sábado, 28 de agosto de 2010

Dia do Catequista - Ide e pregai o Evangelho a toda criatura

A Igreja Católica celebra no dia 29 de agosto deste ano o dia nacional do catequista. Na ação pastoral da vida eclesial é tão importante a missão do catequista, verdadeiros evangelizadores, que Jesus, antes de começar sua pregação, escolheu seus doze discípulos, que deveriam se espalhar pelo mundo inteiro, anunciando a boa nova, isto é, evangelizando as pessoas.

O número 12, na Sagrada Escritura, tem um sentido de totalidade, plenitude e, realmente, esses doze discípulos se multiplicaram em progressão geométrica e, entre eles, nós temos os catequistas, homens e mulheres dispostos a levar às crianças, aos adolescentes, aos jovens e aos adultos a mensagem de Cristo, promovendo a catequese renovada, à luz do Concílio Vaticano II.

Os catequistas e as catequistas lembram o próprio Senhor Jesus, pois, além de apresentarem o projeto do Pai a outras pessoas, pretendem formar novos discípulos missionários.

Nosso Senhor Jesus Cristo nos ajuda em seus métodos de evangelização, catequese e apostolado: Ele começa pela vida, em seus aspectos comuns, de forma a levar o povo à revelação do seu Evangelho.

Quando Ele disse a seus discípulos: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”, estava iniciando com eles um trabalho de catequese, que foi multiplicado até os dias de hoje.

O mundo está tão conturbado com guerras, violência, ganância, egoísmo que pouca gente quer escutar a Palavra de Deus. É por isto que é muito louvável o trabalho do catequista nos nossos dias porque ele precisa abrir os olhos e os ouvidos das pessoas para a realidade sempre atual, em todos os tempos, da Palavra de Deus.

Que Deus, com largueza e profusão, abençoe nossos catequistas, homens e mulheres que, espontaneamente, se dedicam a transmitir ensinamentos cristãos. Que eles continuem no seu propósito de evangelizar e que consigam formar novos operários para a messe do Senhor, na escola da nova evangelização de discípulos-missionários.

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MACIEL JR: A voz do Festival

A voz do radialista Maciel Jr foi consagrada em seu dinamismo nos palcos da 6ª edição do Festival de Inverno Bahia, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de agosto em Vitória da Conquista. “Foi um convite muito especial para assumir a apresentação oficial de um evento com essa magnitude”, disse Maciel, que destacou a atitude da coordenação do evento pelos créditos concedidos aos profissionais, artistas e mídias alternativas locais.

Fonte: Blog do Anderson

Susan Boyle cantará para o papa no Reino Unido

Susan Boyle, a ex-desempregada escocesa que ganhou fama internacional no concurso de talentos na televisão Britain's Got Talent, cantará para o papa, que visitará o Reino Unido em setembro, confirmou nesta quarta-feira um porta-voz da cantora. Susan atuará durante a missa ao ar livre que Bento XVI vai realizar em Glasgow (Escócia) no dia 16, interpretando três canções, entre ela sua versão de I Dreamed A Dream, do musical Os Miseráveis, que fez com que ganhasse fama em 2009.

"Poder cantar para o papa é um grande honra, é algo com o que sempre sonhei. É indescritível. Sempre quis cantar para Sua Santidade, e não posso expressar com palavras minha felicidade pelo fato de este desejo se tornar realidade", disse a cantora de 49 anos ao jornal Daily Record.

"A visita do papa é um acontecimento muito grande para os católicos escoceses. Minha fé é a base da minha vida. Eu rezo o terço todos os dias, e me sinto muito próxima de minha religião", disse Susan, que antes de se tornar famosa trabalhava como voluntária em uma igreja da localidade onde vivia.

A cantora disse que a visita será especial como lembrança de sua falecida mãe Bridget, de quem cuidou até os últimos dias: "sei que ela não estará ali fisicamente, mas esteve em Bellahouston Park em 1982 (durante a visita do papa João Paulo II) e sei que voltará a estar espiritualmente, sei que estará com todos nós".

O porta-voz de Susan ressaltou que a atuação "não será um show, mas fará parte de um evento religioso", do qual também participará um coro formado por 800 pessoas. A cantora cantará também o hino religioso How Great Thou Art e interpretará uma canção de despedida para Bento XVI no momento em que o Pontífice deixar do parque onde acontecerá a missa rumo ao aeroporto de Glasgow, de onde voará rumo a Londres para seguir sua visita de quatro dias ao Reino Unido.

A visita de Bento XVI ao Reino Unido será a primeira oficial de um papa ao país, já que a viagem realizada por João Paulo II há 28 anos teve caráter pastoral. Durante a visita, o Pontífice será recebido pela rainha Elizabeth II, que é a maior representante da Igreja da Inglaterra, no Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo (Escócia).

Foto: AP
Fonte: Terra

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CNBB divulga notas sobre Código Florestal e Ficha Limpa

O Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep) divulgou duas notas ao final de sua reunião, nesta quinta-feira, 17. Uma das notas manifesta a posição da Conferência dos Bispos acerca das reformas do Código Florestal, aprovadas em julho pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Na segunda nota, os bispos pedem a plena aplicação da lei 135/2010, conhecida como Ficha Limpa.

“As alterações propostas [no novo Código Florestal], se aprovadas em definitivo, estarão em descordo com o compromisso de redução de gás carbônico, assumido pelo governo brasileiro em Copenhague, em dezembro de 2009, e transformado na lei nº 12. 187/ 09 (Política Nacional de Mudanças Climáticas)”, afirma a nota da CNBB.

Em relação à lei Ficha Limpa, os bispos dizem que esperam empenho do Poder Judiciário na sua aplicação para as eleições deste ano.

“Esperamos das instâncias do Poder Judiciário que têm a missão institucional de arbitrar as controvérsias em torno da aplicação da lei, marcadamente do Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal Federal, o mesmo empenho efetivo que houve no Congresso Nacional na aprovação da iniciativa popular”, diz a nota.

As duas notas serão apresentadas aos jornalistas numa coletiva de imprensa, hoje, às 14:30h, na sala de imprensa da CNBB. Participarão da coletiva o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o secretário Geral, dom Dimas Lara Barbosa.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Feliz Aniversário Cinthia!!!!!

Hoje é um dia muito especial…
Você nem imagina a grande alegria que estamos
sentindo por compartilhar deste dia todo seu…
finalmente a data tão esperada chegou…
É hora de pensar no futuro, fazer planos,
deixar de lado as lembranças da infância e arquivá-las na memória…

Você se tornou mãe, e isso mudará completamente sua rotina de vida…
para melhor…

Pois, a partir de agora, cada ano que passar você terá mais maravilhas para viver…

E, nesta data especial, queremos homenageá-la de forma bem diferente…
bem alegre, desejando tudo de sublime em seu aniversário…

Parabéns…
seja muito feliz…

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos

Maestro João Omar e Duo Littera apresentam concerto Confissões


O maestro João Omar de Carvalho Mello estará de volta ao Centro de Cultura Camilo de Jesus lima para mais uma apresentação do Concerto Confissões, em setembro.

O Concerto, inspirado na obra homônima de Santo Agostinho, trás no programa a leitura de excertos do livro de Agostinho e composições de J. Sebastian Bach, Heitor Villa-Lobos, Elomar Figueira Mello, dentre outros.

“Cada uma das peças é acompanhada da leitura de trechos das Confissões, em que a música e a seleção da leitura estão condizentes e coerentes com a narrativa de Agostinho”, explica Omar.

O maestro deve se apresentar ao lado dos amigos Petrônio Joab e Elton Becker, que compõem o duo (de voz e violão) Littera. O Concerto Confissões acontece no dia 4 de setembro, às 20h, no Centro de Cultura Camilli de Jesus Lima, o ingresso custa R$ 15,00 e toda renda será revertida para uma Casa Espírita em Conquista.

Por Elton Becker

Pastoral Vocacional promove jornada em Conquista

A Pastoral Vocacional e os vicariatos São Lucas e São Mateus promovem no dia 29 de Agosto, no Colégio Sacramentinas, a partir das 8h da manhã, uma Jornada Vocacional, com o tema: “Deus me chama aqui, me envia ali”. O evento, que acontece no Colégio Sacramentinas (Avenida Jorge Teixeira, 125), tem o objetivo de apresentar os diversos carismas suscitados na Igreja Católica, como explicou o padre Edmilson José dos Santos.

“Nós queremos despertar o discernimento vocacional naqueles que ainda não descobriram a caminho a seguir e também convidar aqueles que responderam ao apelo de Cristo: ‘vem e segue-me’”, disse. Ainda segundo o padre Edmilson, as discussões da Jornada Vocacional devem abordar questões como vida religiosa, família e matrimônio. “Afinal”, disse o padre, “é na família que surgem as vocações cristãs que nascem do batismo”, finalizou.

Lembrando que 29 de agosto é um domingo e a programação da Jornada Vocacional deve se estender por todo o dia.

Por Elton Becker

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Missa em louvor a Nossa Senhora das Vitórias - Padroeira de Vitória da Conquista - BA


No último domingo (15), aconteceu a celebração da missa em homenagem à Padroeira de Vitória da Conquista, Nossa Senhora das Vitórias. Este ano, o evento teve como tema: “Nossa Senhora das Vitórias, Presença na Igreja, assembléia dos chamados, chão de todas as vocações”.

A celebração da missa marca, tradicionalmente, o encerramento do novenário e tem início com uma alvorada às cinco horas da manhã. Os fiéis participaram da Celebração Eucarística no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, que foi conduzida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majela e do Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luiz Gonzaga Pepeu.
O ponto alto da festa foi a tradicional procissão na qual a imagem de Nossa Senhora das Vitórias foi conduzida pelas ruas da cidade até a Catedral Metropolitana, seguida por centenas de católicos.

Site da JMJ 2011 está disponível, no Facebook, em 18 idiomas

O site da Jornada Mundial da Juventude - Madri 2011 (JMJ), presente na rede social Facebook, está disponível agora em 18 idiomas, graças à colaboração de jovens dispostos a fornecer informações sobre o evento em várias línguas, incluindo o português.

Os últimos idiomas acrescentados foram o vietnamita, croata, maltês e japonês; disponíveis agora junto ao inglês, espanhol, chinês, francês, entre outros.

A responsável pela “community manager” da JMJ, Cristina del Campo, explicou que o objetivo “é chegar a todos os jovens do mundo, não só aos que falam e entendem os idiomas mais conhecidos”.

Ela indicou que a ampliação da página da JMJ se deve ao interesse dos jovens de línguas minoritárias de informar aos seus coetâneos em seus próprios idiomas. O site em português pode ser visto no endereço: http://www.facebook.com/jornadamundialdajuventude

Fonte: Rádio Vaticano/Canção Nova

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Receita paga hoje R$ 1,4 bi de restituição do IR 2010

A Receita Federal deposita nesta segunda-feira (16) o terceiro lote das restituições do Imposto de Renda 2010 (ano-base 2009). Neste lote, o total a ser pago é de R$ 1,426 bilhão, dividido entre 1.628.135 contribuintes.

O dinheiro do IR 2010 foi corrigido em 3,4% e vai para as agências bancárias informadas pelo contribuinte ao fazer sua declaração. Também foi lberada a malha fina de 2009 e 2008.

Para saber se teve a declaração lde 2010 iberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone no número 146. Para consultar declarações anteriores a 2010, clique aqui.

Se o depósito da restituição não for feito, o contribuinte poderá ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento BB –4004-0001 (capitais - clientes do Banco do Brasil), 0800-729-0001 (demais localidades - clientes do Banco do Brasil), 0800-729-0722 (capitais e demais localidades - clientes e não clientes do Banco do Brasil) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos)– para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco. A ligação é grátis.

O dinheiro ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não resgatá-lo nesse prazo, deverá requerê-lo mediante Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet. Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.

Para o pagamento da restituição, a Receita dá prioridade aos idosos e à ordem de entrega da declaração. Quem fez a declaração pela internet recebe primeiro do que os que fizeram por outros meios.

Esses critérios valem para as declarações entregues dentro do prazo, ou seja, até 30 de abril. Quem atrasou está fora dos critérios de prioridade, o que pode atrasar muito a devolução do dinheiro.

As restituições estão sendo feitas em sete lotes, entre junho e dezembro, conforme cronograma abaixo:

IR 2010 Data de pagamento
1º lote 15/06/2010
2º lote 15/07/2010
3º lote 16/08/2010
4º lote 15/09/2010
5º lote 15/10/2010
6º lote 16/11/2010
7º lote 15/12/2010

Com informações do InfoMoney
Fonte: Uol