sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

No carnaval da bahia as obras de Irmã Dulce puxam o bloco

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estarão entre as atrações deste ano do carnaval de Salvador. A instituição foi convidada pelo governo do Estado da Bahia para abrir os festejos do centro histórico soteropolitano percorrendo o popular Circuito Batatinha, nesta sexta-feira, às 17h, com o Bloco Renascer OSID.

A concentração para o desfile começará às 15h, na Praça da Cruz Caída (Praça da Sé). Com cerca de 600 integrantes, o bloco é formado por pacientes e seus acompanhantes, moradores da entidade, além de colaboradores e voluntários da Obra, fundada pela religiosa.

O principal objetivo da iniciativa é promover a integração entre a comunidade e os colaboradores da maior instituição filantrópica do Brasil com pessoas que enfrentam problemas de saúde e de exclusão social.

A renda obtida com a venda dos “abadás” será destinada às necessidades da instituição.

Fonte: Católicanet

Anatel regula publicidade e tamanho de letras em contratos

Uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve proteger o consumidor e evitar que operadoras de telefonia usem letras miúdas nos contratos e enviem publicidades incômodas pelo celular sem autorização do cliente.

A agência enviou às empresas do setor uma circular determinando que, a partir de 1º de maio, os contratos sejam adequados de modo que a letra não tenha corpo menor que tamanho 12 – conforme determinação do Código de Defesa do Consumidor.

A determinação da Anatel segue recomendação do Ministério Público Federal, que também solicitou à agência providências sobre a publicidade por celular. O MPF considera que o consumidor tem sua privacidade invadida quando recebe propagandas pelo telefone sem autorizar.

Assim, na mesma circular, a Anatel também determinou que os contratos devem passar a conter uma cláusula em que o cliente indica se quer ou não receber mensagens publicitárias. Nos contratos já vigentes, o consumidor poderá entrar em contato com sua operadora caso não queira receber as propagandas e promoções.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

BB, Bradesco e Santander vão unir caixas eletrônicos externos

Os bancos Bradesco, Banco do Brasil (BB) e Santander Brasil anunciaram nesta quinta-feira (11) que assinaram memorando de entendimentos para compartilhar caixas eletrônicos fora do ambiente das agências, como aqueles em aeroportos, supermercados, postos de combustíveis, farmácias e rodoviárias, por exemplo.

Com a parceria, a intenção é aumentar a eficiência em relação à forma atual de uso individualizado dessas redes de autoatendimento. Além disso, os clientes das três instituições vão ter acesso a cerca de 11 mil terminais.

"Esse modelo proporcionará significativo aumento da disponibilidade e capilaridade da rede", informou documento enviado ao mercado.

De acordo com o documento, a operação deverá ser concluída em cinco meses a partir desta quinta-feira.

"O memorando de entendimentos não tem efeito vinculante", informaram os bancos.

Para identificar os terminais de autoatendimento externos compartilhados, haverá a criação de uma marca.

Fonte: G1

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fotos inéditas dos atentados de 11/9 são divulgadas nos EUA










Imagem inédita da polícia de Nova York mostra momento da queda de uma das torres do WTC
Foto: AP

A rede ABC News publicou 12 fotos em sua página na internet, mas diz ter recebido 2.779 imagens que mostram o ataque aos prédios do World Trade Center de um novo ângulo. Elas foram tiradas por helicópteros da polícia de Nova York.

A obtenção das imagens só foi possível porque a ABC fez um requerimento ao Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST na sigla em inglês) utilizando a Lei de Liberdade da Informação. O NIST utilizava o material na investigação das causas do atentado.

A maioria das imagens nunca havia sido mostrada ao público.

Fonte: Agência AP/Terra

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Congresso Eucarístico: Brasília vive expectativa para o encontro

A Igreja Católica em Brasília já vive a expectativa para o XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN). Faltam pouco mais de 90 dias para o encontro.

"Foi uma graça muito grande dada pela Santíssima Trindade a realização do evento em Brasília. Houve o apoio e a aprovação unânime da CNBB. Justamente porque estamos celebrando os 50 anos da Arquidiocese e da capital federal, o CEN seria um acontecimento digno para dar toda a solenidade a esse jubileu de Ouro", destaca o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz.

Dom João explica que toda a Igreja local está muito feliz e a preparação, bastante adiantada.

Nos próximos três meses, uma série de eventos pretende oferecer preparação espiritual para o Congresso. Um dos destaques é o retiro de Carnaval, que acontecerá entres os dias 12 e 16 de fevereiro no Centro Cultural de Brasília, L2 Norte, sob a orientação de pe. Iglesias. "Retiros de carnaval já são uma tradição. Como o XVI Congresso Eucarístico está próximo, não há melhor ocasião para refletir sobre a vida eucarística. Por isso, o tema escolhido foi Eucaristia", afirma o sacerdote.

Além disso, cine-fóruns, palestras e manhãs de aprofundamento também acontecerão até meados de abril.

Para acessar a programação completa dos eventos de preparação, clique aqui.

Sobre o Congresso

O Congresso acontecerá de 13 a 16 de maio de 2010, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A capital brasileira sediará o Congresso Eucarístico pela segunda vez - a primeira foi durante os 10 anos da fundação da cidade.

Nos mesmos dias do Congresso, acontece um Simpósio Teológico. Representantes delegados das dioceses refletirão sobre o tema e lema do evento.

A inscrição para o Congresso pode ser feita até o dia 26 de fevereiro. Para acessar a ficha de inscrição e obter melhores informações, clique aqui.

Excursão saindo de Vitória da Conquista-Bahia, informações com João Porto (77) 9989-0211.

Por Leonardo Meira
Fonte: Canção Nova/XVI Congresso Eucarístico Nacional

Bento XVI dá dicas de preparação ao matrimônio

O Papa destacou três etapas de formação e resposta à vocação do matrimônio.

Bento XVI ofereceu as dicas aos participantes da XIX Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família, recebidos em audiência na manhã desta segunda-feira, 8, no Vaticano.

O departamento está envolvido na elaboração de um Vademecum (documento) sobre a preparação ao matrimônio. Com base nas indicações de João Paulo II na Exortação Apostólica Familiaris Consortio, o Santo Padre destacou três fases: remota, próxima e imediata.

Íntegra do discurso do Papa (Clique e leia)

"A preparação remota diz respeito às crianças, adolescentes e jovens", ensina. É a fase em que se busca educar para entender a vida como uma vocação para o amor e a sexualidade como uma capacidade de relação a ser incorporada no amor autêntico.

Já a preparação próxima "deve ser engajada e configurada em um caminho de fé e vida cristã, que conduza a um conhecimento aprofundado do mistério de Cristo e da Igreja, do sentido da graça e das responsabilidades do matrimônio". Bento XVI chama a atenção para que os namorados revivam a própria relação pessoal com o Senhor Jesus, através da Palavra, dos sacramentos e da Eucaristia.

"A preparação imediata se realiza próximo ao casamento", destaca. O Papa indica que deve ser feito um trabalho que incentive a consciência de que tal união é um presente para toda a Igreja e contribui para seu crescimento espiritual.

Crianças e família

A Assembleia Plenária tem por tema "Os Direitos da Criança", devido à comemoração dos vinte anos da Convenção adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1989.

O Papa explica: "é a família, fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher, a maior ajuda que pode ser oferecida às crianças. Elas querem ser amadas por um pai e uma mãe que se amam, e precisam habitar, crescer e viver com ambos os pais, porque as figuras materna e paterna são complementares na educação dos filhos e na construção de sua personalidade e sua identidade. É importante, portanto, que se faça todo o possível para que elas cresçam em uma família unida e estável".

O Pontífice também destacou o trabalho que a Igreja realiza, há séculos, na proteção dos pequenos. "Infelizmente, em diversos casos, alguns dos seus membros, agindo em contraste com este empenho, têm violado tais direitos: um comportamento que a Igreja não admite e não deixará de lamentar e condenar", enfatizou.

Por Leonardo Meira
Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Encontro de Noivos - Área Catedral - 05,06 e 07/Fevereiro 2010

O Matrimônio é uma das maneiras de realizar essa vocação. É para isso que o Encontro de Noivos prepara os casais de noivos, para bem celebrarem o Sacramento Matrimonial e, principalmente, desenvolver uma vida a dois harmoniosa e cristã. O trabalho não para por aí, mas também quer incentivar os casais a perseverarem na fé após o casamento, freqüentando nossa paróquia, ou àquela mais próxima de onde residem, participando das pastorais na comunidade. Temos plena convicção que casais maduros que porventura assumam o Sacramento do Matrimônio irão gerar famílias sadias, portanto esta é a nossa forma de contribuir com uma sociedade melhor.

Ao final do encontro, os noivos recebem um certificado de participação do Encontro de Noivos preparatório para o matrimônio.

Encontro de Noivos (Dias 05,06 e 07 de Fevereiro 2010)
Realização: Movimento Familiar Cristão - Área Catedral
Paróquia Nossa Senhora das Vitórias

"Ao criar por amor a humanidade à sua imagem, Deus
inscreveu no homem e na mulher a vocação, e, portanto,
a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão"

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) promoverá uma coletiva à imprensa acerca do lançamento nacional da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. A iniciativa ocorrerá na Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, às 14h, no Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) - EQS 405/6 Sul, em Brasília.

A Campanha da Fraternidade é realizada de maneira ecumênica a cada cinco anos, e é promovida pelas cinco Igrejas Membros do Conic - Igreja Católica Apostólica Romana (ICR); Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB); Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISO) e Igreja Presbiteriana Unida (IPU).

A coletiva à imprensa contará com a presença do presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, P. Sinodal Carlos Augusto Möller (IECLB); o Rev. Luiz Alberto Barbosa (IEAB), secretário Geral do Conic; os presidentes das demais Igrejas, dentre outras autoridades.

A terceira edição Campanha da Fraternidade Ecumênica, que terá como tema: "Economia e Vida" e o lema: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24), será lançada neste mesmo dia, às 19h30, no Santuário Dom Bosco (SEPS 702, Bloco B, Av. W3 Sul), em Brasília.

A Campanha da Fraternidade 2010 objetiva, além de sensibilização da sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas, buscar a superação do consumismo; criar laços de convivência entre os cidadãos; mostrar a relação entre fé e vida a partir da prática da justiça, como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho e reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

Fonte: Catolicanet

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Uesb divulga primeira chamada do Vestibular 2010

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou, na tarde desta quinta-feira, 4, a primeira chamada do Vestibular 2010. A lista de aprovados está disponível no site da instituição [acesse aqui].

Os candidatos aprovados devem fazer a pré-matrícula nos dias 5, 8 e 9 de fevereiro, nas secretarias de cursos dos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Já a matrícula definitiva deverá ser feita nos dias 11, 12, 17, 18 e 19 de fevereiro, nas secretarias dos cursos.

Os documentos necessários para a realização da pré-matrícula estão disponíveis no site da instituição [acesse aqui]. Já para realizar a matrícula defintiva, é necessário apenas levar documento original de identidade e declaração de homologação da pré-matrícula.

Urna com relíquias de Santo Antônio será exposta ao público

A urna com as restos mortais de Santo Antônio será exposta ao público, entre os dias 15 e 20 de fevereiro, para veneração na cidade de Pádua, na Itália.

Durante a exposição na Basílica de Santo Antônio, a cidade italiana espera receber 100 mil peregrinos provenientes de todo o mundo. A visitação será das 6h20 às 19h00 (hora local).

Ao final destes cinco dias de veneração, a urna com os restos mortais de Santo Antônio vai retornar à Capela da Arca após um complexo trabalho de restauração iniciado em abril de 2008 e concluído no mês de dezembro do ano passado.

Uma câmara transmitirá pela internet toda movimentação dos fiéis diante da relíquia do santo, será possível acompanhar pelo site: www.santantonio.org/ostensionedelsanto2010.

A última vez que a urna com as reliquias de Santo Antônio foi apresentada aos fiéis foi no ano de 1981, por ocasião do 750º aniversário da morte do frade franciscano. A iniciativa, que durou 29 dias, acolheu 650 mil peregrinos.

Santo Antônio nasceu em Lisboa no final do século XII. Foi recebido entre os Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Pouco tempo depois da sua ordenação sacerdotal ingressou na Ordem dos Frades Menores, com a intenção de se dedicar à propagação da fé cristã entre os povos da África. Exerceu com grande fruto o ministério da pregação na França e Itália, tendo convertido muitos hereges. Foi o primeiro professor de Teologia na Ordem dos Frades Menores. Morreu em Pádua no ano de 1231. No ano de 1232, foi canonizado pelo Papa Gregório IX.