segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Aposentadoria: Dom Celso José deixa Arquidiocese de Teresina com aval do Papa

A transferência de cargo acontece às 19h na Igreja de Nossa Senhora das Dores no Centro de Teresina. Natural do Rio, Dom Celso José foi bispo de Vitória da Conquista por mais de 20 anos

Com a aposentadoria de Dom Celso José, após sete anos comandando a Arquidiocese de Teresina, nesta segunda-feira (15), o arcebispo fará a transferência do cargo às 19h na Igreja de Nossa Senhora das Dores no centro de Teresina. Dom Celso José passará o cargo para Dom Sérgio da Rocha (à esq. na foto). De acordo com o padre Amadeu Matias que vai coordenar a solenidade , juntamente com a transferência de cargo acontecerá também o encerramento dos festejos de Nossa Senhora das Dores, padroeira da arquidiocese.

Dom Celso José é natural do Rio de Janeiro. Foi bispo na capital carioca e também na cidade de Vitória da Conquista na Bahia por mais de 20 anos. Em Teresina ele esta há sete anos à frente da Arquidiocese. “A grande marca de Dom Celso é a formação dos padres e a reestruturação da arquidiocese, além de acompanhar todo o clero”, destacou o padre Amadeu Matias.

Ele explicou ainda que Dom Celso está se afastando com o aval do Papa Bento 16 porque já completou 75 anos e segundo a constituição religiosa ao chegar nessa idade, o arcebispo precisa se afastar. Dom Celso José será arcebispo emérito de Teresina que passará a ter três arcebispos: Dom Miguel Fenelon Câmara Filho, Dom Celso José Pinto da Silva e Dom Sérgio da Rocha, natural de São Paulo. Dom Sergio é proveniente da Diocese de São Carlos (SP) .

Fonte: cidadeverde.com

Nenhum comentário: