Pela primeira vez na história da humanidade a maioria da população vive nas cidades: 3,3 bilhões. Inexoravelmente os centros urbanos seguem crescendo. Segundo a ONU, 38% do crescimento originam-se na expansão de áreas mais pobres. A população urbana cresce num ritmo muito maior e veloz que está além de ser absorvido pelo atual infraestrutura das cidades.
O objetivo do Dia Mundial da Água neste ano é focar a atenção internacional sobre o impacto do rápido crescimento da população urbana, a industrialização e as incertezas causadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e dos desastres naturais sobre os sistemas urbanos de abastecimento de água.
2011: grandes metrópoles e a água
O tema proposto para as discussões neste ano: Água para as cidades – respostas ao desafio urbano. Nesse contexto, a ONU quer colocar esse tema em destaque e incentivar governos, organizações, comunidades e pessoas a participar de forma ativa para responder ao desafio da gestão da água urbana.
Um dia internacional para celebrar a água potável foi recomendado durante a ECO-92, a conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no Rio de Janeiro. A Assembleia Geral designou então o dia 22 de março de 1993 como primeiro dia Mundial da Água.
Este ano, a ONU concentra as atividades oficiais do Dia Mundial da Água na Cidade do Cabo, África do Sul. No continente africano, uma a cada duas pessoas não tem acesso à água potável.
Fonte: Católicanet
Nenhum comentário:
Postar um comentário