quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Urna com relíquias de Santo Antônio será exposta ao público

A urna com as restos mortais de Santo Antônio será exposta ao público, entre os dias 15 e 20 de fevereiro, para veneração na cidade de Pádua, na Itália.

Durante a exposição na Basílica de Santo Antônio, a cidade italiana espera receber 100 mil peregrinos provenientes de todo o mundo. A visitação será das 6h20 às 19h00 (hora local).

Ao final destes cinco dias de veneração, a urna com os restos mortais de Santo Antônio vai retornar à Capela da Arca após um complexo trabalho de restauração iniciado em abril de 2008 e concluído no mês de dezembro do ano passado.

Uma câmara transmitirá pela internet toda movimentação dos fiéis diante da relíquia do santo, será possível acompanhar pelo site: www.santantonio.org/ostensionedelsanto2010.

A última vez que a urna com as reliquias de Santo Antônio foi apresentada aos fiéis foi no ano de 1981, por ocasião do 750º aniversário da morte do frade franciscano. A iniciativa, que durou 29 dias, acolheu 650 mil peregrinos.

Santo Antônio nasceu em Lisboa no final do século XII. Foi recebido entre os Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Pouco tempo depois da sua ordenação sacerdotal ingressou na Ordem dos Frades Menores, com a intenção de se dedicar à propagação da fé cristã entre os povos da África. Exerceu com grande fruto o ministério da pregação na França e Itália, tendo convertido muitos hereges. Foi o primeiro professor de Teologia na Ordem dos Frades Menores. Morreu em Pádua no ano de 1231. No ano de 1232, foi canonizado pelo Papa Gregório IX.

Nenhum comentário: