quarta-feira, 25 de junho de 2008

Papa imporá pálio a 41 arcebispos, dois deles do Brasil

Domingo próximo, Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, Bento XVI celebrará a Eucaristia às 9h30 na Basílica Vaticana, com a participação do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I.

O patriarca e o papa - informa o Departamento das Celebrações Litúrgicas - farão a homilia, recitarão juntos a profissão de fé e darão a bênção. Concelebrarão com Bento XVI os 41 novos arcebispos metropolitanos de recente nomeação, aos quais Bento XVI imporá o Pálio.

Dos 41 arcebispos que receberão o pálio 16 são das Américas, dois dos quais do Brasil: o arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, o capuchinho D. Luís Gonzaga Silva Pepeu; e o de Cascavel, no Paraná, D. Mauro Aparecido dos Santos; 14 são da Europa; sete da África e quatro da Ásia, entre eles o Patriarca de Jerusalém dos Latinos, D. Fouad Twal.

Outros dois arcebispos, um da Índia e um de Serra Leoa, receberão o pálio nas suas sés metropolitanas.

O pálio parece com uma estola, sendo mais curto: é uma faixa de lã branca ornamentada com seis cruzes pretas, que se coloca ao pescoço e as duas pontas caem sobre o peito. É tecido com a lã dos dois cordeiros brancos oferecidos ao papa todos os anos, por ocasião da festa de Santa Inês, no dia 21 de janeiro, e isto para indicar em quem o leva a figura do Bom Pastor. Simboliza também a autoridade eclesiástica do metropolita, entendendo-se a autoridade como serviço, e não como poder.

A Rádio Vaticano transmitirá a cerimônia, com comentários também em português, a partir das 4h20 de Brasília, para todas as emissoras que nos retransmitem.

Fonte: Radio Vaticano

Nenhum comentário: