quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dia da família é celebrado na Câmara

A Câmara realizou, na manhã desta quarta-feira (8), sessão especial para celebrar o Dia da Família. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB), contou com a presença de representantes religiosos e marcou a comemoração da data em Vitória da Conquista.

O presidente da Casa, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a importância da sessão e parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela iniciativa em organizar a sessão. Para o parlamentar, discutir o tema família deve ser interesse de todos, já que a mesma é a base da sociedade.


O vereador Gilzete Moreira (PSB) agradeceu a presença dos convidados especiais, porém lamentou a ausência de pessoas interessadas em discutir o assunto. “Agradeço aos colegas vereadores que foram unânimes em aprovar esta sessão”, disse, destacando que seu mandato tem dado uma atenção especial para as questões concernentes à família conquistense. O parlamentar afirmou que o tema foi um dos assuntos mais importantes debatidos na Casa em 2011.

O pastor evangélico Marcelo Andrade afirmou que a família é uma instituição criada por Deus, porém o homem não valoriza a mesma. Andrade lamentou a crise que a família brasileira atravessa, diante dos altos índices de divórcios e da falta de respeito dos filhos para com os pais. “Maridos responsáveis, esposas auxiliadoras e filhos submissos aos pais: esta é a ideia de Deus para a família”, declarou.
Andrade também lamentou a utilização da internet como meio para enfraquecer os valores morais e espirituais da família. “O sexo dentro do projeto de Deus nunca foi errado. Biblicamente o sexo foi criado por Deus para ser praticado dentro do casamento”, disse. O pastor ressaltou que a Igreja é o lugar onde a família é valorizada.

Para Lázara Figueira, juíza em Barra do Choça, ao longo do tempo a família mudou sua composição, assumindo uma nova configuração e redefinição de papeis. Figueira defendeu a preservação da dignidade de cada indivíduo que compõe a família. “Infelizmente vivemos um caos por causa da falta de afeto na família”, afirmou.
A juíza destacou a importância de momentos de reflexão como a sessão que celebrou o Dia da Família e afirmou que o casamento não deve ser encarado como fardo, mas deve ser pautado pelo amor. Também destacou a necessidade da valorização da mulher e da responsabilidade que os pais devem ter para com os filhos.

Já o padre João Cardoso, que representou o arcebispo metropolitano, afirmou que as questões da desigualdade e vulnerabilidade sociais são as que mais pesam na desagregação da família. Para o padre, a má distribuição de renda atinge a família. “No atual contexto que vivemos enfrentamos grandes desafios para a preservação da família”, disse.
Cardoso ressaltou que é papel da família educar seus filhos e não transferir tal responsabilidade para a escola. “Vivemos uma grande diversidade de família, que é o espaço indispensável para que as pessoas possam desenvolver-se. Ela é a primeira e fundamental escola de ética e solidariedade, onde desenvolvemos nossa espiritualidade”, afirmou.

Fonte: ASCOM/Câmara de Vereadores

Nenhum comentário: