sexta-feira, 27 de março de 2009

Convidados especiais prestam homenagem ao arcebispo Dom Celso

Dezenas de pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal na sessão que celebrou os 50 anos de ordenação sacerdotal do arcebispo emérito de Teresina, Dom Celso José Pinto da Silva.









Cacilda Sales, que representou o Movimento de Leigos da Arquidiocese Vitória da Conquista, fez um resgate histórico do ministério sacerdotal de Dom Celso José, citando diversos textos da Bíblia em homenagem ao arcebispo. “Para mim foi um privilégio ter a relação de amizade com Dom Celso durante os 20 anos em que ele nos pastoreou aqui em Conquista”.




Hélio Ribeiro, destacou sua convivência com Dom Celso, especialmente na organização dos Cursilhos promovidos pela Igreja Católica. Ribeiro salientou o apoio decisivo que recebeu do arcebispo quando engajou na vida política. “Quero parabenizar Dom Celso pelos 50 anos de dedicação à nossa Igreja e pelo legado de testemunho e amor que deixou para todos nós aqui de Vitória da Conquista”.




Já o Pe. Estevam Santos, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, em Poções, destacou a trajetória episcopal de Dom Celso, desde sua ordenação em 1959 até sua transferência para a então diocese de Vitória da Conquista. “Tenho certeza que a presença de Dom Celso em Vitória da Conquista marcou positivamente o rebanho do Senhor aqui nesta cidade”.




O Pe. Uilton Pereira da Silva, vigário geral da arquidiocese de Vitória da Conquista, que representou o arcebispo Dom Luís Gonzaga Pepeu, ressaltou a grandeza de ser separado por Deus para o sacerdócio, mesmo com todas as fragilidades peculiares ao ser humano. “O Sacerdote está à serviço do Bom Pastor, que é o Senhor Jesus Cristo. Dom Celso completa 50 anos de serviço ao Reino de Deus”.




O professor e ex-prefeito, Dr. José Raimundo Fontes, parabenizou a Câmara pela homenagem prestada ao arcebispo, destacando que Dom Celso teve importante colaboração na construção de uma Vitória da Conquista melhor durante os 20 anos em que esteve à frente da diocese conquistense. “Esta homenagem é mais que justa”, afirmou.





O deputado estadual, Waldenor Pereira, parabenizou o vereador Gildásio Silveira pela iniciativa em homenagear Dom Celso e destacou a importância do arcebispo para a Igreja em Conquista e região. Para Pereira, a Igreja Católica em Vitória da Conquista foi privilegiada por ter sido pastoreada por Dom Celso por 20 anos.






Dom Zanoni Demettino Castro, bispo da cidade de São Mateus, no Espírito Santo, afirmou que Dom Celso sempre pautou sua vida pelo serviço e amor ao próximo, se desprendendo das coisas materiais e priorizando o bem-estar espiritual de suas ovelhas. “Dom Celso é um exemplo para nós”.






O prefeito Guilherme Menezes afirmou que a homenagem que a Câmara fez ao arcebispo é um gesto simples, significativo e oportuno. Para o prefeito, a sessão serviu para relembrar a trajetória de Dom Celso enquanto líder da Igreja Católica em Conquista. “Eu tive a honra de ser prefeito de Vitória da Conquista no período em que Dom Celso foi bispo”, disse Menezes, destacando as ações do arcebispo durante os 20 anos em que morou na cidade.


Fonte: ASCOM/Câmara de Vereadores

Nenhum comentário: