quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Câncer infanto-juvenil é tema para campanha de combate à doença

Hoje, 27, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Para este ano, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) escolheu o câncer infanto-juvenil como tema para este ano. O objetivo é conscientizar os profissionais da saúde para a importância do diagnóstico precoce da doença integrado ao tratamento adequado. O câncer é uma das cinco principais causas de morte em crianças de 5 anos e a segunda maior na faixa etária dos 5 aos 19 anos.

Lançamentos de livro e página na internet

Também hoje, o INCA e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) lançam a publicação "Câncer na Criança e no Adolescente no Brasil". O estudo inédito mostra a situação do câncer infanto-juvenil no país, com informações sobre incidência e mortalidade. Preparado por especialistas da área, o trabalho será uma base teórica indispensável para subsidiar a discussão sobre políticas públicas na área de oncologia pediátrica do país.

O INCA aproveita a data para lançar, uma página na internet para promover a troca de conhecimentos relacionados à atenção integral a este tipo de câncer. O novo espaço virtual fará parte da Rede Câncer e pretende reunir as experiências bem sucedidas de diferentes serviços e entidades, públicas e privadas, oferecendo também atualização de notícias, estatísticas e informações relevantes sobre o assunto.

Diagnóstico precoce e assistência

Um importante passo para o controle do câncer infanto-juvenil no país foi dado em julho com a criação do Fórum Permanente de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente com Câncer. A iniciativa tem como eixos fundamentais o diagnóstico precoce, a melhoria da qualidade da assistência e a integração das parcerias para o controle da doença.

Coordenado pelo INCA, o Fórum reúne representantes de instituições governamentais e não governamentais, como a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), o Instituto Ronald McDonald, o Instituto Desiderata, a União Sul, Sudeste e Centro Oeste das Instituições de Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (UNIVERSO), a União Norte e Nordeste de Entidades de Apoio à criança com Câncer (UNEACC), além das secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, entre outras entidades parceiras.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário: