quarta-feira, 11 de junho de 2008

Bento XVI anuncia nomeação para Vitória da Conquista

O bispo de Afogados da Ingazeira (PE), Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, 51, é o novo arcebispo da arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), vacante desde abril do ano passado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 11, pelo papa Bento XVI que nomeou, também, o padre Antônio Carlos Rossi Keller o novo bispo para a diocese de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, vacante desde março de 2006.

Dom Luiz Gonzada, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), estava na diocese de Afogados da Ingazeira desde outubro de 2001. Tem como lema episcopal o texto do profeta Jeremias “Não temas, estou contigo” (Jr 1,8). Ele é membro efetivo da Comissão Episcopal dos Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância da CNBB e do Conselho Econômico no Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte).


Dados Biográficos:

Dom Luiz Pepeu, nasceu em Caruaru em 18/02/1957. É o segundo dos oito filhos de Pedro de Souza e Izabel S. Pepeu;

  • Ingressou no convento dos Capuchinhos em Caruaru, no ano de 1968.

  • Continuou seus estudos na Escola Dom Vital;

  • Cursou o ginasial no Colégio Diocesano de Caruaru e o científico no Colégio Moreira e Silva em Maceió, AL;

  • Já no ano de 1977 fez o noviciado em Vitória da Conquista, BA. Frequentoiu o curso de teologia no seminário São Francisco, provincia dos capuchinhos em Nova Veneza, SP;

  • No ano de 1982 concluiu o curso de teologia no Instituto de Teologia do Recife.

  • Foi ordenado Presbítero no dia 08 de dezembro de 1982; obteve a Licenciatura em Direito Canônico pela Universidade Católica da América, em Washington, e o doutorado pela Universidade São Tomáz de Aquino, em Roma;

Homem de muitos ofícios e ministérios, Dom Pepeu exerceu ao longo de sua trajetória os seguintes trabalhos:

Na ordem: Mestre de Noviços, Superior (guardião dos conventos da provincia e cúria geral), Diretor dos Estudantes, Conselheiro Ecônomo, Vigário Provincial, Ministro Provincial, Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil e Assessor Jurídico da Procuradoria Geral dos Capuchinhos.
Na pastoral: Vigário Paroquial, Administrador Paroquial e Pároco. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, bispo da diocese de Afogados da Ingazeira (PE) no dia 13.06.2001.

Nenhum comentário: