quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Morre o bispo emérito de Bom Jesus da Lapa

Morreu na tarde de ontem, 20, na cidade de Aparecida (SP), o bispo emérito de Bom Jesus da Lapa (BA), dom Francisco Batistela. O emérito era da Congregação do Santíssimo Redentor e faleceu de pneumonia.

Dom Francisco Batistela nasceu em Cerquilho (SP) em 1931. Ele teve três irmãs que se tornaram religiosas. Entrou para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), em 1943. Fez o noviciado em Pindamonhangaba (SP), durante o ano de 1951. Aí fez sua Profissão Religiosa na Congregação do Santíssimo já em 1952.

Foi Ordenado Sacerdote em Tietê (SP) 1957, por dom José Carlos de Aguirre, então bispo de Sorocaba (SP). De 1970 a 1972, foi Superior da Comunidade e Reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida. Além disso, dom Francisco foi assistente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe).

Em 18 de abril de 1990, o Santo Padre João Paulo II designou-o como bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa (BA). Foi Ordenado bispo em julho de 1990, na Basílica Nacional de Aparecida.

Já em 2008, o papa Bento XVI aceitou sua renúncia por completar 75 anos de idade. A partir de então, passou a residir na Comunidade Redentorista Santa Teresinha, em Tietê.

Nos últimos meses, foi acometido por uma grave pneumonia. Internado no Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), veio a falecer às 17h de ontem.

O velório acontece no Santuário de Aparecida. Missa de corpo presente às 16h de hoje, 21, na Basílica Nacional, seguindo-se o sepultamento no Cemitério Santa Rita.

Fonte: C.N.B.B.

Nenhum comentário: