sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Comece a largar o cigarro no Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

Pneumologista monta um plano de cão para você parar de fumar até o final do ano


Em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo lembra os prejuízos que o cigarro causa. A data é um bom incentivo para redobrar os esforços na luta contra o tabagismo. Ainda mais: pode ser o dia em que você começa a se livrar do vício que causa diversos problemas à saúde.

Para te ajudar a abandonar o cigarro, a pneumologista da Avir Saúde Educação e Tratamento do Tabagismo, Camille Rodrigues, montou um calendário. A seguir, você confere conselhos diários para se ver livre do cigarro até o final deste ano.

De 29 de agosto a 30 de setembro: monte uma lista com as marcas de cigarro que você mais gosta. Reflita sobre os fatores que te motivam a parar de fumar e os motivos que dificultam a conquista deste objetivo. Diminua gradualmente o número de cigarros diários até chegar à metade. Perceba como você fuma por automatismo, sem que sinta realmente a necessidade de fumar. Inicie a despedida do cigarro.

De 01 de outubro a 05 de novembro: peça aos colegas de trabalho, amigos e familiares que o auxiliem na luta contra o fumo. Peça para que eles não te ofereçam cigarros e não deixem maços espalhados pela casa ou local de trabalho. Estipule uma data para não fumar mais nenhum cigarro. Nos dias que antecederem a data marcada, realize uma cerimônia de despedida do cigarro. Afinal, depois de tantos anos tendo o cigarro como companhia, você tem o direito de se despedir dele. Faça uma cerimônia ao seu estilo e concretize a separação. Quando a data marcada chegar, jogue os cigarros fora e não tenha nenhum ao seu alcance. Escorregões podem acontecer com o cigarro a vista.

De 06 de novembro a 10 de dezembro: neste período, é comum aparecer aquela vontade intensa de fumar. Perceba, no entanto, que ela dura cerca de 1 minuto. Aproveite o tempinho para tomar um copo grande de água bem devagar. Logo você vai perceber que a vontade acabou. Gaste energia, caminhe, mantenha-se ocupado. Nas três primeiras semanas sem o cigarro, atente a situações que te lembrem ele, como a hora do cafezinho ou a reunião de amigos que fumam após o almoço. Estabeleça estratégias para estes momentos. Troque, por exemplo, o café por suco depois do almoço. Invista em sua nova rotina sem cigarros, adquirindo novas atividades e hobbies.

De 11 de dezembro a 31 de dezembro: é fase de notar os benefícios que você já tem com o afastamento do cigarro, como a melhora do fôlego e do sabor dos alimentos, o perfume que você passa pela manhã e sente o dia todo e a pele do rosto mais viçosa. Divida com amigos e familiares a sua nova conquista. Faça as contas do quanto economiza por semana sem o gasto com cigarros e dê um presente a si mesmo. Faça planos para um ano novo livre do vício. Na entrada de 2009, brinde a uma vida mais saudável.

Busque auxílio profissional

Auxiliar as pessoas que desejam parar de fumar é um dos objetivos do Programa de Cessação do Tabagismo da Clínica AMO, em Salvador. O lançamento do programa será dia 29, com uma palestra gratuita da pneumologista Thamine Lessa. O evento acontecerá no auditório do edifício Linus Pauling, no Itaigara, às 16h. O endereço é Rua Altino Serbeto de Barros, 19.

De acordo com a especialista, a medicina tem como auxiliar os dependentes de nicotina que, em muitos casos, não conseguem parar de fumar apenas pela decisão pessoal. Cada caso precisa ser analisado individualmente, mas determinados fumantes podem ser auxiliados com terapia medicamentosa também , diz Lessa.

Na palestra, a pneumologista vai demonstrar os extremos malefícios da nicotina e quais os caminhos para a cessação do tabagismo. Segundo ela, a palestra será voltada para leigos, fumantes e familiares de fumantes, já que eles terão participação na jornada contra o cigarro.

Sobre o Programa de Cessação de Tabagismo, Lessa adianta que o objetivo é promover o estímulo e auxílio aos tabagistas a pararem de fumar. Queremos criar condições para que os ex-fumantes mantenham-se nesse novo status, diminuindo as taxas de recaída .

Nenhum comentário: