domingo, 15 de junho de 2008

Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado em todo o País

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi comemorado em todo o País neste dia 14. Cada unidade hemoterápica do Brasil montou uma programação diferente para lembrar e reconhecer o empenho dos doadores voluntários de sangue. Segundo o Ministério da Saúde, a data foi criada para motivar e sensibilizar as pessoas quanto à importância da doação de sangue altruísta, para ajudar os que precisam de transfusões.

Atualmente existe no país 1,75 mil unidades hemoterápicas, laboratórios, hemocentros, bancos de sangue que recolhem as doações, credenciadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Deste total, 150 são hemocentros que integram a rede pública de saúde.

O coordenador da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovês, explicou que no Brasil apenas 1,8% da população doa sangue. Segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é necessário que 3% a 5% da população faça isso regularmente. Cerca de 49% das doações de sangue são espontâneas e o restante, de reposição. Pelo perfil do doador, 46% deles são jovens entre 18 a 29 anos e mais de 35%, mulheres. Outra observação feita pelo coordenador é que a maioria das pessoas que doam sangue são de classe baixa.

De acordo com Guilherme Genovês, "o próprio ministério, nos últimos 14 anos, vem mudando muito, principalmente depois que foi criada a Política Nacional de Doação de Sangue. Com isso, foi aprovada na Constituição Federal a importância do sangue para a população brasileira tornando objeto de não comercialização".

"É importante a doação de sangue voluntária da população, pois esse gesto pode salvar vidas", ressaltou Genovês.

Nenhum comentário: