quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dom Geraldo Lyrio preside missa na reunião do Consep

O arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu a missa nesta quinta-feira, 25, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB. Participaram da celebração os bispos do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, que está reunido deste terça-feira, 23, além dos assessores da CNBB.

Em sua homilia, dom Geraldo destacou que a oração deve marcar a vida dos cristãos no tempo da quaresma. “O tempo quaresmal nos convida a intensificar a oração, a voltar nosso coração para Deus e a perceber sua presença em nossa própria vida, reconhecendo que ele cuida de nós. Pela oração, expressamos a íntima convicção de que Deus está conosco, e manifestamos nossa confiança em sua palavra e em sua presença”, disse.

“A Quaresma é tempo privilegiado para tomar consciência das situações desafiadoras e às vezes até dramáticas de nossa vida e da vida de nosso povo, na certeza de que o Senhor ‘transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar’ (Est 4,17)”, acrescentou

Dom Geraldo lembrou que a petição faz parte da oração e é motivada pelo próprio Cristo. “O evangelho há pouco proclamado nos garante que todo aquele que pede, recebe (cf. Mt 7,7). Para a maior parte das pessoas, oração é sinônimo de petição. E é esta forma de oração que nos é aqui recomendada. A deliberada repetição da tríplice fórmula, pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e se abrirá tem a finalidade de assegurar aos discípulos que a oração será escutada, e de encorajar-lhes a apresentar seus pedidos a Deus. Se quisermos receber, primeiramente temos que pedir. Quem pede, confessa sua pequenez, reconhece suas necessidades e, ao mesmo tempo, expressa confiança naquele a quem dirige o pedido. Quem procura, mostra que não se conforma em ficar sem o que busca. Quem, com humildade, bate à porta, reconhece a capacidade de quem lhe pode socorrer”.

Fonte: C.N.B.B.


Nenhum comentário: