quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Abertura oficial: Família é prioridade para o futuro da Igreja

Cerca de oito mil pessoas, 30 cardeais e 200 bispos participaram ontem, 14, da cerimônia de abertura do VI Encontro Mundial das Famílias, na Cidade do México.

O presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, inaugurou o evento afirmando que "a família é uma prioridade decisiva para o futuro da sociedade e da Igreja Católica" e defendeu a promoção de valores humanos e cristãos diante da cultura pós-moderna que caracteriza os dias atuais, cultura "doente de individualismo e relativismo".

O Cardeal Antonelli ressaltou o legado do Papa João Paulo II, chamando-o de "o Papa da Família". E lembrou que foi Karol Wojtyla quem instituiu o Encontro das Famílias, iniciado em 1994, em colaboração com o Cardeal colombiano Alfonso López Trujillo.

Também estava presente na cerimônia de inauguração o presidente do México, Felipe Calderón. Ele fez uma relação entre ruptura familiar e aumento da violência: "Hoje, as famílias mexicanas enfrentam um ambiente de insegurança. O crime, a violência e a exacerbação da violência ameaçam a tranqüilidade de quem mais amamos. Esta tranqüilidade também é ameaçada pela apologia do delito, por isso, combatemos aqueles que ameaçam a paz e pretendem escravizar nossos filhos com as drogas".

Congresso Teológico

Após a cerimônia de inauguração, o Encontro Mundial das Famílias foi aberto com o Congresso teológico internacional, onde foram feitas várias conferências. Entre os palestrantes o Arcebispo da Cidade do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, recordou que a família não é somente "uma realidade eclesial, mas uma instituição divina e humana fundamental para a sociedade e parte integrante da nossa cultura".

Já o Arcebispo de Québec, Cardeal Marc Ouellet, destacou que a crise da família não é só uma crise moral, é uma crise mais profunda, antropológica, de concepção da mulher e do homem, que explica legislações contra a família. Para o primaz do Canadá, está em jogo uma "batalha cultural", na qual uma visão do mundo sem Deus tenta suplantar a herança judaico-cristã, com danos graves nos campos humano, social e religioso.

Por sua vez, o pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, assegurou que os próprios cristãos "precisam redescobrir o ideal bíblico do matrimônio e da família", para poder propô-lo ao mundo de hoje.

Hoje, 15, o programa do Congresso prevê três sessões, nas quais estarão em debate a questão da família e a sexualidade, emigrantes, virtudes sociais e legislar a favor da família. A segunda sessão será presidida pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Fonte: Canção Nova/Rádio Vaticano

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Casamento de Maciel & Maísa



Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

1 Coríntios 13-1,13

Casamento Maciel & Maísa
Anjos: Edfran e Cristiane
Grupo Novos Amigos

Abertura da Campanha da Fraternidade será na Basílica de Aparecida

A Campanha da Fraternidade 2009 (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), terá sua abertura no dia 25 de fevereiro, na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). O tema deste ano é "Fraternidade e Segurança Pública".

Esta é a segunda vez que a abertura da CF não é feita em Brasília. Em 2007, a Campanha abordou o tema "Amazônia" e teve sua abertura em Belém (PA).

De acordo com o secretário-executivo da CF, Padre José Adalberto Vanzella, a abertura da CF será durante a Missa da Quarta-feira de Cinzas (25/02), às 9h, na Basílica de Aparecida, seguida de uma entrevista coletiva. Segundo ele, o principal motivo para a realização do evento em Aparecida, e não na sede da CNBB como de costume, é mostrar o vínculo entre a Campanha da Fraternidade e o Tempo Quaresmal, "de modo que a mesma celebração que abre o Tempo Quaresmal dá início também à Campanha da Fraternidade".

"Aparecida foi escolhida por ser o Santuário Nacional, já que a Campanha da Fraternidade também é nacional", resume o secretário. A Missa será presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, e a homilia será proferida pelo secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.

Segurança Pública

Conforme o texto base publicado pela CNBB, com a Campanha a Igreja do Brasil quer "suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos".

Segundo Padre Vanzella, a Campanha da Fraternidade deste ano "mostra a preocupação da Igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em uma sociedade que, a cada dia, se torna mais violenta e insegura para as pessoas e procura contribuir para que este processo seja revertido através da força transformadora do Reino de Deus".

"A paz buscada é a paz positiva, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao "outro" e a mediação pacífica dos conflitos, e não a paz negativa, orientada pelo uso da força das armas, a intolerância com os "diferentes", e tendo como foco os bens materiais", conclui.

Fonte: C.N.B.B.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A dieta ideal para o verão

O verão brasileiro faz com que uma multidão procure as praias próximas dos centros urbanos ou, no caso de quem pode gastar mais, opte pelas maravilhosas praias de estados como Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas. Mas o verão traz muitas "armadilhas" nutricionais, além de outras para quem quer manter o peso, usar biquíni e ter uma vida saudável.

Alguns erros comuns num verão na praia

1. Você troca aquele superalmoço com os amigos pedindo só uma salada. Cuidado: as saladas pré-preparadas podem ter mais calorias que as de uma lanchonete. Por exemplo: ao comer uma caesar salad com queijo parmesão, creme e croutons, você estará, provavelmente, ingerindo cerca de 530 calorias e mais de 30 gramas de gordura saturada. É melhor você preparar a salada no próprio prato, com azeite (uma ou duas colheres), vinagre e limão. Em muitas ocasiões, o chef recomenda uma salada com peito de frango (cerca de 739 calorias) ou com camarões (670 calorias). Os números são aproximados, mas mostram como podemos nos enganar com uma salada aparentemente inocente. Salada de alface, palmito e tomate com cubinhos de queijo branco é uma boa opção. Um ovo cozido na salada verde é excelente para completar o prato. Conclusão: evitar a salada pré-preparada, enganosa e cheia de gordura e calorias.

2. Bebidas alcoólicas na praia. É quase impossível estar perto do mar, na praia, num barco ou num bar cheio de amigos e não beber algo. Poucas pessoas conseguem ficar longe do álcool: preferam uma latinha de refrigerante light ou chá gelado com limão. Para quem prefere o álcool, uma lembrança: ele é considerado uma caloria "vazia", pois é queimado basicamente pela musculatura. Portanto, de vez em quando mergulhe no mar, dê um passeio rápido; enfim, mexa-se. Podendo escolher, eu ficaria com pouca cerveja, mas com uma taça de vinho branco seco com gelo ou uma dose de vodca com morango e adoçante (entre 60 e 75 calorias). Os drinks muito elaborados com nomes fantasiosos são muito mais calóricos (uma pina colada tem 275 calorias).

3. Comece o dia com um boa refeição. Estudo recente mostrou que os obesos em dieta perdem mais peso se comerem, pela manhã, uma refeição superprotéica, como um ovo mexido, queijo branco, fatias de peito de peru e pão integral, além de café ou chá. Seu corpo "acorda" com a entrada de proteínas e passa a acelerar o gasto energético, de forma a produzir energia a partir da gordura acumulada. É uma boa dica para quem acorda tarde - e quem vai acordar cedo nas férias?

4. Fuja da armadilha do sorvete supercalórico. Verão não é verão sem sorvete. Nesse ponto é especialmente difícil resistir, mas existem opções bem gostosas que podem substituir os supercalóricos. Quase todos os fabricantes de sorvetes oferecem versões light e diet. O picolé de fruta, apesar de ter açúcar, tem poucas calorias se comparado aos famosos sorvetes cremosos, que chegam a 810 calorias se cobertos com caldas, flocos de chocolate, paçocas...

5. Nunca pule o almoço, por mais tarde que essa refeição seja feita. Não quer almoçar? Pois bem: fique com uma porção de queijo branco, cortado em cubos, e coloque frutas no seu prato: abacaxi, papaia, uva, maçã, pêra (fuja da banana e do abacate). A mistura de proteína com fruta é garantia de queima calórica pela proteína, além de fibras das frutas, vitaminas e sais minerais.

6. Na praia, mesmo sem um sol escaldante, você transpira muito, mesmo que não perceba as gotinhas de suor na pele. A brisa marítima faz a transpiração evaporar rapidamente, roubando seus sais minerais. A perda de sódio em pessoas que já têm pressão baixa pode levar a uma lipotimia, ou seja, à sensação de desmaio e até perda momentânea da consciência. Uma colher de sal dissolvido em água pode ser uma solução. Outra: tomates com sal para suprir o corpo do sódio perdido. Muitas pessoas perdem muito potássio com o calor e a transpiração. Não ouça quem diz que você deve comer bananas! Quem pode comer banana é o Guga, que jogava oito horas de tênis por dia quando estava no auge. Você ganhará peso com as bananas. O suco de tomate tem 600 miligramas de potássio, a água de coco industrializada tem 300 miligramas de potássio. Não se esqueça que a água de coco, ingerida com canudinho direto da fruta, pode ter até 500 calorias, pelo fato de ter dissolvido no líquido natural uma grande quantidade de gordura de coco (por isso que ela é turva). Os que tomam todo o conteúdo do coco verde, portanto, estão ingerindo tantas calorias quanto alguém que come um hambúrguer com queijo derretido. O consumo de chá verde com gelo é uma excelente indicação para o verão. Ele contém estimulante energético e flavonóides que tornam a pessoa mais ativa e saudável. Não o adoce ou use pouco adoçante, se possível natural, como stevia ou sucralose. O chá mate também é uma boa escolha, pois contém cafeína e potássio.

7. Na mesa, as grandes armadilhas do verão são as frituras (como peixe e camarões empanados) e outras tranqueiras que vêm com as bebidas (batata frita, amendoim, pipoca), todas hipercalóricas e de difícil digestão. Uma boa opção é consumir vegetais crus cortados em tiras (como cenoura, nabo, aipo, couve flor), mergulhados em molhos "light" com iogurte e condimentos, todos muito saudáveis e apetitosos. No jantar, o verão não é época de feijoada, dobradinha, moquecas gigantescas e outros pratos do tipo. As peixadas ao forno, o bacalhau grelhado com brócolis, o linguado com azeite, limão e legumes e camarões e lagosta grelhados são excelentes alternativas às comidas gordurosas e pesadas. Coma sempre uma salada verde com azeite e sal para começar a refeição. Para acompanhar, um vinho branco seco e gelo. Coma frutas, doces e deliciosas. Em resumo: tenha um verão gostoso e refrescante, mantenha o seu peso e se delicie com pratos saudáveis e bebidas naturais.

Fonte: Revista Veja



Orçamento do Ministério da Educação aumenta em R$ 9 bilhões e é o maior de sua história


Com o maior orçamento de sua história, de R$ 40,5 bilhões, cerca de R$ 9 bilhões a mais do que no ano passado, o Ministério da Educação começa 2009 com uma série de desafios. Caberá à pasta manter a complementação da União ao ensino fundamental, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e oferecer ajuda extra aos Estados para uma renovação e expansão do ensino médio, atualmente em crise.

Além disso, o ministério precisa ainda manter a expansão das universidades federais, que duplicaram vagas e abriram novos campi, colocar em funcionamento um sistema de formação de professores e promover a criação de novos centros tecnológicos.

Para tudo isso, a proporção de gastos entre o ensino básico e a educação superior, atualmente em R$ 6,50 para R$ 1 - ou seja, a cada R$ 6,50 gastos no sistema de universidades federais e centros tecnológicos, R$ 1 é destinado para ensino fundamental e médio - será mantida.

O objetivo a médio e longo prazo, no entanto, é reduzir esses valores, chegando a um equilíbrio maior de investimentos. Segundo o ministro, o dado mais concreto da execução orçamentária deste ano é a complementação ao Fundeb, que atingirá R$ 5,2 bilhões, dez vezes mais do que a média dos últimos anos do Fundef (o fundo que existia anteriormente e tinha como meta a expansão do ensino fundamental).

Os novos câmpus federais deverão consumir cerca de R$ 16 bilhões e as escolas técnicas devem receber R$ 2 bilhões.

Fonte: Agência Estado

Vestibular UESB: Domingo de provas

A palavra de ordem do Vestibular Uesb 2009 foi tranqüilidade. Pois essa expressão é a que melhor remete ao primeiro dia de provas nos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Segundo a Coordenação Permanente de Vestibular (Copeve) as ocorrências que marcaram o início do processo seletivo foram dentro da normalidade, como candidatos que esqueceram documentação ou que portavam celular. E atenção candidatos: é importante lembrar que é terminantemente proibido o ingresso de candidatos portando telefone celular no prédio onde são realizadas as provas.

Representantes da administração da Universidade compareceram aos três campi. O professor Abel Rebouças, reitor da Instituição, visitou as escolas em Vitória da Conquista; o vice-reitor, professor Ruy Macedo, esteve em Jequié; e a pró-reitora de graduação, professora Lenira Heloina Coelho esteve em Itapetinga. Tranqüilidade também foi o que sugeriu o reitor da Instituição nas escolas visitadas, segundo ele para ser aprovado no vestibular não basta apenas o conhecimento, é preciso ter calma e estar preparado mentalmente e fisicamente.

Neste ano, a Uesb contou com novas instituições parceiras, o que foi importante para a realização do processo seletivo. Ao todo, 23 instituições de ensino estão aplicando as provas do Vestibular Uesb 2009 e mais de 700 pessoas, entre fiscais, coordenadores, enfermeiros, organizadores, motoristas, seguranças e auxiliares de limpeza participam da organização.

O Vestibular deste ano teve 14628 inscritos, mas compareceram 12777 candidatos para realizar as provas de Língua Estrangeira, Redação, Língua Portuguesa e Literatura. O que representou um índice de 12,65% de abstenção nos três campi, sendo 10,48% em Jequié, 12,66% em Itapetinga e 13,73% em Conquista.

Por Ilana Teixeira
Assessoria de Comunicação UESB

Todo batizado é filho adotivo de Deus, diz Papa

Na festa do Batismo do Senhor, o Papa Bento XVI presidiu na manhã, deste domingo, 11, na Capela Sistina, à Celebração Eucarística durante a qual administrou o sacramento do Batismo a treze crianças.

Em sua homilia, o Santo Padre explicou que se o Natal e a Epifania servem, sobretudo, a nos tornar capazes de ver, de abrir os olhos e o coração ao mistério de um Deus que vem estar conosco, a festa do Batismo de Jesus nos introduz à cotidianidade de uma relação pessoal com Ele.

De fato, mediante a imersão nas águas do Jordão, Jesus se uniu a nós. O Batismo é, por assim dizer, a ponte que Ele construiu entre ele e nós, o caminho através do qual Ele se torna acessível; é o arco-íris divino sobre a nossa vida, a porta da esperança e, ao mesmo tempo, o sinal que nos indica o caminho a percorrer de modo ativo e alegre para encontrá-Lo e sentirmo-nos amados por Ele.

Significado do Batismo

O Batismo, explicou o Papa, comporta restituir a Deus o que veio d'Ele: "A criança não é propriedade dos pais, mas é confiada à sua responsabilidade pelo Criador, para que a ajudem a ser um livre filho de Deus. Somente se os pais amadurecerem esta consciência, poderão encontrar o justo equilíbrio entre a pretensão de poder dispor dos próprios filhos como se fossem propriedade privada, plasmando-os com base nas próprias idéias e desejos, e a atitude de liberdade, que se expressa em deixá-los crescer em plena autonomia".

Com este sacramento, continuou o Papa, o neobatizado se torna filho adotivo de Deus, por isso é preciso ensinar-lhe a reconhecer Deus como seu Pai e a relacionar-se com Ele como filho.

"Portanto, quando as crianças são batizadas, introduzindo-as na luz de Deus e dos seus ensinamentos, não estamos exercitando violência, mas doando a elas a riqueza da vida divina na qual se funda a verdadeira liberdade que é própria dos filhos de Deus; uma liberdade que deverá ser educada e formada com o passar dos anos, para que se torne capaz de escolhas pessoais responsáveis", afirmou.

Aos pais

Dirigindo-se aos pais, o Papa recordou que o sacramento do Batismo introduz as crianças em uma nova família, maior e mais estável, mais aberta e mais numerosa do que o núcleo familiar. Esta nova família é a família dos fiéis, da Igreja, uma família cujo Pai é Deus e na qual todos se reconhecem irmãos em Jesus Cristo. A preocupação dos pais deve ser educar as crianças na fé, ensinar-lhes a rezar e a crescer, como fazia Jesus, em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens.

Com o Batismo, concluiu Bento XVI, não nos emergimos simplesmente nas águas do Jordão para proclamar o nosso empenho de conversão, mas se efunde sobre nós o sangue redentor do Cristo, que nos purifica e nos salva. "É o Filho do Pai que nos reconquista a dignidade e a alegria de sermos realmente 'filhos' de Deus."

Seguiu-se, então, o rito próprio do Batismo, a invocação a Deus para destruir o poder do mal e libertar as crianças do pecado original, dando-lhes "luz infinita".

Um a um, os bebês foram levados diante do Papa, que derramou a água sobre suas cabeças, como símbolo da purificação. Os recém-nascidos, nove meninos e cinco meninas, eram todos filhos de funcionários do Vaticano.

Fonte: Rádio Vaticano

sábado, 10 de janeiro de 2009

Vestibular UESB começa neste domingo

Neste domingo, o sonho de mais de 14 mil candidatos a uma vaga no ensino superior será colocado à prova. Chegou o momento de fazer uso de todo o conhecimento acumulado, não apenas ao longo do ano, mas de toda uma vida de estudo. O Vestibular é a fronteira que separa o estudante da tão desejada carreira, fruto de planos pessoais e coletivos. Exatamente 1786 pessoas atravessarão essa fronteira em 2009 e terão o privilégio de estudar na Uesb, a Universidade mais premiada da Bahia.

Para ser um dos felizardos, procure dormir cedo. Antes de se deitar, relembre os cuidados que deve ter, certifique-se do local da prova e cheque tudo o que tem que levar no dia seguinte: caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto, borracha, apontador, carteira de identidade original ou equivalente, comprovante de inscrição, água, chocolate, barra de cereal, enfim, todos os itens que julgar necessários para sua comodidade. Lembre-se de que celulares, relógio digital, pager, walkman, diskman, gravador, laptop, calculadora, agenda eletrônica e objetos afins estão terminantemente proibidos nos locais de prova.

Não esqueça de que é preciso chegar no horário. Para isso, procure sair de casa com pelo menos uma hora de antecedência em relação ao horário de abertura dos portões, que será às 7h30min. Dessa forma, você evita os transtornos do trânsito e eventuais imprevistos. Para quem depende do transporte coletivo, a frota de ônibus será reforçada em Vitória da Conquista, cidade que vai receber o maior número de candidatos. Sem dúvida, o sacrifício de acordar mais cedo vale a pena. Afinal, ninguém vai querer ser eliminado logo no portão de entrada, não é?

Não se preocupe com a concorrência. Procure fazer o seu melhor, explorar todo o seu potencial. No domingo, as provas serão de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação. Esteja atento às novas regras ortográficas, mas só as utilize se tiver absoluta convicção. Caso contrário, escreva como se elas não existissem, pois o novo acordo ortográfico, embora já em vigor, tem um período de adaptação que vai até 2012. Não fuja ao seu estilo de escrever e confira atentamente o rascunho antes de passar o texto para a folha definitiva. Se ainda não assistiu aos filmes, nem leu os livros que serão cobrados no decorrer das questões de Língua Portuguesa, ainda dá tempo de ler, pelo menos, os resumos das obras. Afinal, uma questão pode significar a diferença entre comemorar o ingresso na Universidade e a decepção de ter que esperar mais um ano.

Na segunda-feira, será a vez de responder às questões de Matemática, História e Geografia; na terça, último dia do Vestibular, as provas serão de Biologia, Física e Química. Uma maratona e tanto! Mas, certamente, você que se preparou bem, está apto a enfrentá-la e fazer parte da família Uesb. Por isso, aqui vai o nosso desejo de boa sorte, muita tranqüilidade, concentração e sucesso, não somente nos próximos dias 11, 12 e 13, mas ao longo de toda a sua caminhada.

CONCORRÊNCIA - O curso mais concorrido é o de Medicina, com uma média de 83,26 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido é o de Direito, com 19,08 candidatos por vaga, seguido por Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, com uma média de 13 candidatos por vaga. Os cursos menos concorridos são Letras e Inglês, com 3,43 candidatos por vaga, e Zootecnia, com 1,31 candidato por vaga

Por Patrício Ribeiro
Fonte: Uesb

Sociedade - 2009: a oportunidade de educar

Em todo o planeta, milhões de crianças condenadas à pobreza vêem seu horizonte limitado pela incapacidade e desinteresse dos governantes. Relatório da UNESCO aponta as profundas e persistentes desigualdades no campo da educação. Um novo ano abre espaços para redobrado esforço de transformação social.

Mundos desiguais

No dia 25 de novembro de 2008, durante a Conferência Internacional de Educação, em Genebra, Suíça, foi divulgado o Relatório mundial de educação para todos 2009, denunciando o efeito conjugado da indiferença política, das políticas nacionais ineficientes e das promessas jamais cumpridas. Nas palavras de Koichito Matsuura, Diretor geral da UNESCO, “quando os sistemas financeiros desmoronam, as conseqüências são evidentes e os governos agem; quando os sistemas educacionais fracassam, as conseqüências são menos visíveis, mas igualmente reais. A desigualdade de oportunidades na educação alimenta a pobreza, a fome e a mortalidade infantil, reduzindo as perspectivas de crescimento econômico. Por isso, os governos devem agir com o máximo sentimento de urgência.”

O texto recorda o amplo fosso que separa as nações ricas das nações pobres em relação às chances de instrução. São cifras que dispensam comentários:

- Nos países em desenvolvimento, 1/3 das crianças em idade escolar [193 milhões de crianças] sofre de lesões cerebrais e de reduzidas perspectivas de educação em conseqüência da desnutrição. Ao Sul da Ásia, esse número supera os 40%, pois o crescimento econômico não chegou às camadas mais pobres.

- 75 milhões dessas mesmas crianças não são escolarizadas. Mais de 1/3 delas vive na África sub-saariana. Ali, apenas 5% dos estudantes chegam ao nível universitário.

- No Peru e nas Filipinas, as crianças que pertencem à faixa dos 20% mais pobres são contempladas com 5 anos de escola a menos que os filhos das famílias mais ricas.

Na prática, as desigualdades não se reduzem ao econômico. Vários outros handicaps selecionam previamente aquelas crianças que terão as melhores oportunidades: sexo (com vantagem para os homens), língua, pertença étnica e meio (com desvantagem para a população rural).

Horizontes perdidos

Muitas das metas que foram estabelecidas para o ano 2015 não serão atingidas. Elas tinham seu foco na proteção da primeira infância, na universalização do ensino primário, na igualdade entre os sexos, na alfabetização e na qualidade da educação. O Relatório registra que milhões de crianças abandonam a escola sem concluir o ciclo primário. 776 milhões de analfabetos – 16% da população mundial - não foram beneficiados pelas medidas governamentais.

Quase sempre, é a má qualidade do ensino que leva os alunos a deixarem a escola sem ter adquirido um mínimo de competência em leitura e cálculo. Entre os países mais atrasados no nível secundário, encontram-se Brasil, Indonésia e Tunísia. Só com maciços investimentos esta situação pode ser transformada, diz o Relatório. Só a África ao sul do Saara exigiria nada menos que 3,8 milhões de professores!

No Brasil, das nove submetas educacionais fixadas para 2007, apenas quatro foram atingidas. Mais de 85% dos estudantes terminaram o ano sem adquirir os conteúdos de Matemática propostos. No ensino médio, menos de 50% dos estudantes conseguem formar-se até os 19 anos de idade. Na Região Norte, apenas 3,1% dos alunos do 3º ano do ensino médio atingiram as metas desejadas.

Esperanças latinas

Segundo a UNESCO, um exemplo promissor vem da América Latina. Vários países da região introduziram programas de bolsas dirigidas para famílias carentes, sob a condição de freqüência à escola e acompanhamento sanitário. O programa “Oportunidades” [ver www.oportunidades.gob.mx], um dos mais ambiciosos, aplicado no México, já está sendo transplantado experimentalmente para Nova Iorque.

Graças a ele, cinco milhões de mulheres pobres recebem melhor assistência médica e detectam precocemente suas enfermidades. Na área rural, a participação de crianças no trabalho agrícola foi reduzida em 53%, proporcionando tempo para a freqüência escolar. Os bons resultados despertaram a atenção de Fernando Lugo Méndez, o novo presidente do Paraguai, que em sua recente visita ao México quis conhecer de perto o Programa.

Educação em tempos de crise

A crise financeira iniciada em 2008 pode agravar a situação, pois os compromissos internacionais em relação à educação já não vinham sendo respeitados. O Relatório da UNESCO fala em “fracasso coletivo” da comunidade de doadores. Avalia-se em no mínimo 7 bilhões de dólares/ano o déficit de investimentos necessários à educação de base até 2015. As doações ficaram estagnadas em 2004, e a promessa feita em 2005 – uma ajuda de 50 bilhões de dólares – revela-se insuficiente diante da realidade atual.

Entretanto, a sociedade não pode ficar apenas na dependência de decisões governamentais. Faz tempo que as famílias abdicaram da educação de seus filhos como tarefa prioritária e transferiram as responsabilidades para setores do governo. Na visão de Jaime Pinsky, historiador da UNICAMP, “educar não é natural, é histórico. Um animal é treinado, desde seus primeiros dias de vida, a caminhar, escavar, fugir ou caçar, para sobreviver. Os pais de um ser humano freqüentemente não têm a competência para habilitá-lo no exercício de sobrevivência: eles mesmos não sabem plantar, colher, coletar, construir abrigos ou costurar roupas. Acabam terceirizando o processo de ensino, entregando seus filhotes em idade cada vez menor a escolas, creches ou outras instituições educacionais”.

De qualquer modo, o novo ano abre-se como um novo horizonte para a sociedade agir junto a crianças e jovens a partir de seus valores, crenças e padrões de comportamento. E o que está em jogo é nada menos que o futuro da humanidade.

Fonte: O Lutador/Catolicanet

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Encontro será antídoto contra ataques às famílias, diz Dom Rafael

Entre os dias 13 e 18 de janeiro, a Cidade do México, considerada a maior cidade do mundo, sediará o VI Encontro Mundial das Famílias. O local e o tema do encontro "Família, formadora dos valores humanos e cristãos", foram escolhidos pelo Papa Bento XVI durante a Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para a Família, em abril de 2008.

Uma delegação irá representar o Brasil no evento, entre eles, Dom Rafael Llano Cifuentes, Bispo de Nova Friburgo, RJ e Presidente Nacional da Comissão Vida e Família da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da CNBB, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Conselheiro Nacional da Pastoral Familiar e Bispo auxiliar do Rio de Janeiro e Dom João Petrini, Bispo auxiliar de Salvador, na Bahia. Além das autoridades eclesiais, grupos de famílias brasileiras também farão parte da comissão.

Em entrevista ao notícias.cancaonova.com, Dom Rafael falou que este encontro será uma grande catequese para as famílias, a fim de restagar a missão da igreja doméstica que é formar o ser humano em seus valores morais e cristãos. "Nesse momento em que o que se vive é uma completa dissociação entre o que se diz crer e o modo concreto de comportar-se, o encontro propõe refletir, a cerca da família que deve ser a Igreja doméstica, chamada a educar as novas gerações nos valores humanos e cristãos para que orientando sua vida segundo o modelo de Cristo, reforcem nessas famílias uma personalidade harmônica humanamente falando e firme cristamente falando".

Para Dom Rafael, a família é a portadora dos valores humanos e cristãos da sociedade, e por isso, este encontro vai pensar sobre este tema. "Eu estou seguro", afirmou o Bispo, "de que os temas desenvolvidos no encontro vão expor e reafirmar todos os valores familiares e serão como um antídoto para todos esses problemas que se levantam contra a família. Porque todo mundo sabe que a família, homen e mulher é o modelo natural de toda a família humana, o resto são invenções através das quais querem justificar coisas que infelizmente não tem justificativa".

Dom Rafael citou como exemplo o número de abortos cometidos no Brasil que causam mais mortes do que os ataques de Israel a Gaza. "Morre em cada semana muito mais seres humanos do que todos os seres humanos que morreram agora na Faixa de Gaza, nos bombardeios de Israel, por exemplo. E em um ano, não tenho dúvida de que há mais mortos do que na última guerra mundial. Então o aborto é um problema sério", completou o Bispo.

Dom Rafael falou ainda da importância do trabalho realizado com as famílias do Brasil pela Pastoral Familiar: "hoje todas as dioceses do Brasil tem Pastoral Familiar que trabalha com toda família com várias atividades, algumas mais conhecidas e outras menos conhecidas, a Comissão da Pastoral familiar é como um grande guarda-chuva, que protege os movimentos da Igreja, incentivando-os para que eles atuem de acordo com o seu próprio carisma".

Por fim pediu a todos, orações na intenção ao encontro, e deixou sua benção ás familias do Brasil.

Fonte: Canção Nova