segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Conquistando o cliente - Por Ítalo Brito

Hoje o grande papel a ser desempenhado nas empresas é a difícil tarefa de encantar e conquistar clientes. A arte de criar oportunidades de relacionamento entre consumidores e empresa é uma função de competência dos atores denominados funcionários que utilizam da estrutura e suas ferramentas, cabendo as instituições criarem um ambiente favorável no processo de encantamento dos consumidores que esperam encontrar muito mais do que uma linha completa de produtos, preços e prazos para atender suas necessidades, partindo da premissa que os mesmos desejam ambientes bem adaptados, com recursos tecnológicos de ponta, luminosidade adequada, show rom encantador, gôndolas e vitrines bem definidas, localização estratégica de fácil acesso com estacionamento rotativo, ambientes climatizados com layout atraente que viabilize o fluxo, e que lhes proporcione um bem-estar de excelência.

A percepção e sensibilidade dos grupos de consumo são interpretadas no panorama empresarial como força motivadora que as empresas utilizam para se organizarem visando o crescimento e o desenvolvimento de sua rede comercial. O que alimenta e fortalece os objetivos das organizações é o sucesso que ela alcança na relação de troca estabelecida entre o que empresa possui em seu portfólio e a decisão de compra dos clientes que compõe o mercado alvo. Levar o consumidor a uma decisão de compra é uma tarefa fundamentada em um conjunto de ações psicológicas que podem ser desenvolvidas através das ferramentas de marketing, estimulando os indivíduos ao consumo e isto vai desde o despertar das necessidades básicas até aos sentimentos gerados pelos desejos, pelo status ou pela auto-realização.

A conquista do cliente se dá pelo viés do conhecimento e da idéias inovadoras aplicadas de forma estratégica nos negócios, ressaltando que é imprescindível que no processo do encantamento para que as empresas possam atrair e efetivar um leque de clientes fidelizados a sua marca, produtos e serviços, é necessário que as mesmas tenham em seu escopo um banco de dados bem definido, com informações atualizadas do seu público-alvo e suas tendências, pois ai está o canal que gera a grande oportunidade de alavancar os negócios; quanto mais se conhece os clientes, mais se torna possível reconhecer suas necessidades e lhe dispensar produtos e serviços compatíveis com seu perfil. Diante do exposto, a conquista de mercado é um esforço estratégico e inteligente de identificar e transformar “não-cliente” em cliente, não perdendo gerencialmente o foco da continuidade que no passado era chamado simplesmente de “pós-venda” e hoje é destacado como um novo conceito, que resultará em uma efetiva fidelização, mas para isto, todas as organizações, seus colaboradores, em todos os níveis devem possuir um elevado grau de comprometimento com os clientes e com os serviços oferecidos, onde a busca da qualidade no atendimento transcenda os limites físicos da empresa, deve ser um objetivo ou desafio coletivo.

As empresas devem pesquisar continuamente as tendências dos consumidores, adotando-se a premissa de que o significado do sucesso é a lealdade do cliente, as vendas cíclicas, as indicações e recomendações. A grande competitividade do mercado é proporcionar o diferencial (no ambiente e no atendimento) aos clientes com a vantagem de poder monitorar o resultado financeiro e mercadológico de todo e qualquer esforço alocado. Em suma, desenvolver um relacionamento comercial é saber que o poder está nas mãos do consumidor, percebendo-se que, ou reconhecemos essa força e adequamos o ambiente focando o bem-estar das pessoas, e lhes oferecemos aquilo que eles realmente desejam, ou teremos poucas chances de vencer os desafios impostos pela competitividade do mercado, uma vez que a concorrência é acirrada. Esteja antenado com os novos tempos; arquitete ou modifique sua empresa com o que há de melhor, a excelência em conquistar e fidelizar clientes está na otimização do ambiente e na melhoria do relacionamento com as pessoas, portanto mude o layout da sua empresa e invista no capital intelectual do seu empreendimento, treine e capacite seus colaboradores para serem os profissionais do século XXI, trabalhe com o tempo a seu favor, antes de procurar produtos e serviços às pessoas procuram pessoas.

Italo Brito – Administrador, Pós-graduando em Gestão de Pessoas (FAINOR), Gerente comercial da COFET e Tutor da UNOPAR.

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