terça-feira, 24 de julho de 2012

Festa da Padroeira Nossa Senhora das Vitória - De 06 à 15 de Agosto



História de Nossa Senhora das Vitórias
Nossa Senhora da Vitória é um ícone católico venerado em Portugal, em particular na Freguesia de Famalicão, concelho da Nazaré, Portugal.

Na paróquia de Famalicão, um dos antigos cultos populares é a Nossa Senhora do Livramento, a qual se encontrava num pequeno nicho junto à estrada, na localidade de Quinta Nova. Esta imagem foi venerada por muitos, que por ela passavam em direcção à Nazaré. Mais tarde, teve de ser recolhida para a casa da proprietária do terreno, devido a assaltos e vandalismos.

Do culto à Senhora da Vitória em Famalicão no concelho da Nazaré, sabe-se que foi trazido pelas gentes da Praia das Paredes da Vitória, que no início do século XVI se vieram fixar, trazendo com eles o culto de Nossa Senhora da Vitória.

A primitiva Imagem da Senhora da Vitória não chegou até aos nossos dias, mas podemos ver a bandeira com a respectiva imagem, a qual facilmente se constata que tem pouco a ver com a imagem que hoje se venera, e que é datada do século XVIII.

Escultura em madeira policromada de regular qualidade, com olhos de vidro, representando a Virgem Maria com o Menino ao colo, assente numa nuvem com várias cabecinhas de anjo, sob a invocação de Nossa Senhora da Vitória, evocando a vitória da vida sobre a morte, entre o bem e o mal. Sobre o ombro esquerdo pende um manto azul bordado a efeitos vegetativos dourados, que cai em ligeiras pregas até aos pés. No seu braço esquerdo segura o Menino, de largos caracóis louros. A Imagem foi ao longo dos tempos se degradando, tendo sido feitos alguns trabalhos de restauro, os quais lhe foram retirando a pintura inicial. Foi restaurada profundamente em 20 de Maio de 2005, aquando da comemoração dos 100 anos da sua Coroação, tendo sido feito um trabalho de limpeza até à própria madeira, sendo posteriormente pintada com as cores originais.

Da herança que nos chega até hoje, só se pode ver a inúmera quantidade de ouro e mantos, entre outros objectos, que ao longo dos anos, o povo da Paróquia ofereceu à sua Padroeira.

A festa de Nossa Senhora da Vitória tem lugar no segundo Domingo de Agosto, trazendo consigo inúmeros romeiros.,

No Brasil, Nossa Senhora da Vitória é a padroeira da cidade de Vitória da Conquista na Bahia




 
Histórico da Arquidiocese
A Diocese de Vitória da Conquista (BA) foi criada a 27 de julho de 1957, pela Bula “Christus Iesus” do Papa Pio XII, com território inteiramente desmembrado da Diocese de Amargosa (BA). Foi canonicamente instalada no dia 15 de agosto de 1958, com a posse de seu primeiro Bispo Dom Jackson Berenguer Prado. Aos 16 de janeiro de 2002, pela Bula “Sacrorum Antistites” do Papa João Paulo II, foi criada a Província Eclesiástica de Vitória da Conquista, desmembrada da Província de São Salvador da Bahia, com sede em Vitória da Conquista, integrando as Dioceses de Caetité, Livramento de Nossa Senhora, Bom Jesus da Lapa e Jequié. A instalação desta Arquidiocese se deu no dia 17 de março de 2002, com a posse do seu primeiro Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Bispos da Diocese de Vitória da Conquista
1º Bispo: Dom Jackson Berenguer Prado (1958-1962)
2º Bispo: Dom Climério Almeida de Andrade (1962-1981)
3º Bispo: Dom Celso José Pinto da Silva (1981-2001)
1º Arcebispo: Dom Geraldo Lyrio Rocha (2002-2007)
2º Arcebispo: Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFM Cap. (atual arcebispo metropolitano)
  
SITUAÇÃO GEOGRÁFICA: Sudoeste do Estado da Bahia

LIMITES: Dioceses de Itabuna (BA), Ilhéus(BA), Eunápolis (BA), Araçuaí(MG), Almenara (MG), e Janaúba (MG).

SUPERFÍCIE: 25.089 Km2

POPULAÇÃO: 724.619 habitantes (Censo do IBGE de 2000)

MAPA DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA
 





Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: