sábado, 7 de agosto de 2010

Empresa carioca vai elaborar projeto do aeroporto de Vitória da Conquista

Foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (6) o nome da empresa vencedora da licitação para elaboração do projeto do novo aeroporto de Vitória da Conquista. O grupo Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, com sede na capital Rio de Janeiro, foi a que apresentou a melhor nota e estará à frente deste importante equipamento para o desenvolvimento do sudoeste baiano e o norte de Minas Gerais. Para o José Maria Caires, presidente do Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, esse foi um grande passo para concretização desta causa que junto com entidades vem lutando há mais de três anos. “Espero que a sociedade continue cobrando o andamento das próximas fases”, disse Caires.

Com informações do Blog do Anderson

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ser pai hoje - Seu modo de ser vai influir na formação dos filhos


Quando Deus escolheu José para ser pai adotivo de Jesus, Ele queria que o Menino tivesse uma referência de família aqui na terra. E uma referência excelente, é claro, tal o valor que o Pai Eterno dá à família e à figura do pai. José, da casa de Davi, não foi escolhido somente por isso. Ele tinha todas as qualidades para ser o pai de Jesus Cristo: homem temente a Deus, honesto, trabalhador, digno, carinhoso, extremamente religioso que colocava somente a sua confiança em Deus. Assumiu a situação mesmo antes de compreendê-la realmente, porque amava Maria com muito amor, respeito e sentimento de proteção.

O pai é importante na família porque seu exemplo, seu carinho, seu modo de ser vai influir grandemente na formação do caráter dos filhos.

Sabemos que há pais descompromissados, que abandonam mãe e filhos, sem contribuir com o seu amor, com o seu bom exemplo, com a sua responsabilidade. Mas estamos falando não apenas do pai biológico, mas daquele pai amoroso, espelho do Pai do Céu, que gera, cria, educa, ama, ensina, está sempre presente na vida do filho.

Deus nos dá o Espírito Santo para que saibamos vencer os obstáculos que o mundo nos apresenta e que aparecem também quando não temos bons exemplos dentro do lar. Mas um pai afetuoso, enérgico, cuidadoso, honrado traz a presença do Espírito Santo na sua família porque ele é o amparo e a proteção de que a família necessita.

No mundo atual, cheio de consumismo, a mãe se vê na contingência de trabalhar fora para ajudar nas despesas da casa. Entretanto, a proteção, não a proteção financeira somente, mas a proteção moral, o apoio, a mão estendida do pai é imprescindível na vida de todo ser humano.

Hoje é difícil ser um verdadeiro pai. A sociedade tem valorizado muito pouco a família. Os pais, na ânsia de poder e riqueza, ou no afã de ganhar a vida para o sustento da família, se esquecem do sustento espiritual, do bom exemplo, do companheirismo, da austeridade, que, muitas vezes, se fazem necessários. Poucos são os pais que realmente dão uma educação viva e atuante no campo da fé aos seus filhos, dando o exemplo da participação dominical da Santa Missa e da vivência dos sacramentos. Os discursos emocionam, mas os exemplos dos pais carregam os filhos para o seio da vida comunitária, eclesial e religiosa da Igreja.

Que Deus abençoe os pais não apenas no dia que lhes é consagrado, mas em todos os dias de sua existência e os faça mudar a realidade, trazendo seus filhos para uma vida responsável e digna. Desta forma, os pais de amanhã serão mais presentes e o mundo será melhor. Que São José, pai nutrício de Jesus Cristo, abençoe a todos os nossos pais!

Padre Wagner Augusto Portugal
Vigário Judicial da Campanha (MG)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A quem muito foi dado, muito será pedido

Nem sempre se reflete bastante sobre a advertência de Jesus: “A quem muito foi dado, muito será pedido” (Lc 12,48). O ser humano vive inundado nos dons divinos: a existência, a família, os amigos, as qualidades físicas, intelectuais e morais, os bens materiais, a conservação da vida, as numerosíssimas graças espirituais, o perdão diuturno, enfim um oceano de dádivas.

Não se pode malbaratar impunemente o que se recebe do Criador. O notável psicólogo francês René Le Senne, com muita razão afirmou que todos possuem qualidades inestimáveis. A má administração destas qualidades é que geram os defeitos por não se procurar o equilíbrio psicossomático. Célebre o dito de Sócrates, filósofo grego: “Conhece-te a ti mesmo”.

Cada um tem um perfil caracterológico bem determinado e precisa colocar seus dotes a serviço próprio e dos outros. Um dos mais lamentáveis erros hodiernos é o da baixa estima, fruto da depreciação das próprias habilidades o que partureja a inveja. Disto resulta, outrossim, a ingratidão para com Deus não lhe agradecendo os bens recebidos.

Lembra São Tiago: “Toda dádiva perfeita vem do alto, descendo do Pai das luzes” (Tg 1,16). Eis por que diz o Livro do Eclesiastes: “Que alguém coma e beba e goze do seu trabalho é dom de Deus” [...] E quem recebeu de Deus riquezas e bens e a possibilidade de gozar deles, desfrutar-lhes a sua parte e alegrar-se entre os seus cuidados, também isso é dom de Deus! (Ec 3,13. 5,18).

O Espírito Santo comunica carismas especiais aos seguidores de Cristo como São Paulo enumera em suas várias cartas. O dom da profecia que é a capacidade peculiar de denunciar os erros, o dom do serviço, do ensinamento, da coragem, da generosidade, da misericórdia, do discernimento dos espíritos. As diversas pastorais oferecem oportunidade para o exercício e desenvolvimento destas capacidades colocadas a bem do próximo. Cada um, além disto, tem uma vocação específica e nas diversas profissões pode e deve trabalhar para si e para os outros.

Como diz o ditado, é preciso sempre “o homem certo no lugar certo”. As capacidades humanas, porém, se desenvolvem, como Deus previu para cada um, quando se confia inteiramente nele, pedindo-Lhe força para bem executar as tarefas cotidianas. Cumpre fazer bem, com todo empenho, a ocupação de cada instante e, aliás, sábia a diretriz “Age quod agis”, do poeta grego, Xenofanes. Não se mede nem se avalia uma existência pelo número de anos, nem pelo período histórico, mas, sim, pela vivência plena e intensa, repleta de ações que perenemente repercutirão. Bem afirmou Vieira: "Nem todos os anos que passam se vivem: uma coisa é contar os anos, outra é vivê-los".

As ações são, em verdade, os dias e é por elas que têm valor os anos, sempre cada um se lembrando de que “a quem muito foi dado, muito será pedido”. O viver em plenitude cada instante é o segredo da verdadeira vida. O importante é viver bem, cultivando os dons recebidos de Deus. Eis porque Horácio, poeta latino, lançou esta sentença: "carpe diem, quam minimum credula postero" - aproveita o dia presente e não queiras confiar no de amanhã. Escrivá dá este conselho: "Que a tua vida não seja estéril. Sê útil. Deixa rasto".

Goethe dá o motivo: "Cada momento, cada segundo é de um valor infinito, pois ele é o representante de uma eternidade inteira". Idéia já expressa por Apuleio: "tempus aevi imaginem" - o tempo é a imagem da eternidade. Virgílio advertiu que não se pode dissipar o tempo: "Fugit irreparabile tempus" - foge o irreparável tempo. Razão teve Riminaldo ao escrever: "Há quatro coisas que não voltam atrás: a pedra, depois de solta da mão; a palavra, depois de proferida; a ocasião, depois de perdida; e o tempo, depois de passado". Tudo isso merece uma reflexão profunda, pois cada um de nós dará um dia contas a Deus do tempo e das dádivas dele recebidos e Jesus alertou “a quem muito foi dado, muito será pedido”. * Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos.


Por Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Fonte: Católica Net
Local:Mariana (MG)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

60 anos da bomba atômica: A Igreja chama á paz

A Igreja no Japão recorda as vítimas da bomba atômica e reza pela paz. “Dez dias pela paz” é o lema da iniciativa promovida pelos católicos do país nesta ocasião.

Em mensagem aos fiéis do país, Dom Leo Jun Ikenaga, Arcebispo de Osaka e Presidente da Conferência Episcopal, anuncia que as celebrações vão começar em 6 de agosto, dia da explosão da bomba nuclear em Nagasaki, para se encerrarem no dia 15, recordando o final da Segunda Guerra Mundial.

No texto, o Arcebispo destaca a frase proferida por João Paulo II em sua visita a Hiroshima: “Para recordar o passado, precisamos nos empenhar pelo futuro”.

Para Dom Leo, aquelas palavras ainda repercutem em nossas mentes, e a certeza, hoje, de que devemos abolir totalmente as armas atômicas, é premente.

“No ano passado, em uma visita a Praga, o Presidente dos EUA, Barak Obama, apelou por um mundo sem armas nucelares: palavras significativas; uma reflexão sobre os erros do passado” – analisa o Arcebispo.

O Presidente do Episcopado japonês lembra ainda a peregrinação da efígie “Maria bombardeada” pelas dioceses americanas: a cabeça da estátua da Virgem foi encontrada em meio aos escombros dois meses depois da explosão da bomba, na Catedral de Urakami, Diocese de Nagasaki. Para o Arcebispo, promotor da peregrinação, “a efígie do rosto de Maria, no qual ainda são visíveis os sinais da tempestade de fogo consequente da explosão, é a imagem dos lamentos das vítimas dos ataques e de todas as pessoas atingidas por aqueles conflitos”.

Depois de recordar o documento “Mensagem de Paz 60 Anos Após o Fim da II Guerra” (Peace Message After 60 Years from the End of World War II), os bispos nipônicos reconhecem as culpas do Japão na história recente e convidam os católicos do Sol Levante a rezarem pela paz com ainda mais determinação.

Fonte: Rádio Vaticano

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O idoso na Igreja e na Sociedade - O amor não tem idade

O mundo atual tem provocado uma grande inversão de valores. Antigamente, os mais velhos eram mais respeitados porque se acreditava que a sua experiência conferia sabedoria aos demais. Os conselhos, as advertências deles eram de grande valia na solução dos obstáculos que os jovens deveriam enfrentar. Havia mesmo um consenso popular de que se deveriam respeitar os cabelos brancos dos idosos.

Sabemos que idade não confere a ninguém santidade, mas sabemos também que os idosos já sofreram mais decepções, já lutaram, já realizaram alguma coisa que os mais novos estão começando a querer realizar. Além disso, os sofrimentos por que passa uma pessoa que já viveu mais burilam o seu Ser, tornando-a mais capaz de compreender a vida como um todo.

O episódio da pecadora que estava sendo apedrejada nos remete a uma reflexão oriunda de um pequeno detalhe. Quando Jesus adverte de que quem não tiver culpa atire a primeira pedra, o texto fala que todos foram saindo, a começar pelos mais velhos.

Bem, podemos pensar que os mais velhos, por terem vivido mais, erraram mais. Porém, podemos pensar também que os mais velhos, justamente por terem vivido mais, têm maior consciência de suas faltas, por experiência e por terem desenvolvido, através dos anos, maior consciência do que é certo ou errado.

Grande parte ou a maioria das pessoas tem preconceito contra o idoso. Acham que ele é “gagá”, que não fala coisa com coisa, que está desatualizado. Mas se esquecem de que esse velho “gagá” foi quem construiu alguma coisa para que ele, jovem, hoje, tenha condições de vida melhor. Esquece-se também de que os jovens de hoje serão os velhos de amanhã e com menos jovens para cuidar deles.

Na Igreja também sentimos, às vezes, esse preconceito, infelizmente. Alguns preferem ouvir a homilia de um padre jovem e despreza as palavras de um padre idoso. Também alguns leigos idosos são rechaçados no seu trabalho pastoral, pela preferência pelo leigo jovem. É a sociedade influindo negativamente na Igreja.

Precisamos de sangue novo, é certo. Renovar é sempre positivo. Mas precisamos nos lembrar de que o espírito jovem não é privilégio dos moços. Há idosos que têm o coração cheio de amor, de esperança, de otimismo e que podem dar o seu quinhão por uma Igreja cada vez mais anunciadora do Evangelho. E há jovens que questionam tudo, sem encontrar soluções e que não têm nada a acrescentar ao enriquecimento da sociedade. É bom lembrar que existem jovens na idade e velhos na mentalidade; velhos na idade e jovens na mentalidade.

Na verdade, podemos debitar isso a jovens e velhos que, em busca de valores temporais, estão deixando de lado os valores eternos. A sociedade precisa ser revista, analisada novamente e refeita.

O amor não tem idade. Pode florescer e crescer no coração de crianças, de jovens, de adultos, de idosos. Afinal, somos todos Igreja e o respeito ao idoso deve ser uma demonstração de maturidade e de respeito em favor de um reconhecimento da colaboração que os idosos oferecem e podem oferecer à Igreja e ao mundo.

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lançado site do Ficha Limpa com histórico de candidatos

O site do Ficha Limpa foi lançado nesta quinta-feira, 29, como um meio de facilitar que os próprios candidatos comprovem, voluntariamente, que têm a "ficha limpa" e, também, para que os eleitores possam consultar e acompanhar o processo eleitoral daqueles que concorrem às eleições este ano.

.: Acesse o site


Ao se cadastrar no site, os candidatos se comprometem com a transparência de sua campanha eleitoral. Pois, além de possibilitar que os candidatos disponibilizem certidões que comprovem que não são processados ou condenados, será possível fazer a prestação de contas, voluntária, de suas campanhas eleitorais, informando semanalmente os recursos obtidos e os gastos realizados.

O site foi idealizado pelo Instituto Ethos, pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e pela Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci), como um instrumento de informação aos eleitores e para favorecer um voto consciente.

O Ficha Limpa foi um projeto de lei de iniciativa popular com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar (critérios de inelegibilidades), e assim, melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país.

O projeto circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros. As assinaturas foram entregues ao Congresso Nacional no dia 29 de setembro do ano passado e, a nova lei foi sancionada, como Lei Complementar nº. 135, no dia 4 de junho deste ano.

Fonte: Canção Nova

terça-feira, 27 de julho de 2010

Quando o amigo 'pisa na bola' - Por melhores que sejam as pessoas, um dia, elas nos decepcionam

Por melhores que sejam as pessoas e suas intenções, um dia, sem querer, elas nos decepcionam. Acontece isso entre pais e filhos, marido e mulher, namorados apaixonados e entre amigos também. Nós mesmos já fizemos essa experiência frustrante de "pisar na bola" com alguém que nunca queríamos machucar ou decepcionar. Isso faz parte do processo de amadurecimento de qualquer relacionamento e é muito bom que isso aconteça, para que não fiquemos na ilusão de achar que tal pessoa é perfeita ou nós mesmos somos intocáveis e imaculados.

Dizer que a frustração e os erros fazem parte do conhecimento do outro, para que no amadurecimento da amizade possamos adequar a imagem do amigo ao real e possível parece exagero, pois quem tem amizade-fantasia são as crianças e neste período da vida é normal. Por isso, que uma verdadeira amizade deve estar guiada por alguns compromissos evangélicos: verdade, transparência e partilha, tudo isso, é claro, com muita caridade e misericórdia, pois só quando experimentamos o gosto amargo dos nossos erros compreendemos as fraquezas e erros do amigo.

Experiência mais terrível, para mim, são aquelas pessoas que estão no centro de uma situação, sabem de fatos que incluem e comprometem a pessoa amiga e por respeito humano e por um falso "protecionismo" ficam caladas, se omitem, não querem correr o risco de perder a boa fama, a simpatia e até mesmo amizade. Quando a amizade é verdadeira o único medo que eu tenho é perder o meu amigo para os seus próprios erros, mesmo que ele não me compreenda e fique com raiva de mim, vou falar-lhe a verdade e abrir seus olhos, pois amigo não é aquele que passa a mão na cabeça, mas aquele que o desafia e o "desinstala", mas está pronto para ficar com você em qualquer situação.

Precisamos crescer na vivência e na compreensão de uma verdadeira amizade, quem não se compromete não ama. Quando um amigo "pisa na bola" ou está vivendo uma situação constrangedora aproveite para acolhê-lo, não tenha medo de sacrificar a amizade pela verdade e o verdadeiro amor se arrisca, dá a vida pelo amigo. “O homem quando erra não tem outra alternativa a não ser pedir perdão, se não ele não é homem”. O amigo não "abandona o barco" quando ele se agita, ajuda a remar mesmo que tenha de dizer que o outro está remando para o lado errado. Como corrigir um amigo sem perder sua amizade:

1° Reze pelo seu amigo: a oração vai preparar o coração dele e também o seu;

2° Espere a hora certa para conversar e partilhar, não se deixe vencer pelo nervosismo e ansiedade;

3° Escolha o lugar certo: a privacidade é o melhor lugar para corrigir uma pessoa, evite fazer uma correção em público, mesmo que você esteja certo começou errado;

4° Faça um elogio antes de fazer a crítica e a correção. Todos têm qualidades e isso corrige o nosso ego elevado pelos erros dos outros; isso não é fingimento, é amor.

5° Saiba falar: cuidado com as palavras, o problema, muitas vezes, não é o conteúdo das críticas, mas o jeito com que se fala. Mesmo que o outro esteja no erro, demonstre respeito e carinho.

Na realidade, na hora em que é feita, nenhuma correção parece alegrar o outro, pois causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados (cf. Hebreus 12,11).

Padre Luizinho - Com. Cancao Nova
http://blog.cancaonova.com/padreluizinho

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Papa reflete sobre a oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus

Nas palavras dirigidas aos milhares de peregrinos reunidos neste domingo, 25, para a oração do Ângelus, com o Papa Bento XVI, no pátio interno da residência apostólica de Castel Gandolfo, o Santo Padre refletiu sobre o Evangelho do dia que nos apresentou Jesus recolhido em oração, um pouco isolado dos seus discípulos. Quando terminou um deles disse-lhe: Senhor, ensina-nos a orar. Jesus não fez objeções, não falou de fórmulas estranhas ou exotéricas, mas com muita simplicidade disse: “Quando orardes, dizei: Pai…" e – salientou Bento XVI – ensinou o Pai Nosso.

O Papa recordou que o Evangelista Lucas transmite-nos o Pai Nosso numa forma mais breve em relação aquela do Evangelho de São Mateus que entrou no uso comum. Encontramo-nos perante as primeiras palavras da Sagrada Escritura que aprendemos desde meninos. Elas imprimem-se na memória, plasmam a nossa vida, acompanham-nos até ao último respiro. Desvelam que nós não somos ainda de maneira completa filhos de Deus, mas devemos sê-lo e cada vez mais, mediante uma nossa comunhão com Jesus cada vez mais profunda.

"Esta oração acolhe e exprime também as necessidades humanas materiais e espirituais. E precisamente por causa das necessidade e das dificuldades de cada dia, Jesus exorta com força 'pedi e dar-vos - ão. Procurai e achareis. Batei e hão-de abrir-vos', acrescentou o Papa.

Não é um pedir para satisfazer a própria vontade, quanto sobretudo manter viva esta amizade com Deus o qual – diz sempre o Evangelho – dará o Espírito àqueles que "lho pedem”.

Bento XVI recordou que neste Domingo a Igreja celebrou a festa do Apóstolo São Tiago, que deixou o pai e o trabalho de pescador para seguir Jesus e por Ele deu a vida, o primeiro entre os Apóstolos. E de coração dirigiu um pensamento especial aos peregrinos que acorrerem numerosos a Santiago de Compostela, pedindo à Virgem Maria que nos ajude a redescobrir a beleza e a profundidade da oração cristã.

Dentre as inúmeras saudações aos peregrinos, o Santo Padre fez uma em língua portuguesa: "Saúdo também os peregrinos de língua portuguesa, especialmente o grupo de brasileiros vindos da diocese de Blumenau. Agradecido pela amizade e orações, sobre todos invoco os dons do Espírito Santo para serem verdadeiras testemunhas de Cristo no meio das respectivas famílias e comunidades que de coração abençôo."

Depois da recitação do Angelus, Bento XVI manifestou profunda dor pela tragédia de Duisburg, onde morreram 19 pessoas. “Recordo na oração os jovens que perderam a vida", concluiu o Papa.

Fonte: Rádio Vaticano

Vaticano lança moedas com rosto do Papa em valor nominal

Pela primeira vez após a troca de moedas na Europa, em que grande parte dos países adotou o euro em janeiro de 2002, o Estado da Cidade do Vaticano coloca em circulação suas moedas com a efígie do Santo Padre, com valor nominal.

Até então, normalmente, as moedas cunhadas pelo Vaticano estavam reservadas aos colecionadores. Trata-se da primeira vez em que as moedas com a face de Bento XVI alcançam a União Europeia após essa, em dezembro de 2009, ter imposto que o Vaticano colocasse em circulação moedas com o valor declarado, ainda que com a autorização para continuar a vendê-las a maior preço para os colecionadores.

Desde a metade deste mês de julho, as moedas começaram a circular em algumas lojas dentro do Vaticano, ainda que a distribuição estivesse reduzida a não mais que duas moedas de 50 centavos por cliente. Segundo a agência francófona I.Media, o Vaticano mandou cunhar aproximadamente 2 milhões de moedas de 50 centavos por um valor total de 1 milhão de euros.

Dessa maneira, limitando a circulação ordinária a somente um tipo de moeda, a Cidade do Vaticano não deixará de atender o interesse dos colecionadores pelas séries completas. Segundo as previsões, é muito provável que as moedas vaticanas com a efígie do Papa desapareçam de circulação, pois ninguém irá querer desfazer-se delas.

Fonte: Rádio Vaticano (em italiano - tradução de CN Notícias)

terça-feira, 20 de julho de 2010

FELIZ DIA DO AMIGO!!!!!

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um do outro há de se lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente,
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos pra sempre.

Há duas formas para viver sua vida :
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Feliz Dia do Amigo!

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos!!!