segunda-feira, 24 de março de 2008

Lançada "Wikipédia" dos santos

Um grupo de jovens católicos de Barcelona lançou, na última semana, a primeira versão do projeto intitulado "Santopedia", com o objetivo de fomentar o conhecimento, pesquisas científicas e estatísticas da vida dos santos.

Nacho Cofré, diretor do projeto, disse à Zenit: "O site está em contínuo crescimento, de conteúdos e de funcionalidades e o desejo é que seja um projeto muito grande, mas reconhece que, por enquanto, somos poucas pessoas realizando-o".

"Queremos que a devoção aos santos promovida pelo nosso site não seja desde o sentimento, mas desde o conhecimento. É por isso que tampouco queremos acrescentar muitas imagens nem frases sentimentais ou grandes expressões piedosas. Queremos ser um lugar onde se possa encontrar a vida dos santos escrita objetiva e sobriamente", comentou. Seus promotores querem que ele sirva também de "enciclopédia, porque achamos que pode ser uma ferramenta para que pesquisadores, historiadores ou mentes inquietas possam extrair dados estatísticos e fiáveis que lhes ajudem a encontrar o que procuram", acrescenta Cofré.

A vantagem da tecnologia utilizada é a de oferecer listas alfabéticas e práticos filtros como o país de origem, a ordem religiosa à qual pertenceram os santos ou seu estado de vida: papas, bispos, sacerdotes, freiras, leigos, mártires, etc.

Como o Wikipédia o site vai ser enriquecido na medida em que mais usuários colaborarem.

"Somente as informações que constarem em mais de uma fonte, como o Martirológio Romano, será postada. Precisaremos da ajuda de pessoas conhecedoras para que nos apóiem contrastando as informações. Esperamos que, com o tempo, o número de colaboradores cresça", diz o diretor acerca da credibilidade das informações que o "Santopedia" irá conter.

O site permite inscrição via e-mail ou RSS, assim o usuário pode receber os santos de cada dia. Os sites podem acrescentar à sua página uma janela com os santos do dia.

Cofré considera que "a cultura em que vivemos às vezes nos faz esquecer um dos grandes tesouros que a nossa Igreja tem: os santos. Conhecer suas vidas e pedir sua intercessão faz parte da rica e piedosa tradição da cultura cristã".

"Por enquanto, já foram introduzidos cerca de 4 mil santos e beatos. Pensamos que em um ano chegaremos a 7 mil", conclui seu diretor.

Mais informações em www.santopedia.com

Nenhum comentário: