional, por serem relativamente fáceis, são revistas à todo momento, quando necessárias, são determinações eminentemente técnicas, as quais representam o executar das tarefas. Mesmo que neste nível haja colaboradores com talentos capazes de produzir idéias inovadoras que incorporadas no estratégico podem representar ou mudar até mesmo a razão de existência da organização uma vez que os membros deste nível normalmente estão na interface direta com o produto no processo produtivo ou na outra ponta dos negócios em contato com o cliente.

A complexidade interna das empresas forma um ambiente que exige múltiplas habilidades dos atores alocados nos diversos níveis que devem como nunca agir no dia-a-dia de suas atividades motivados pela busca da qualidade nos produtos, serviços, nas novas tecnologias e nas relações interpessoais. Na estrutura da empresa seja no nível estratégico, tático ou operacional todos precisam conhecer a extensão e os limites da responsabilidade nos papéis que cada membro desempenha. A construção sustentável do ambiente interno vai refletir positivamente ou negativamente no mercado, o desafio empresarial para os gestores do século XXI é construírem empresas com o que há de melhor, e desenvolverem políticas de gestão sistêmicas que contenham todas as cores do mercado de consumo.

A sobrevivência de qualquer projeto depende da base de sustentação e no mercado as empresas se fundamentam em sua “missão”, pois ela corresponde ao que a empresa se propõe a fazer, e para quem. Na missão está o propósito de sua existência, ela deve responder a pergunta: "estou no mercado para quê?" a definição deste conceito orienta na administração do planejamento estratégico, visando canalizar esforços da organização naquilo em que a organização é melhor. O conceito de missão orienta tudo e a todos nas organizações. Ainda na base temos a “visão” se na missão é identificado o que a empresa se propõe a fazer na visão ela do mesmo modo socializa no ambiente interno e externo os caminhos pelos quais se alcançará seus objetivos, de forma mais concisa, o enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Nestes fundamentos estão o conjunto de valores que são princípios, ou crenças, que servem de guia ou critério para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos estão inseridas no topo da hierarquia, no meio, ou na base das operações da empresa.

A beleza da fachada é sustentada pela estrutura que se fundamenta nas bases. O sucesso da empresa no mercado competitivo está na sustentação de sua razão de existência, na definição dos cenários futuros e nos valores que sustentam seu planejamento nos três níveis, estratégico, tático e operacional. Inove, crie, se capacite e transforme seus negócios para melhor!

Italo Brito – Administrador, Pós-graduando em Gestão de Pessoas (FAINOR), Gerente comercial da COFET e Tutor da UNOPAR.

Nenhum comentário: