sábado, 2 de abril de 2011

Assessora da CNBB fala da presença da Igreja no mundo universitário

Assessora nacional do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia. Foto: Zé Silva

Aconteceu hoje (02), às 15h, um encontro no Auditório Geisa Pithon da Paróquia Nossa Senhora das Graças, um encontro com a assessora nacional do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, para falar sobre o papel da Igreja Católica frente aos estudantes universitários, através da Pastoral Universitária e sobre o Encontro Baiano de Universitários Católicos, que vai acontecer no mês de outubro, em Salvador.

A Pastoral Universitária representa a presença da Igreja no meio universitário: “realizamos um acompanhamento na comunidade acadêmica, com a intenção de mostrar aos estudantes como levar e viver a fé na academia”, comenta irmã Eugênia. Ela explica que muitos jovens engajados de paróquias católicas, quando chegam à universidade se deparam com dúvidas, advindas do próprio estudo, com preconceitos em relação à instituição da igreja. “Por isso ajudamos esse jovem a renovar sua fé, mostrar a ele, que é possível estabelecermos um diálogo entre a razão e a fé”, fala irmã Eugênia.

Jovens universitários no encontro de hoje
discutiram sobre a Pastoral Universitária. Foto: Zé Silva

A assessora da CNBB comenta que são os jovens universitários os detentores do saber: “são eles que poderão nos ensinar com seus estudos. Se pudermos unir o saber deles com a fé, atingimos nosso objetivo”. Segundo irmã os trabalhos da Pastoral Universitária pretendem mostrar aos jovens a presença da igreja em sua caminhada acadêmica: “gostaríamos que a fé católica pudesse contribuir com a qualificação da educação brasileira, uma qualificação integral, que é aquela que não visa apenas os conhecimentos tecnicistas, mas para além disso: a humanização do saber”, fala a irmã.

Encontro Baiano de Universitários Católicos

Coordenador da Pastoral Universitária em Salvador, Padre Carlos André.
Foto: Zé Silva

O Coordenador da Pastoral Universitária em Salvador, Padre Carlos André, fala sobre o Encontro Baiano de Universitários Católicos, que vai acontecer em outubro deste ano, em Salvador, e explica que o encontro é fruto de outro encontro que aconteceu em nível nacional no ano passado: “quisemos aproveitar a experiência do ano passado e colocar em prática agora a nível regional”. Para o Padre Carlos André, o encontro é um momento importante para se fazer novos contatos com pessoas que já atuam no ambiente universitário, a partir de um referencial cristão.

Segundo o Padre, o encontro se resume numa discussão baseada no tripé: religioso-espiritual; humano-afetivo; político-social. “Queremos dialogar sobre a conexão de vidas na era do saber, sobre o encontro entre fé e razão. As pessoas devem compreender que eu posso crer na minha fé de modo que a minha razão não precisa ser anulada”, fala Padre André.

Para a estudante do curso de Pedagogia na Universidade Federal da Bahia (Ufba, campus de Salvador), Joyce Amorim, o encontro é um momento para conhecer outros jovens engajados e perceber que não se está sozinho nessa caminhada: “é importante saber que existe outras pessoas interessadas em discutir fé e razão no ambiente da universidade. Conhecer essas pessoas, fazer essas redes de relacionamento nos dá mais ânimo para nos aprofundar nas questões da fé”, fala a jovem.

Encontro Arquidiocesano de Estudantes Universitários

Pároco da Igreja N. Sa. Das Graças, Padre João Santos Cardoso
fala sobre o Encontro em Conquista. Foto: Zé Silva

A Arquidiocese de Vitória da Conquista não fica de fora das discussões que acontecem a nível nacional, por isso, nos próximos dias 09 e 10 de abril, acontecerá o Encontro Arquidiocesano de Estudantes Universitários, na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Pautado no tema “Viver como cristãos” e no lema “Ninguém se engane com filosofias e vãos sofismas (Cl 2,8)”, o evento está sendo programado para um público-alvo de 200 estudantes universitários DA arquidiocese de Conquista e de outras dioceses da Bahia. Os interessados podem fazer a inscrição e conhecer maiores detalhes da programação do encontro no site da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Por Laís Vinhas

Fonte: vitoriadaconquista.com.br

Nenhum comentário: