quinta-feira, 31 de julho de 2008

Universidade do Sudoeste vai criar curso de Medicina em Jequié

O campus de Jequié da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) contará com o curso de Medicina a partir do próximo ano.
O anúncio foi feito, ontem, pelo governador Jaques Wagner, que também visitou o município para entregar novas alas e equipamentos no Hospital Geral Prado Valadares, além de inaugurar uma unidade do Centro Digital de Cidadania, um Núcleo de Acompanhamento e Apoio às Medidas e Penas Alternativas (Nuapa), um Núcleo de Direitos Humanos (NUDH) e anunciar outros benefícios.
O conjunto de ações do Estado soma investimentos de R$ 12 milhões.
A veterinária Magali Chaves comemorou o anúncio do novo curso com lágrimas e sorrisos. Segundo ela, a faculdade de Medicina era um sonho de 50 anos dos moradores de Jequié.
A estudante Rosana Silva, 17 anos, contou que vai adiar os planos de fazer vestibular para tentar seguir a carreira médica em Salvador, porque quer cursar a universidade em sua terra natal.
"Caso eu passe no vestibular, terei uma economia muito grande com moradia e outras despesas", planeja a jovem.

Moradores festejam – Os moradores de Jequié, cidade a 345 quilômetros da capital, festejaram não só o anúncio do novo curso, como as intervenções feitas pelo Governo do Estado, no Hospital Prado Valadares.
Além das novas alas de farmácia e pediatria, agora com 18 leitos, a unidade hospitalar - que está à disposição de mais de 500 mil baianos de 30 municípios - também ativou mais cinco leitos de UTI.
O secretário da Saúde, Jorge Solla, afirmou que outros hospitais em todo o estado também estão passando por um processo de reestruturação.
"Estamos aumentando o número de profissionais, adquirindo novos equipamentos, tudo isso para mudar a estrutura, que estava sucateada e oferecer melhor qualidade de atendimento à população".
O diretor da unidade, Gilmar Vasconcelos, informou que somente no Prado Valadares foram contratados 149 plantões médicos, enfermeiros (67), assistentes sociais (12), auxiliares de enfermagem (130), fisioterapeutas (13), além de técnicos e psicólogos, e adquiridos cinco aparelhos modernos para exames totalmente automatizados.

Fonte: AGECOM

Nenhum comentário: