segunda-feira, 22 de março de 2010

A Diversidade Católica na Unidade da Igreja

O propósito da feira é encurtar o caminho que separa os pólos de produção de seu mercado consumidor. O Brasil, um país essencialmente católico, em 2003 ganhou a primeira feira voltada para o maior segmento religioso do país.

Nós, organizadores do evento, somos unânimes em afirmar que, na época, chegamos a temer encontrar pela frente certo preconceito ao “vender” para a igreja os serviços e produtos que ela precisa cumprir seu papel no culto à religião. Competência técnica, administração dos estabelecimentos religiosos de acordo com os tempos modernos, atendimento aos micro e pequenos empresários que fornecem produtos e serviços, eram algumas das necessidades apontadas por esse seleto “mercado consumidor”. A ExpoCatólica, feira de negócios voltada para os profissionais e religiosos(as) da área, foi então, formatada dentro dos moldes internacionais e se estabelece definitivamente, incorporada, madura e pronta para atender as necessidades do mercado e principalmente do Clero, que apresenta níveis de exigência e qualificação altíssimos quando ocupa o papel de “consumidor”.

O evento é o único no Brasil que reúne o mercado, a mídia e a Igreja Católica em suas mais distintas expressões, divididas entre congregações religiosas e novas comunidades, além das empresas do setor. Essa diversidade encontra espaço comum na ExpoCatólica e em seus eventos paralelos: igreja e mercado; santuário e peregrino; carisma e vocacionado; tradição e modernidade; fé e cultura. Enfim, a diversidade católica na unidade da Igreja!

Participar da maior feira do gênero da América Latina é muito mais que, simplesmente, “fazer negócios”. Respeitar a religião, sua doutrina e sua liturgia em primeiro plano; por isso, buscamos sempre o aprimoramento dos expositores e dos produtos e serviços oferecidos. Participar da ExpoCatólica, é colaborar com a Igreja em sua missão pastoral, social e evangelizadora, onde os “bons negócios” são conseqüência de um trabalho sério, baseado em princípios éticos fundamentais na fé cristã.

Histórico

A ExpoCatólica acontece desde 2003, consolidando sua proposta de fomento do mercado religioso, bem como seus objetivos nos mais diversos setores, sejam eles em editoras, livrarias, lojas, fábricas de artigos religiosos, equipamentos de som, etc. Por isso, ao longo desses anos conquistamos espaço e promovemos o sucesso daqueles que confiam e divulgam seus produtos e serviços na feira.

As edições anteriores contribuíram para o crescimento deste mercado, de forma que repercutiu também em uma maior representação da feira diante do público - por exemplo, em 2007, a ExpoCatólica bateu o recorde de público. Passam pela feira anualmente mais 35.000 visitantes, dentre os presbíteros e o público leigo que puderam conhecer as últimas novidades do segmento.

Por Fábio Castro - Diretor da Promocat
Fonte: Expocatólica.com.br

Nenhum comentário: