quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dom Pepeu ordena bispo em Natal


“Tudo posso naquele que me fortalece”, uma citação de São Paulo aos Filipenses, é o lema episcopal do novo bispo norte-rio-grandense, Frei Capuchinho Magnus Henrique Lopes, cuja ordenação ocorrerá na missa das 18 horas desta sexta-feira, dia 17, na Catedral Metropolitana de Natal.

O Papa Bento XVI nomeou Dom Magnus Henrique Lopes primeiro bispo da Arquidiocese de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, no dia 16 de junho de 2010, mesma data em que houve a criação e desmembramento das Dioceses de Petrolina e Floresta, depois de um processo iniciado há 17 anos.

O sagrante da ordenação de Dom Magnus Lopes será o Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), Dom Luiz Gonzaga Pepeu, enquanto os consagrantes os bispos de Petrolina, Dom Paulo Cardoso da Silva, e de Nazaré, Dom Severino França.

Dom Magnus Lopes informou que além da presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macedo e dos bispos de Caicó e Mossoró, Dom Delson Pedreira e Dom Mariano Manzana, deverão vir para a sua ordenação bispos de toda a Regional Nordeste 2, que abrange os estados do Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Já como bispo, Dom Frei Magnus Lopes presidirá três missas no Rio Grande do Norte, a primeira será às 19 horas do próximo sábado, no Convento Santo Antônio, em Natal, onde ele ingressou na Ordem do Frei Capuchinho. A segunda missa ocorrerá às 19 horas do domingo, dia 19, na Igreja Matriz de São João Batista, em Assu, cidade onde ele nasceu e, por último, às 19h30 da terça-feira, dia 21, na cidade de Itajá, também no Vale do Açu.

A posse como primeiro bispo da Diocese de Salgueiro vai ocorrer às 16 horas do dia 12 de outubro, data especialmente escolhida por Dom Magnus Lopes por ser o dia santificado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida. “Vamos ter a presença do núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, que é o embaixador do Vaticano no Brasil”, explicou ele.

Frei Magnus Lopes nasceu em Assu (RN), em 31 de julho de 1965. É o caçula de uma família de oito irmãos, filhos do contador João Gregório Lopes, mais conhecido por “João de Lula”, e Maria do Carmo Lopes, que faleceu em fevereiro deste ano.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: