sábado, 19 de abril de 2008

Aeroportos baianos ganharão modernos equipamentos

Os aeroportos baianos irão começar a receber já a partir da próxima semana seis modernos carros de combate a incêndios comprados na Espanha pelo Governo do Estado e destinados à corporação do Corpo de Bombeiros. Eles servirão aos aeroportos de Lençóis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Barreiras, Valença e Vitória da Conquista. A informação é do coronel Sérgio Barbosa, comandante geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, prestada hoje durante o almoço promovido no Hotel Pestana pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa para o anúncio dos números finais da BNTM. Segundo Barbosa, os novos equipamentos se enquadram nas exigências da ANAC para permitir o funcionamento dos aeroportos com o máximo de segurança e eficiência.

A boa nova foi comemorada pelo secretário de Turismo Domingos Leonelli, que considera o Estado estar iniciando um novo e importante estágio na atração de mais turistas para a Bahia, com a melhoria de sua malha regional. “Com o novo caminhão de combate a incêndio – com capacidade para 10 mil litros – destinado ao aeroporto de Lençóis, na Chapada Diamantina, poderemos voltar a operar vôos nacionais e com isso incrementar o turismo na região, que é um dos roteiros mais importantes do Estado”, afirma Leonelli. Ele acentua que com isso está atendendo a uma das metas do governador Jaques Wagner, que é a da interiorização do turismo.

O coronel Barbosa salienta que o aeroporto de Lençóis já possui um carro com capacidade para 1,500 mil litros que atendia a exigência mínima da ANAC para operar pequenos aviões com capacidade para até 50 lugares, “Com o novo equipamento, o aeroporto poderá retomar os vôos domésticos recebendo aviões com maior número de passageiros”, diz o comandante dos Bombeiros.

Segundo ele, além de Lençóis, o aeroporto de Porto Seguro também ganhará um carro com capacidade para 10 mil litros, enquanto que o de Teixeira de Freitas – que já tem um com capacidade de 1.500 litros – receberá um novo com capacidade para 6 mil litros. Ele diz que será enviado um aeródromo com capacidade para 6 mil litros para o aeroporto de Barreiras, um outro para Vitória da Conquista e um, com capacidade de 2,5 mil litros, para o aeroporto de Valença.

Combate a incêndios florestais - Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, o governo do Estado adquiriu no total 31 carros de combate a incêndios no valor de US$ 10 milhões. Desse total, 3 são os denominados carros florestais – com capacidade para 2 mil litros cada – que serão enviados para a Chapada Diamantina para combater os incêndios florestais comuns na região nos períodos de seca. Um outro veículo desse tipo foi destinado a Porto Seguro, um para Feira de Santana, um para Vitória da Conquista e dois para Salvador, num total de oito equipamentos.

O coronel Barbosa informa ainda outros equipamentos serão destinados a unidades do Corpo de Bombeiros que serão implantadas nos municípios de Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Barreiras, Lauro de Freitas, Alagoinhas e Camaçari. Já Barreiras receberá uma caminhão urbano do tipo ABT – Auto Bomba Tanque. “O governador pretende, até maio deste ano, ativar em Barreiras um grupamento do Corpo dos Bombeiros”, afirma o militar. Segundo ele, serão 14 ABTs – que tem pressão e vazão para atingir altura de até 20 metros -, sendo quatro destinados a Salvador e os demais para o interior do Estado.
Por: Ascom/Setur

Nenhum comentário: