quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Brasil é o 80º na lista dos menos corruptos

O Brasil aparece em 80º lugar no ranking de corrupção no setor público, divulgado pela ONG Transparência Internacional (TI). O documento elenca 180 países e foi apresentado nesta terça-feira, 23, pela organização em Berlim.

Entre as nações da América Latina, os piores avaliados foram o Haiti, a Venezuela e o Equador, que ficaram, respectivamente, com os números 177, 158 e 151 da lista. Os países menos corruptos do continente são o Chile e o Uruguai. O índice vai de zero, para um País considerado "corrupto", a 10, para um considerado "limpo". O Brasil tem nota 3,5.

Por outro lado, a percepção de corrupção aumentou em alguns países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, como França, Noruega e Reino Unido. As nações menos corruptas do mundo, segundo o relatório da ONG Transparência Internacional, são Dinamarca, Suécia e Nova Zelândia.

A presidente da entidade, Huguette Labelle, destacou que, nos países mais pobres, a corrupção pode determinar a diferença entre a vida e a morte. "O dinheiro sai do sistema em vez de ser investido em hospitais ou água potável", exemplificou Labelle. O dirigente ressaltou os dados da União Africana, que apontam que a corrupção custa ao continente um valor semelhante ao Produto Interno Bruto de nações como Quênia, Tanzânia e Camarões.

Desde 1995, a ONG publica todo ano um índice de percepções da corrupção (CPD) classificando 180 países segundo a análise de um grupo internacional de empresários, especialistas e universitários.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: