segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Árvore de 33 metros decora Natal no Vaticano

Tradicionalmente, todos os anos, é introduzida uma árvore de Natal na Praça de São Pedro no Vaticano. Medindo 33m, a árvore de 120 anos doada pelo município austríaco de Gutestain, próximo de Sankt Poelten, na região da Baixa Áustria, foi inaugurada neste último sábado, dia 13, para as festividades natalinas de 2008.

Peregrinos de diversas partes do mundo participaram desta inauguração na presença do Cardeal Giovanni Lajolo, governador da cidade do Vaticano, do secretário geral, monsenhor Renato Boccardo e dos embaixadores da Áustria junto a Santa Sé e do governo italiano.

Ao destacar o significado espiritual deste símbolo, o bispo da Áustria, Dom Klaus Küng, ressaltou que com a encarnação, o mundo acolhe a luz do Verbo Divino e que no Natal encontramos esta luz nas luzes que enfeitam a árvore iluminando o nosso caminho interior em direção a Belém, e que neste sentido a árvore nos revela o nosso próximo como irmão e Deus como criança.

Duas mil bolas, uma grande estrela e 1500 luzes decoram a árvore. Após as festas natalinas a madeira será reciclada em objetos escolares decorados por crianças.

A tradição de colocar uma árvore junto do obelisco, iniciada por João Paulo II em 1982, tem sido mantida por Bento XVI. Ser escolhido para oferecer a árvore de Natal ao Vaticano é considerado uma honra e, para os próximos anos, esse privilégio já está reservado. É a oitava vez que a árvore do Vaticano vem da Áustria.

Por Paula Dizaró
Fonte: Canção Nova, Roma


Nenhum comentário: