segunda-feira, 8 de março de 2010

A Conquista dos Gigantes. Por Ítalo Brito

A região sudoeste vem sendo economicamente uma fonte atrativa para investidores de diversos setores que através de Vitória da Conquista, uma cidade que exerce um papel de “capital regional”, eles e suas corporações estabelecem canais gigantescos de distribuição dos seus produtos, marcas e serviços, beneficiando os consumidores alocados nas diversas classes sociais e seus segmentos. A sustentabilidade da rica região com indicadores positivos no cenário econômico transforma a metrópole em um porto seguro para os diversos gigantes, que nos múltiplos segmentos estão em plena expansão criando oportunidades e demandas no mercado regional.

Todos os consumidores em todas as classes sociais e até mesmo os empresários regionais podem comemorar, pois a presença destas corporações tem contribuído para o desenvolvimento sustentável proporcionando crescimento para todos, diretamente os clientes que são beneficiados com a força da competitividade entre as empresas, que na busca pela fidelização dos consumidores lhes oferecem atrativos que os encante, ressaltando ainda os investimentos nos ambientes, adequando-os ao cenário para oferecer conforto e segurança, focando ainda o mix de produtos, as políticas de prazos, as promoções e preços baixos dentre outras variáveis. Para o empreendedor local os gigantes estabelecem os desafios dos novos modelos de gestão empresarial com um planejamento estratégico focando a competitividade como ferramenta indispensável para o sucesso e sobrevivência dos negócios.

A conquista de espaço no mercado regional pelas empresas de porte em nossa região é fato já consolidado em diversos campos, como nos atacarejos do ramo alimentício, nas lojas de rede no setor calçadista e no de confecções, o promissor setor de eletrodomésticos e destacando ainda outros setores que movimentam números gigantescos na economia regional, com apontadores positivos nos pólos educacionais, saúde privada, bem como o volume milionário nos grandes negócios que alimentam os setores da agricultura e da pecuária especialmente na Expoconquista.

Nos últimos anos Conquista vê sobressair em meio a todos outros setores o segmento da construção civil que em pleno crescimento trás para nossa cidade e região mais uma grande empresa. Consumidores, construtores e comunidade regional com expectativa aguardam a inauguração do novo gigante do setor de materiais de construção que vai operara como distribuidor e revendedor, com canais de varejo e atacado para beneficiar o consumidor regional e do norte de Minas Gerais.

Os gigantes do mundo dos negócios estão cada vez mais presentes em nossas vidas e sua presença tem uma ação direta na cultura local quebrando paradigmas, criando oportunidades para todos no mundo dos negócios cada vez mais globalizado. Eles chegam beneficiando pessoas com empregos, desafiando os pequenos ao crescimento, os empresários ao profissionalismo e os indivíduos a capacitação. Os gigantes conquistam na Conquista dos gigantes.

É TEMPO DE OPORTUNIDADES, É TEMPO DE CRESCIMENTO!

*Italo Brito – Administrador, Pós-graduando em Gestão de Pessoas (FAINOR), Gerente comercial da COFET e Tutor da UNOPAR.

Nenhum comentário: