sábado, 15 de maio de 2010

Comunidade Anuncia-me: Cenáculo em Pentecostes

Cenáculo em Pentecostes
Quando: 22 e 23 de Maio
Onde: Comunidade Anuncia-me
Endereço: Rua Odilon Correia - 12 Alto Marom
Tel: (77) 3422-5835

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Famílias que amam de verdade

Que o amor de vocês seja sem hipocrisia, detestem o mal e apeguem-se ao bem.
O amor seja fraterno.
Sejam carinhosos uns com os outros.
Rivalizem-se na mútua estima, nada de preguiça.
Sejam fervorosos em espírito.
Sirvam ao Senhor.
Sejam alegres na esperança, pacientes na hora difícil e perseverantes na oração.
Sejam solidários com os outros em suas necessidades e melhorem cada dia na prática da hospitalidade.

Não se deixem levar pela mania de grandeza.
Sejam simples e modestos.
Vivam em harmonia uns com os outros.
Não paguem o mal com o mal.
Preocupem-se em fazer o bem a todo mundo.
Não se vinguem.
Nem façam justiça com as próprias mãos.
Deixem Deus cuidar disso.
Dêem de beber e comer.
E visitem até seus inimigos.
Vençam o mal com o bem.
No que depender de vocês,
vivam em harmonia e em paz com todo mundo
e com a natureza!

Paulo aos romanos 12, 9-21

Fonte: Pe, Zezinho, scj
Local:São Paulo (SP)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

"Perdão não substitui a justiça", diz Papa sobre casos de abuso

Na conversa com os jornalistas a bordo do voo entre a Itália e Portugal, o Papa falou sobre os abusos sexuais cometidos por membros do clero contra menores, a contraposição que se deseja construir entre fé e racionalidade e a possbilidade de a crise econômica colocar em risco a comunidade europeia.

Sobre os casos de abuso sexual, disse:

"Não somente de fora vêm os ataques ao Papa e à Igreja, mas os sofrimentos da Igreja vêm do próprio interior da Igreja, do pecado que existe na Igreja. Também isto sempre foi conhecido, mas hoje o vemos de modo realmente terrível: que a maior perseguição à Igreja não vem dos inimigos de fora, mas nasce do pecado na Igreja, e que a Igreja então tem profunda necessidade de reaprender a penitência, de aceitar a purificação, de aprender, por um lado, o perdão, mas também a necessidade da justiça. O perdão não substitui a justiça".

Sobre a contraposição que se deseja construir entre fé e racionalidade, afirmou:

"Penso que a terefa, a missão da Europa nesta situação é encontrar este diálogo, integrar fé e racionalidade moderna em uma única visão antropológica que completa o ser humano e torna assim também comunicável às culturas humanas. A presença do secularismo é uma coisa normal, mas a separação, a contraposição entre secularismo e cultura da fé é anômala e deve ser superada. O grande desafio deste momento é que os dois se encontrem, de tal forma que encontrem a própria identidade. É uma missão da Europa e uma necessidade humana nesta nossa história".

Finalmente, acerca da possbilidade de a crise econômica colocar em risco a comunidade europeia, indicou:

"Toda a tradição da Doutrina Social da igreja vai no sentido de alargar o aspecto ético e da fé para além do indivíduo, à responsabilidade do mundo, a uma racionalidade configurada pela ética. E, por outra parte, os últimos acontecimentos no mercado nestes últimos dois ou três anos têm demonstrado que a dimensão ética é interna e deve entrar no interior do agir econômico [...] Somente assim a Europa realiza a sua missão"

Por Leonardo Meira
Fonte: Canção Nova

Bispos aprovam continuidade das atuais diretrizes da evangelização

As atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) serão prorrogadas por mais quatro anos, a partir de 2011. A proposta, apresentada pela Comissão responsável pela condução deste tema, foi aprovada por 161 votos, contra 102 que queriam a elaboração de novas diretrizes.

Segundo o secretário da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, mesmo sendo prorrogadas, as atuais DGAE receberão acréscimos e emendas a partir de novos documentos publicados nos últimos anos. A Comissão presidida pelo Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário da Silva, continuará trabalhando na atualização do Documento que será apresentado à 49ª Assembleia da CNBB, no ano que vem.

As Diretrizes são um documento que serve de base para as dioceses elaborarem seus planos de pastoral e dá as linhas da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, buscando a unidade e a comunhão pastoral. Elaboradas a cada quatro anos, são aprovadas nas assembleias em que é eleita a Presidência da CNBB, a quem cabe acompanhar a aplicação do documento.

Fonte: C.N.B.B.

terça-feira, 11 de maio de 2010

48ª AG: CNBB lança Manual de Procedimentos Administrativos para a Igreja no Brasil.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nesta segunda-feira, 10, no plenário da sua 48ª AG, que acontece na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília, o Manual de Procedimentos Administrativos. O livro tem por objetivo disponibilizar às dioceses do Brasil um instrumento de trabalho facilitador no complexo processo da administração dos bens e serviços da Igreja nas comunidades. O Manual é direcionado, principalmente, às mitras diocesanas, suas paróquias, comunidades e outras instituições.

De acordo com o integrante do grupo que escreveu a obra e responsável pelo início dos trabalhos, padre Aleixo W. Souza, o material é uma proposta da Conferência para atender os gestores da Igreja no Brasil nas mais diversas situações eclesiais.

“A proposta é que todas as paróquias do Brasil contem com esse Manual. Não existe pretensão de impor, criar diretrizes, mas sim o interesse de disponibilizar um instrumento de trabalho. É uma proposta da CNBB para responder a tantas perguntas concretas do mundo da gestão eclesial”, explicou o sacerdote.

Padre Aleixo argumenta ainda que o material é de suma importância para a Igreja hoje. Ele disse que a necessidade de um subsídio para a gestão vai diminuir algumas falhas que são cometidas nas dioceses, paróquias e comunidades. “Bispos, padres, gestores de comunidades, e outros, trazem questões, perguntas e muitas dificuldades. Às vezes pela falta de conhecimento ou pela precipitação de algum administrador que não conhece bem a legislação de cada área da gestão, acaba-se cometendo imprudências danosas, desastrosas e irrecuperáveis. E o Manual vem para sacar essas dificuldades”.

Da mesma forma, o ecônomo da CNBB, Francisco Julho, defende o Manual como um importante projeto de controle para os procedimentos administrativos da Igreja no Brasil. “O objetivo é ajudar as instituições católicas a organizarem sua contabilidade, a área de recursos humanos, o patrimônio, para terem um controle mais preciso de tudo. Queremos com o livro facilitar os trabalhos nessa área para que a Igreja tenha unidade nos procedimentos administrativos”.

Ainda de acordo com Francisco Julho, a Comissão de Gestão Eclesial, está à disposição da Igreja no Brasil para orientações e seminários sobre o conteúdo do Manual. O ecônomo da CNBB lembra também que a equipe está aberta para sugestões e críticas sobre o Manual recém publicado.

Ideia e conteúdo

O Manual foi usado primeiramente na década de 1990, na arquidiocese de Curitiba (PR), quando padre Aleixo era o responsável pelo setor econômico daquela Igreja particular. Nos anos de 2002 e 2003, o trabalho acabou sendo discutido numa reunião promovida pelos gestores da CNBB, de modo especial, pelo ecônomo Francisco Julho.

O Manual tem 328 páginas. O livro é uma edição da CNBB, e consta de planilhas oficiais da área contábil e área tributária. O trabalho tem seis grandes capítulos e uma introdução geral que versa sobre a natureza da instituição. Os capítulos discorrem sobre as áreas contábil, jurídica, patrimonial, de recursos humanos, e serviços em geral, incluindo a informática.

Fonte: C.N.B.B.

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz Dia das Mães

Mãe carinhosa, mãe dengosa
Mãe amiga, mãe irmã
Mãe sem ter gerado é a mãe de coração

Mãe solidão,
Mãe de muitos, mãe de poucos
Mãe de todos nós, Mãe das mães
Mãe dos filhos
Mãe-pai: duas vezes mãe

Mãe lutadora e companheira
Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe
Mãe dos simples e dos pobres
Mãe dos que nada têm e dos que tudo têm
Mãe do silêncio, mãe comunicação

Mãe dos doentes e dos sãos
Mães dos que plantam e dos que colhem
Mãe de quem nada fez e de quem compra feito

Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobre
Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos guerreados

Mãe que sorri, mãe que chora
Mãe que abraça e afaga
Mãe presente, mãe ausente
Mãe do sagrado, mãe da luz
Mãe de Jesus e mãe nossa.

Mãe, simplesmente mãe.

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos!!!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Censo 2010 vai começar no dia 1º de agosto

O Censo 2100 começará no dia 1º de agosto e vai mobilizar 191,9 mil pesquisadores. Durante três meses, serão visitados 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros. As pessoas poderão optar por informar os dados pela internet, e, para isso, receberão uma senha do recenseador, que dará acesso ao sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os primeiros dados do Censo 2010 serão divulgados em dezembro de 2010 e a partir de 2011 serão apresentados os resultados definitivos e temáticos.

O IBGE lançou o Censo 2010 na manhã de hoje, 5, em cerimônia realizada no Ministério do Planejamento. Os pesquisadores vão usar crachá do instituto, além de boné e colete, e trabalharão com um aparelho equipado com GPS (para localização geográfica) que vai criptografar as informações digitadas, para garantir a inviolabilidade.

Foram adquiridos 230 mil aparelhos, que, segundo o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, só serão usados neste trabalho. De acordo com ele, no censo passado, um equipamento foi furtado, mas acabou sendo devolvido, porque a pessoa que o pegou percebeu ele que não servia para outra finalidade.

O governo vai fazer uma campanha para conscientizar a população sobre a importância de responder às perguntas dos recenseadores.

O presidente do IBGE destacou que os resultados finais vão contribuir para a formulação de políticas públicas e serão importantes para determinar, por exemplo, a quantidade de vereadores nos municípios, que é baseada na população residente, assim como os critérios para repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que recebe recursos da União.

Também será possível analisar a evolução das camadas da população depois do último censo, realizado no ano 2000, destacou Nunes. O país poderá conhecer ainda dados sobre as moradias, relações de parentesco entre a população, a taxa de fecundidade, o nível educacional e sobre trabalho, renda, cor e raça, religião, entre outros.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que este "será o primeiro retrato de corpo inteiro do Brasil” e permitirá que os governos elaborem políticas publicas "de forma mais acertada".

Ele assinou durante o evento portaria autorizando a contratação de 350 técnicos de nível superior concursados para o IBGE.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aniversário de casamento de Paulinho e Cinthia!!!!

Hoje vocês estão comemorando um dia muito especial, daqueles que nunca se esquece...
Nunca se apaga da memória...
O aniversário de casamento...

Muita dificuldade vocês enfrentaram na vida...
Muita luta vocês venceram juntos; isso é uma demonstração de amor, carinho, perseverança...
Foi preciso ter muita coragem para vencer tudo que vocês venceram, tudo que passaram...
Isso tudo é um grande exemplo de vida, de verdadeiro sentimento que vocês têm, um pelo outro...

E neste dia bonito e alegre, que vocês estão comemorando aniversário de casamento,
quero desejar tudo de mais excelente em suas vidas, muito sucesso,
e que este casamento dure por muitas eternidades...

Parabéns...
É o nosso desejo sincero...
Parabéns pelo aniversário de casamento e pela chegada de Erick
Felicidades pra vocês...

Uma mensagem do Grupo Novos Amigos!!!!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Pressionada, Câmara deve votar 'Ficha Limpa' hoje

Impulsionado pela pressão popular, o projeto "Ficha Limpa", que impede a candidatura de políticos com condenações na Justiça, deve ser votado hoje na Câmara dos Deputados. O plenário da Casa promete analisar tanto a urgência da proposta como o mérito. Em seguida, a matéria será encaminhada ao Senado, onde se fala em análise rápida. Em ano eleitoral, há senadores que defendem a aprovação sumária do projeto para livrar a Casa da marca de corporativista.

Ontem, senadores defenderam que a proposta seja votada no Senado como vier dos deputados. Qualquer eventual modificação no texto exige que a proposta volte para a Câmara, a Casa de origem, o que inviabilizaria a adoção da lei nas eleições deste ano. Para valer nas próximas eleições de outubro, o texto tem de encerrar sua tramitação no Congresso e receber sanção presidencial até 6 de junho, antes do início das convenções partidárias.

No entendimento de alguns juristas, no entanto, mesmo que tal prazo seja obedecido, a lei só poderá valer para as eleições municipais de 2012. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), faz coro. Segundo ele, não há tempo para as regras, mesmo aprovadas, serem aplicadas em outubro.

Para senadores governistas e da oposição, o Senado não tem alternativa, a não ser votar rapidamente. Caso contrário, a imagem da Casa, e sobretudo a deles, em ano eleitoral, seria fortemente arranhada. "Já digo aqui, que a disposição é votar o que vem da Câmara sem emenda, o que não significa que estejamos a aprovar o que veio da Câmara simploriamente. Não. É que nós não temos outra saída", disse o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM) cobrou dos partidos políticos que também façam a sua parte, como maneira de impedir que candidatos envolvidos em "peculato, estelionato e sonegação fiscal" sejam candidatos nas eleições. "É hora de cada um mostrar a sua face, é hora de cada um dizer a que veio na vida pública. É hora de votar o projeto, com rapidez. Lá (na Câmara) demoraram muito, mas se votarem agora se redimem."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países.

História

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.

Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outro países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

Dia do Trabalhador no Brasil

Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.

Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria.

Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.

Fonte: Wikipédia