segunda-feira, 16 de março de 2009

CNBB participa do Fórum de Universidades em Roma

No último fim de semana, entre os dias 12 e 15, aconteceu em Roma o Fórum de Universitários, com o tema “Evangelho, cultura e culturas”. A assessora do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irmã Maria Eugênia Lloris Aguado participou do evento, além de outros sete brasileiros.

O Encontro começou com a cerimônia inaugural na sala da Promoteca-Campidoglio, com a presença do secretario de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcísio Bertone; a ministra da Educação, da Universidade e Pesquisa, Mariastella Gelmini, o padre Gianfranco Ravassi, entre outros.

Durante a abertura, secretário de Estado relembrou que o Jubileu do ano 2000 abriu a reflexão e o debate do verdadeiro humanismo. Sublinhou também que o encontro do Evangelho com as culturas realiza-se de maneira existencial, e que neste encontro é necessário ver qual é o núcleo gerador do ser humano que é um ser sempre em busca da verdade.

“O Evangelho não se identifica com nenhuma cultura, mas é a ‘alma’ que movimenta a cultura. A vocação da Universidade é buscar o núcleo da cultura que é a verdade sem perder o contato com o ser humano em todas as suas dimensões, e não só a intelectual”, disse o cardeal.

Foram temas do Encontro, entre outros: A pessoa humana: genealogia, biologia, biografia; Sociedade, Instituições, Meio Ambiente e Economia, Visão das ciências e da tecnologia; Memória e Criatividade: história, linguagem, literatura e arte. Outro objetivo que entrou em pauta foi a partilha das experiências de pastoral junto aos países da América Latina presentes: Equador, Argentina e Chile. Todas as palestras estão disponíveis na página: www.university.2000.org.

Fonte: CNBB
Local:Roma (Itália)

Nenhum comentário: