Com o fechamento das portas do Castelgandolfo e o fim do pontificado de Bento XVI, a conta de Twitter @pontifex - primeira a pertencer a um Papa - mudou seu nome para Sé Vacante (Sede Vacante). A imagem de Joseph Ratzinger também foi substituída pelo escudo com duas chaves cruzadas, que simbolizam a ausência de um Pontífice no Vaticano. Todos os tuítes foram apagados. Na homepage do Vaticano, no lugar da imagem do Papa, já pode ser lida a frase “Apostolica sedes vacans”, que se refere ao novo período entre dois papados. É o fim do pontificado de Bento XVI também na internet.
Mais cedo, o Pontífice se despediu dos fiéis através de sua antiga conta na rede social, antes que seu perfil fosse desativado:
“Obrigado por vosso amor e proximidade. Que experimentem sempre a alegria de ter Cristo como o centro de vossas vidas”, escreveu.
No sábado, o Monsenhor Paul Tighe, secretário do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, emitiu a seguinte declaração em resposta a inúmeros fiéis que perguntavam se a conta no Twitter seria fechada.
“A conta de Twitter @pontifex foi criada para o uso exclusivo do Papa. @pontifex ficará inativa durante o período entre a renúncia do Papa Bento XVI e a eleição de seu sucessor (sede vacante). E estará disponível para ser utilizada pelo próximo Papa, caso seja seu desejo”.
Bento XVI foi o primeiro Pontífice presente nas redes sociais - sua conta oficial já tem mais de 1,6 milhões seguidores. Durante o papado, ele contou ainda com um aplicativo oficial, disponível para iPhone e iPad, com imagens de eventos e discursos, o “The Pope App”, que mostrará ao vivo a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina que anuncia a escolha do novo líder da Igreja Católica.
Fonte: O globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário