terça-feira, 24 de abril de 2012

O RH e a Informação - Por Italo Brito



O universo organizacional é palco de mudanças transformativas que influenciam o modo como as pessoas se comportam e como atuam os gestores em suas funções, neste ambiente fazer uso de ferramentas tecnológicas é um diferencial competitivo. A gestão da informação nas organizações é um elemento importante para desenvolver o bem social, proporcionando um campo de atuação abrangente em todos os processos, desde os mais elementares aos mais dinâmicos e essências.

Neste contexto as instituições e seus gestores, de forma integrada fpadrões estabelecidos no passado por líderes de recursos humanos extremamente tradicionais, com foco voltado apenas para tarefas corriqueiras, e, assim desenvolverem um departamento de recursos humanos com um modelo de gestão que esteja atuando com líderes capacitados e treinados para lidarem intensamente com o capital intelectual da empresa.

Um dos desafios da organização contemporânea é fazer com que o departamento de recursos humanos seja um setor flexível, sensível, operando como um canal que produz uma dinâmica informacional muito intensa no contexto estrutural da organização, capturando, processando e fornecendo informações com eficiência, proporcionando saúde na relação interdependentes dos departamentos, sendo que no conjunto do aprendizado profissional, a informação é um elemento de fundamental importância, pois é por meio do intercâmbio formal que os colaboradores, gestores e a organização com seus objetivos se interagem e tomam conhecimento de seus direitos e deveres e, a partir deste momento fomentam decisões sobre suas vidas, seja de forma individual, bem como de forma coletiva.

A observação deste cenário remete gestores a se capacitarem e promoverem uma reestruturação organizacional em torno da informação, selecionando a comunicação adequada e otimizando sua utilização nos departamentos, pois é aqui que a gestão de tecnologia de informação ganha significância imprescindível como ferramenta competitiva proporcionando força inteligente na tomada de decisão em todos os setores, A informação é considerada como o elemento básico do qual dependem os processos de decisão. A qualidade da informação e os dados são para os gestores, especificamente para o RH um importante recurso que bem gerido proporciona uma otimização nos processos organizacionais.

No novo desafio empresarial o RH representa o setor da empresa que tem o escopo de mapear e cuidar do capital intelectual, proporcionando motivação e comprometimento nos colaboradores, visando continuamente a retenção dos talentos. As políticas deste setor devem ver os parceiros internos como verdadeiros clientes, pressupondo sempre que estes são os que produzem conhecimentos e experiências que contribui intensivamente para o progresso das atividades em todos os níveis da empresa. Gerir pessoas é saber fazer uso da gestão do conhecimento e este deve ser mapeado pela ferramenta da informação, pois a informação facilita o enquadramento da estratégia, proporcionando o aumento da produção intelectual e otimizando os processos dos negócios da empresa. Com o uso eficiente desta ferramenta se torna possível identificar, promover e fidelizar novos valores nas equipes, pois nos últimos tempos o aprendizado e a aplicação são apropriações peças-chave para o desenvolvimento das empresas que possuem um setor de Recursos Humanos participando estrategicamente no planejamento.

Tratar Recursos Humanos como seu verdadeiro banco de inteligência, é, como se poderia dizer, o melhor e o mais rentável dos investimentos. Talvez o único investimento que já vem com taxa de previsibilidade, ou seja, a empresa que tiver o melhor banco de inteligência, terá vida mais longa e um aproveitamento total. (Carvalho, Grisson, 1998, p. 109-110).

Italo Brito – Administrador, Pós-graduando em Gestão de Pessoas (FAINOR), Gerente comercial da COFET e Tutor da UNOPAR.

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