terça-feira, 28 de abril de 2009

Plano de ação entra em vigor no país para prevenção da gripe suína

O Governo Federal está colocando em prática um plano de ação definido em 2002, quando houve o alerta de gripe aviária em alguns países europeus. Ministérios e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniram para definir o que cada um precisa fazer em momentos de crises sanitárias.




O grupo formado por representantes do Ministério da Saúde, Agricultura e da Anvisa se reuniram para discutir como barrar a entrada da gripe suína no Brasil. Entre as ações já definidas está o reforço no monitoramento em cinco aeroportos brasileiros.

Técnicos da Vigilância Sanitária estão no desembarque para detectar casos suspeitos em viajantes que chegam de países afetados pela doença.

Informes sobre os sintomas da doença estão sendo veiculados nos aeroportos, além de distribuição de panfletos. A Anvisa começa a pesquisar preços para compra de máscaras que serão usadas por fiscais e passageiros. Segundo a Agência, não há nenhum caso confirmado da gripe suína no Brasil e, por isso, não há motivos para pânico.

O Ministério da Saúde orienta que brasileiros que viajaram nos últimos 10 dias para os Estados Unidos, México e Canadá fiquem em alerta e procurem o hospital em caso de suspeita da doença.

Por Virlaine Regina
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário: